Publicidade

 


Resultados 1 a 1 de 1

Tópico: Como preparar a criança para o primeiro dia de aulas

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de Susy29
    Data de Inscrição
    Nov 2007
    Mensagens
    589
    Agradecer
    10
    Agradecido 20 vezes
    Em 3 tópicos

    Padrão Como preparar a criança para o primeiro dia de aulas

     

    Dia de choradeira ou de muita alegria. O primeiro dia de aula depende da forma como os pais lidam com a situação. O momento é de extrema importância para o desenvolvimento emocional e intelectual da criança. Confira a entrevista e as dicas da psicopedagoga Marília Costa para começar bem a vida escolar do seu filho.

    - Como é a primeira vez da criança no colégio? O que isso representa para a vida dela?

    Marília: O primeiro contato da criança com a escola é muito importante para sua formação. Ela vai desenvolver, durante seu aprendizado escolar, habilidades muito importantes para o seu desenvolvimento emocional e cognitivo. Cabe aos pais que essa primeira vez não se torne algo traumático. São naturais o medo, a ansiedade e a insegurança do início. Os pais devem conversar sempre com a criança. Muitas vezes ela, em suas fantasias, pode pensar que será deixada na escola e os pais não voltarão para buscá-la. É preciso ser paciente nos primeiros momentos dessa nova experiência. Incentivá-la a superar esse desafio vai ser importante para uma formação mais madura.

    -Como os pais devem preparar o filho para esse dia e se prepararem também?

    Marília: Quando a criança tem, por exemplo, um irmão mais velho que já está em uma escola, fica mais fácil inserir a criança nesse novo mundo porque ela já está familiarizada com uniforme, material escolar e acaba querendo vivenciar isso também. Por outro lado, os pais que criam seus filhos de forma muito dependente vão dificultar a adaptação da criança. Tudo deve ser feito com tranqüilidade e conversando sempre.

    - Com o passar dos anos a sensação de recomeço muda? Ou a criança deve ser sempre preparada para rever os amiguinhos?

    Marília: Após o período de adaptação e término de um ano lectivo, a criança já se adaptou à escola, às rotinas diárias, e ela passa a entender melhor o funcionamento de cada período, isto é, o período das actividades, dos eventos, retorno para casa, volta à escola, festa de encerramento. Ela vai amadurecendo e se envolvendo cada vez mais. Rever os amiguinhos sempre é uma alegria e as crianças ficam muito ansiosas por esse retorno. Os medos e as fantasias do início dão lugar às expectativas do novo-

    - Por que muitas crianças não gostam dos primeiros dias e choram? Como lidar com isso?

    Marília: Algumas crianças choram porque não estão preparadas para ficarem sem aquelas pessoas que até aquele momento estavam sempre com ela. Elas sofrem porque não entendem bem o que está se passando, e para não sentirem essa angústia preferem não ir à escola. Não querem voltar, mas o período de adaptação é importante e nesse momento o papel dos pais e/ou responsáveis e educadores é crucial para facilitar a formação de vínculos afetivos com a escola. Não se pode desistir no primeiro choro, no primeiro soluço, que corta o coração dos pais, levando muitos a chorar junto com a criança. Preparar o filho para uma nova etapa de sua vida, estimular seu crescimento e formação de valores é o que se deve buscar nesse momento. Tudo com muito carinho, compreensão e paciência.

  2. # ADS
    Link Patrocinador
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Mensagens
    Muitas

     

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •