Publicidade

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12

Tópico: SELECCIONAR CARPAS GRANDES

G-Sat VIP Avatar de helldanger1
    Entradas no Blog
    1
    Agradecer
    350
    Agradecido 481 vezes
    Em 256 tópicos

Padrão SELECCIONAR CARPAS GRANDES

O primeiro ponto que convém esclarecer num artigo com este título é a resposta à pergunta: o que é uma Carpa grande ?

Sabendo-se de antemão que as carpas podem atingir e ultrapassar os 30kg, o que parece reunir consenso de que um exemplar desse calibre se trata de uma Carpa grande,
    é necessário estabelecer qual o tamanho mínimo para se considerar uma Carpa grande.

Aqui pode haver mais polémica, pois há quem considere que uma carpa com 2Kg já é muito grande, mas, para efeitos das tácticas e dicas a seguir descritas, considera-se uma carpa grande uma carpa com um peso mínimo de 5Kg, sendo que é comum considerar os
    3Kg como sendo o peso de viragem da categoria. Como posso então eu seleccionar o tamanho mínimo dos exemplares?
    Como em todas as modalidades de pesca, existem alguns pormenores que farão com que não se capturem peixes com tamanho inferior a X, tão simples como o tamanho do anzol e da isca utilizada.

Se no mar pescar com um anzol 4/0 e uma perna de polvo inteira dificilmente irá pescar uma sargueta de 100gr.

Ora um dos truques está aí: Tamanho do anzol e da isca.
    Todos os artigos por mim postados, estão hosp na própria Internet,Qualquer arquivo protegido deve permanecer,no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

2. # ADS
    Link Patrocinador

Entradas no Blog
    1
    Agradecer
    350
    Agradecido 481 vezes
    Em 256 tópicos

Padrão Re: SELECCIONAR CARPAS GRANDES

Na pesca às carpas grandes usam-se tipicamente anzóis de tamanho nº 6, 4 ou 2 e a isca actualmente mais usada são os Boilies, com uma montagem cabelo.

Usando um Boilie com diâmetro de 18mm ou 20mm dificilmente apanhará uma carpa com menos de 3Kg.

Se usar uma montagem com 2 Boilies de 18mm estará a aumentar o tamanho mínimo do exemplar que poderá capturar.

Só irá capturar um exemplar que consiga abocar a iscada, ou seja, tem que ter uma boca que consiga engolir a isca apresentada, embora estranhamente e muito esporadicamente lá caia uma ou outra carpa mais pequena nestas montagens.

Não é que o peixe mais pequeno não goste da isca, adora-a, inclusive os lagostins deliciam-se com os Boilies, mas, não o conseguem abocar.

Isso até é positivo pois irá chamar a atenção dos exemplares de maior porte e fará com que eles até se atirem com menos desconfiança.

Mas a selecção de carpas grandes não é só isto.
    Todos os artigos por mim postados, estão hosp na própria Internet,Qualquer arquivo protegido deve permanecer,no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

Entradas no Blog
    1
    Agradecer
    350
    Agradecido 481 vezes
    Em 256 tópicos

Dificilmente conseguirá atrair e capturar um exemplar de grandes dimensões isoladamente, i.e., tem que se chamar o peixe miúdo também.

Aí entra o tapete de sementes em acção.

Ao colocar no leito do pesqueiro um tapete com milho, trigo, cânhamo, etc. irá fazer com que o peixe mais miúdo esteja activo e a petiscar e ao fazer isto provoca nuvens de sedimentos que chamam a atenção dos exemplares maiores.

Imagine que vai na rua e vê uma data de miúdos todos contentes (peixe miúdo).

Fica curioso e, quando se aproxima, verifica que a sua alegria se deve aos facto de estarem a devorar gomas … (sementes)

Entradas no Blog
    1
    Agradecer
    350
    Agradecido 481 vezes
    Em 256 tópicos

De repente repara num pastel de nata impecável ali à sua espera (Boilie).

Muito possivelmente irá prová-lo e ao constatar que está fresco e apetitoso, irá comê-lo e olhar à sua volta para ver se não haverá mais … Olha outros, e outro, até que um está armadilhado com um anzol …

É isto que se passa debaixo de água.

E é aí que o facto de se terem atirado também uns quantos Boilies para a zona irá fazer com que eles, ou melhor elas, comecem a provar esse tipo de isca.

E de uma coisa podem estar certos: mal provem, comerão enormes quantidade. Uma carpa com 5Kg consegue limpar 1Kg de boilies em menos de meia hora.
    Os Ingleses chamam-lhe as —Hoover“ com analogia aos aspiradores pois, quer pela forma que o peixe tem, quer pela posição que assume quando se alimenta, assemelhando-se muito àqueles aspiradores portáteis.

Também há que ter em conta que as carpas grandes são velhas e desconfiadas e demoram normalmente mais tempo a entrar num pesqueiro e a começar a comer do que o peixe pequeno.

Isto leva a que por vezes sejam necessários 2 a 3 dias (ou mais) para conseguir que o peixe grande venha ao pesqueiro.

Uma boa alternativa é a engodagem com sementes e boilies com alguma antecedência.

Entradas no Blog
    1
    Agradecer
    350
    Agradecido 481 vezes
    Em 256 tópicos

Escolhido o pesqueiro, vamos definir uma estratégia em 3 semanas.
    No primeiro fim de semana vamos lá com 10Kk de sementes e 5kg de boilies e espalhamos.

No segundo fim de semana repetimos a dose.

No terceiro fim de semana vamos à pesca. Levamos apenas 2Kg ou 3Kg de sementes e
    1Kg ou 2Kg de Boilies, iscamos as canas e … esperamos.

A espera é uma das principais características na selecção de carpas grandes pois podemos ter um Boilie iscado durante 7 horas sem termos algum sinal de vida e, de repente, ferrar o bicho, ou melhor, a bicha da nossa vida.

Esta é sem dúvida alguma uma estratégia que pode trazer excelentes resultados.

O principal truque está na escolha do pesqueiro que deve ser isolado, com boas características para o peixe grande, e capaz de aguentar o —segredo“ durante essas 3 semanas … (ou mais)

São estas as principais dicas para a selecção de carpas grandes mas é óbvio que um bocadinho de sorte também ajuda.

Agora só falta pôr na prática …

Original:Diogo Aguas

cumpts
    hell

G-Sat VIP Avatar de marine
    Agradecer
    2
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

Talking Re: SELECCIONAR CARPAS GRANDES

bom dia Helldanger1
    Ganda Hell, és um grande carpista. Mas eu acho que uma carpa com 5 kilos, já se pode considerar uma carpa grande. Como eu só apanho uma de 10 em 10 anos, com 5 kilos...

Entradas no Blog
    1
    Agradecer
    350
    Agradecido 481 vezes
    Em 256 tópicos

Citação Mensagem Original de marine Ver Post
    bom dia Helldanger1
    Ganda Hell, és um grande carpista. Mas eu acho que uma carpa com 5 kilos, já se pode considerar uma carpa grande. Como eu só apanho uma de 10 em 10 anos, com 5 kilos...
    5klg ja nao é mau,o meu record é de 8kilos até hoje.mas nunca se sabe quando vira uma maior....
    cumpts
    hell

G-Sat Junior Avatar de Devilum
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

27 Re: SELECCIONAR CARPAS GRANDES

no meio disso tudo so th uma perguntinha... q isca boilie é essa? eu pa carpa normalmnt uso uma mistura de engodo i farinha aromatizada pa dar mais consistência... com essa massa faço umas bolinhas i uso directamnt no anzol ou s m apetecer empaatar fasso um cabelo...
    Estas bolinhas q fasso é isso a q chamam boilie?

boas pescarias

Entradas no Blog
    1
    Agradecer
    350
    Agradecido 481 vezes
    Em 256 tópicos

Citação Mensagem Original de Devilum Ver Post
    no meio disso tudo so th uma perguntinha... q isca boilie é essa? eu pa carpa normalmnt uso uma mistura de engodo i farinha aromatizada pa dar mais consistência... com essa massa faço umas bolinhas i uso directamnt no anzol ou s m apetecer empaatar fasso um cabelo...
    Estas bolinhas q fasso é isso a q chamam boilie?

boas pescarias
    É amigo, so que nos boilies utiliza-se gema de ovo para dar consistencia ao produto final,quanto ao resto podes utilizar as farinhas e aromas que quizeres...
    cumpts
    hell

G-Sat Junior Avatar de Devilum
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

ah mt bem pensado... nunca m lembraria d gema d ovo pa dar mais consistência... s assim ja da um bo consistencia ento com a gema dev msm ficar 5*!

mais uma vez obrigado i boas pescarias a tds

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. América
    Por nina5000 no fórum Geografia
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 21-07-2007, 15:52
  2. Rabada diferente
    Por nina5000 no fórum Brasil
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 08-05-2007, 17:40

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem