Publicidade

 


Resultados 1 a 3 de 3

Tópico: O Saturnismo | Doença Silenciosa

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de helldanger1
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Localização
    Alentejo
    Idade
    39
    Mensagens
    3.460
    Entradas no Blog
    1
    Agradecer
    356
    Agradecido 483 vezes
    Em 257 tópicos

    Padrão O Saturnismo | Doença Silenciosa



    O saturnismo é, actualmente, uma das doenças mais importantes que afecta as aves aquáticas, devido não só à elevada taxa de mortalidade que causa, mas também à fraca reacção perante a doença e passividade na tomada de medidas para a combater e a diminuir os seus efeitos, não só por parte da sociedade em geral, mas também por parte de caçadores e conservacionistas.

    O chumbo é o metal tóxico (é um veneno enzimático que interfere em algumas reacções químicas essenciais para vida) que existe em maior abundância, bem como o que tem o uso mais expandido pelo Homem no planeta. É também componente de praticamente todas as fases inertes do meio ambiente e de todos os sistemas biológicos. Começou a ser usado pelos humanos desde o ano 4.000 a.C., tendo a sua acção tóxica sido já relatada à cerca de 2000 anos.


    A importância da intoxicação por chumbo no Homem diminui em larga escala logo que se conheceu a dimensão do problema da sua toxicidade e foram tomadas medidas que diminuíram a exposição da população para níveis mais baixos possíveis, em particular os trabalhadores que contactam com este metal (por exemplo os mineiros).



    As grandes quantidades de plástico e chumbo, quer dos cartuchos quer da pesca, que ficam nos nossos campos agrícolas, montes, barragens e rios, contaminam e degradam o ecossistema e envenenam muitos milhares de animais. Depois de cada época venatória, ficam depositados nos locais de caça (principalmente em
    portas de postos de espera), especialmente nas zonas húmidas, toneladas de bagos de chumbo que envenenam cada ano mais aves aquáticas, que acabam por morrer de uma forma silenciosa sem serem contabilizadas nas estatísticas de caça. A utilização de cartuchos com bagos de chumbo na caça, e a sua posterior dispersão no meio, tem como consequência, talvez menos conhecida, a intoxicação e morte de um elevado número de aves de diversas espécies.




    As graves consequências deste tipo de envenenamento para toda a avifauna, fazem com que seja urgente tomar medidas que contrariem a sua expansão, tendo em conta não só o valor de conservação das zonas húmidas e das suas espécies aquáticas, mas também o elevado valor cinegético de muitas das espécies afectadas. Apesar de o saturnismo já ser reconhecido como uma importante causa de morte, todos os anos são ainda encontradas aves mortas, ou em muito mau estado físico, com grandes concentrações de chumbo nos tecidos.



    A intoxicação é devida à ingestão dos bagos de chumbo que se encontram no solo e no fundo de massas de água, ingeridos de forma acidental durante a procura de alimento ou de material grosseiro necessário para as aves triturarem o alimento na moela.




    Legenda. Moelas com bagos de chumbo (à direita). Bagos encontrados na moela de um só pato (à esquerda)


    No estômago característico das aves, os bagos de chumbo estão expostos ao efeito de lima do material grosseiro, movidas pela massa muscular da moela (onde permanecem de 18 a 21 dias), e a um pH ácido (aproximadamente 2,5) no qual o chumbo se dissolve bem. O chumbo dissolvido é absorvido e passa para o organismo da ave, onde interfere com uma série de enzimas vitais para o metabolismo. Duas delas estão relacionadas com a produção de hemoglobina, composto presente nos glóbulos vermelhos responsáveis pelo transporte de oxigénio, e outras com processos oxidativos celulares. Ocorre uma reacção bioquímica que inactiva a enzima e bloqueia estas vias do metabolismo. Suspeita-se que o chumbo interactua com as terminações nervosas, afectando a transmissão de impulsos.
    Todos os artigos por mim postados, estão hosp na própria Internet,Qualquer arquivo protegido deve permanecer,no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

  2. # ADS
    Link Patrocinador
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Localização
    G-Sat
    Idade
    6
    Mensagens
    Muitas
     

  3. #2
    G-Sat VIP Avatar de helldanger1
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Localização
    Alentejo
    Idade
    39
    Mensagens
    3.460
    Entradas no Blog
    1
    Agradecer
    356
    Agradecido 483 vezes
    Em 257 tópicos

    Padrão Re: O Saturnismo | Doença Silenciosa



    Uma boa parte das vítimas sucumbe nas duas ou três primeiras semanas após ter ingerido alguns bagos de chumbo. Durante este tempo podem ser observados uma série de sintomas gerais, como a depressão, a atrofia dos músculos peitorais, perda de peso e debilidade geral. Entre os sintomas digestivos constam a diarreia verde e aquosa, verificada pela presença de penas manchadas de verde na cloaca e falta de apetite, e eventualmente vómitos.



    Os sintomas nervosos manifestam-se pela paralisia das extremidades inferiores, falta de coordenação (ataxia), incapacidade de voar e, em certas ocasiões, convulsões. A alteração no sangue manifesta-se como uma anemia grave com diminuição da hemoglobina.



    Os animais afectados por saturnismo têm uma deficiência imunológica que os torna muito mais sensíveis a infecções bacterianas oportunistas e a parasitas. Todos estes sintomas são progressivos até a ave entrar em coma e posteriormente a sua morte.



    Os exemplares afectados por saturnismo, por estarem muito débeis, com pouco peso e sem capacidade de reacção, são normalmente os primeiros a serem abatidos pelos caçadores. Tendem também a procurar refúgio e a isolar-se longe do grupo a que pertenciam. Devido ao seu estado físico resistem a voar devido à debilidade do organismo. Têm maior probabilidade de serem caçados do que se estivessem sãos. Foi demonstrado que a ingestão de cinco bagos de chumbo é suficiente para que em pouco tempo o animal morra.


    Muitos dos exemplares envenenados morrem em acidentes, devido a choques e electrocussões em postes eléctricos, atropelados em estradas ou presos em armadilhas, caixas e outros métodos não selectivos de caça, devido ao efeito do saturnismo, pois as suas aptidões físicas e psíquicas estão claramente diminuídas, pelo que estão mais propícios a este tipo de acidentes. Isto faz com que os números reais possam ser diferentes e muito mais elevadas, apesar de serem de difícil comprovação.



    Da mesma maneira, ao terem os seus reflexos diminuídos, arranques de voos tardios e pouca potência nos seus músculos, são presas fáceis para os seus predadores naturais, passando desta forma, o chumbo assimilado pela presa para o organismo do predador, e desta forma, o problema do chumbo abrange um leque mais variado de espécies, muitas destas com estatutos de conservação elevados.



    A recuperação de exemplares intoxicados é muito difícil, pois normalmente encontram-se numa fase avançada e irreversível, pelo que a percentagem de recuperações é muito baixa, mesmo quando se dispõe dos meios adequados para o fazer. De uma forma natural podem recuperar-se os exemplares que tenham sofrido intoxicações muito leves. Contudo, ficam muito mais sensíveis a futuras intoxicações.



    O tratamento tem dois aspectos principais, o primeiro está relacionado com o tratamento sintomático da ave e o segundo com a retirada dos chumbos presentes na moela mediante endoscopia e/ou a eliminação do chumbo presente no organismo da ave. São utilizados medicamentos quelantes, como o EDTA, que ao entrar em contacto com o chumbo substitui o seu ião de cálcio pelo de chumbo, formando assim um complexo não tóxico que a ave elimina normalmente. Este tratamento deve ser acompanhado de outro de suporte com fluídos, alimentação forçada e antibióticos de espectro amplo.



    O diagnóstico em casos individuais passa pelos sintomas clínicos, pela detecção de bagos na moela, no estudo radiológico e pela determinação dos níveis de chumbo no sangue da ave afectada.

    O animal deve manter-se em condições de hospitalização mais adequadas possível, pois podem morrer de “stress” por estarem enjaulados.
    Todos os artigos por mim postados, estão hosp na própria Internet,Qualquer arquivo protegido deve permanecer,no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

  4. #3
    G-Sat VIP Avatar de helldanger1
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Localização
    Alentejo
    Idade
    39
    Mensagens
    3.460
    Entradas no Blog
    1
    Agradecer
    356
    Agradecido 483 vezes
    Em 257 tópicos

    Padrão Re: O Saturnismo | Doença Silenciosa

    Contudo, a maior quantidade do chumbo ingerido pelas aves é devida à ingestão de bagos de chumbo e chumbos de pesca que desde há mais de quatrocentos anos são utilizados. Não podemos esquecer que depois de uma jornada de caça os bagos de chumbo ficam depositados nas áreas onde sempre se realizou a actividade cinegética, e se inicialmente pode parecer que o número de cartuchos disparados é mínimo, ao fim de uma temporada de caça, de várias temporadas de caça, a quantidade de chumbo atinge as várias toneladas quer em coutos de caça quer em zonas de regime livre. Devido ao aumento da frequência com que é ingerido e à sua repercussão na fauna, o saturnismo converteu-se num problema que necessita de intervenção urgente.



    O saturnismo é uma doença terrível e com poucas probabilidades de recuperação dos exemplares afectados, devido ao facto deste metal se acumular em todos os tecidos do indivíduo afectado sendo muito difícil de eliminar.



    O problema é preocupante, e acresce o facto de que muitas das espécies afectadas pela ingestão de chumbo serem cinegéticas, e em muitos casos a sua carne é consumida pelo Homem, que incorpora esta substância tóxica, concentrando-a no seu organismo.



    Para finalizar, parece-nos oportuno apresentar as conclusões do Seminário “Saturnismo em Aves Aquáticas Portuguesas”, que decorreu no passado dia 25 de Junho de 2005, na Escola Superior Agrária de Coimbra.



    “Todos os participantes na conferência, com relevância para os caçadores, reconheceram que o Saturnismo (resultante do envenenamento pelo chumbo - no caso dos patos, galeirões e galinhas-d’água ocorre quando as aves ingerem bagos de chumbo, resultantes dos tiros dos caçadores), é uma forma de mortalidade a eliminar, tendo como conceito fundamental que a actividade cinegética é uma forma de uso sensato e sustentável dos recursos faunisticos silvestres.

    Foi demonstrado que o Saturnismo também ocorre em Portugal em proporções significativas e que deve ser eliminado pela utilização de materiais não tóxicos nos cartuchos para a caça em zonas húmidas.

    A experiência Dinamarquesa confirmou a existência de cartuchos não tóxicos eficazes na caça às aves aquáticas, que estão disponíveis no mercado, que não apresentam problemas de segurança para este tipo de caça e que, no caso do aço, têm preços comparáveis aos dos cartuchos de chumbo.

    Não consensual foi a data para a entrada em vigor da utilização obrigatória de cartuchos não tóxicos na caça em zonas húmidas, salientando a organização a necessidade de que essa medida seja tomada o mais cedo possível, uma vez que o Saturnismo continuará a ocorrer por muitos anos após a entrada em vigor da interdição do uso de chumbo, i.e. enquanto os bagos de chumbo estiverem disponíveis nas zonas húmidas.”
    Todos os artigos por mim postados, estão hosp na própria Internet,Qualquer arquivo protegido deve permanecer,no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

Tópicos Similares

  1. DOENÇA DE CROHN
    Por Rute1375 no fórum Médico
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 29-09-2007, 17:16
  2. Osteoporose: Como prevenir? A doença silenciosa
    Por camartins no fórum Médico
    Respostas: 1
    Última Mensagem: 25-05-2007, 14:14
  3. Protecção Social na Doença
    Por Horror no fórum Médico
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 06-02-2007, 01:26
  4. Alguns tipos de cancro
    Por camartins no fórum Médico
    Respostas: 19
    Última Mensagem: 29-01-2007, 17:10
  5. Respostas: 0
    Última Mensagem: 26-12-2006, 18:07

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •