Publicidade

Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Controlo de pragas na Agricultura Biológica

G-Sat Iniciado Avatar de Jorge Miguel Lopes
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

Padrão Controlo de pragas na Agricultura Biológica

Viva,

estou a iniciar-me na Agricultura Biológica e gostaria de obter ajuda na seguinte dúvida:

- Gostaria de saber compostos que eliminem ou previnam pragas em árvores de fruto (laranjeiras e macieiras) e conhecer a sua metodologia de uso.

Obrigado.

Jorge Lopes

2. # ADS
    Link Patrocinador

G-Sat Junior Avatar de megataso
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

Padrão Re: Controlo de pragas na Agricultura Biológica

óla
    Pois essa é uma questão que tenho vindo a procurar nos ultimos tempos.
    Posso te dar algumas das experiencias que tenho vindo a realizar
    -- PULGÃO - este ano en especial tive alen da perca total da futa de alguns pessegueiros tivegraves prejuisos nas arvores .tratamento encontrado : oleo de verão
    preparação : para uma chavena de oleo de semente de algodão (substituido por oleo de soja) uma chavena de agua e uma colher de sbão liquido.
    recomenda se a utilização preventiva e não deve ser aministrado quando as arvores estão sob desidratação ou soubre temperatura elevada
    a minha opinião; acho que encontrei a solução embora eu a tenha encontrado tarde para esta epoca teve bons resultado mesmo sem ter sido no timing correto e que tenha tambem recorrido tambem á calda bordalesa .
    fontes: quinta do sargaçal ; canabiscafé (este o nome é suspeito mas útil neste assunto)

G-Sat Junior Avatar de megataso
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

--Laranjeiras-para esta arvore tenho en mente e ditarei se estiver errado tratamento para a FERRUGEM ; pulverisar com nicotina
    a nicotina é uma substancia gerada pela planta do tabaco como meio de defesa das pragas
    parece pode ser administrada á laranjeira
    fonte : manual de agricultura biologica ??
    --MOSCA- hesistem ratueiras á venda e podem de feitas en casa tambem.
    á dois tipos baseadas en cola , con formato mais comum , uma tenda de papel regra geral amarelo porque a cor tem efeito na atração do insencto e revestido de cóla no interior. outro metodo conciste numa garrafa ou garrafão de pet com uma cana espetada na transverssal na metade superior e com tres orificios dois nas extremidades e um a meio voltado para baixo.
    no recepiente é colocado até um terço liquido que vai funcionar como isco e mei de afogamento da mosca
    o liquido : encontrei descrições que concistem em sumo do fruto en questão ; deve conter amoniaco tem alto poder de atração deste tipo de incetos este tipode armadilhas tambem já encontrei á venda e trazem um pó ao qua devemos adicionar agua na preparação e referem a presença de feromonas sexuais para atração
    outros tratamentos : calda bordalesa

G-Sat VIP Avatar de snipper
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

caro amigo , a agricultura biologica em portugal , ainda é uma criança e como tal as soluções são poucas e tem que se inventar um pouco para conseguir os fins desejados .
    Em italia onde a agricultura biologica vai á nossa frente uns anos , tudo está pensado , cá , vai-se inventando e o biologico por vezes não é assim tão biologico como parece . a ordem natural dos ataques da laranjeira é primeiro o piolho , depois vem as cochonilhas e de seguida vem a fumagina e não a ferrugem como o nosso amigo dix . depois bem as formigas que venhem alimentar-se do açucar do piolho e se ouvessem joaninhas a limpeza era feita sem a nossa mão . em italia a cura é comprar joaninhas e largar no pomar e elas tratam de limpar tudo .
    as beatas do cigarro dissolvidas em agua tem um tratamento eficaz , mas tornam a agricultura biologica em quimica , pois a nicotina nada tem de natural !!!!!
    a agricultura biologica em italia é voltar atrás no tempo em que os ecossistemas eram equilibrados e voltar a repor a sua biodiversidade , cá vai-se fazendo uma agricultura semi biologica !!!!!!!!
    a unica coisa que te posso aconselhar que é o que faço .é um controle apertado sobre as arvores e oas primeiros sintomas , poda nos ramos infectados e vai-se conseguindo controlar a maioria das pragas !!!

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem