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Tpico: Sndrome de Down e as atividades fsicas

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    Padro Sndrome de Down e as atividades fsicas





    Decorrente de um acidente gentico, a Sndrome de Down ocorre em mdia em 1 a cada 800 nascimentos, crescendo a incidncia com o aumento da idade materna. Antigamente, as pessoas portadoras desta deficincia eram abandonadas pela famlia e excludas da sociedade. Hoje, felizmente, o pensamento mudou, apesar de ainda haver preconceito. Respeitando suas limitaes, a criana com SD deve receber estmulos para se desenvolver, assim como outra de sua idade; e o esporte uma tima opo. A prtica de exerccios fsicos ajuda no equilbrio, coordenao, respirao, etc.

    O portal Arca Universal conversou com especialistas da Sociedade Pestalozzi de So Paulo. Confira a entrevista.

    Qual a importncia do esporte para o desenvolvimento de uma criana com Sndrome de Down?
    O esporte uma ferramenta de incluso social para indivduos com SD. Ele deve ser
    adequado s suas caractersticas fsicas e principalmente a suas necessidades. Atravs da prtica esportiva, eles descobrem suas potencialidades corporais e cognitivas. Por meio do esporte, desenvolve-se equilbrio, coordenao, estruturao espao-temporal, esquema corporal, hbitos posturais e respirao, fatores fundamentais para o desenvolvimento do indivduo com Down. O esporte promove o desenvolvimento global, aquisio de valores, quebra de preconceitos, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.

    A partir de qual idade os pais devem incentivar seus filhos a praticar esportes?
    Para a criana com SD formar bases para um desenvolvimento harmnico, o ideal que ela seja estimulada precocemente num trabalho multidisciplinar. O esporte deve ser inserido aos poucos atravs de pequenos jogos com regras simples. Deve-se estruturar um ambiente facilitador e adequado aos alunos, oferecendo experincias que vo resultar na melhora do seu desenvolvimento.

    H algum esporte que seja mais adequado aos portadores de SD?
    O principal cuidado relacionado prtica esportiva envolvendo SD a instabilidade atlanto-axial. Antes de qualquer prtica esportiva, deve-se fazer uma radiografia da coluna cervical que verificar a distncia entre as vrtebras. Alguns esportes no so recomendados aos alunos com instabilidade atlanto-axial, como: ginstica olmpica, nado borboleta, futebol, salto em altura, lutas e demais esportes que favoream a presso na cabea e pescoo. Quando no detectada a instabilidade ou qualquer outro impedimento clnico, todas as atividades praticadas adequadamente sero importantes ao desenvolvimento.

    Existe um limite pr-definido?
    No existem limites pr-definidos para nenhuma deficincia. Cada uma exteriorizada de forma diferente e individual. Todo ser nico e se expressa de forma singular. Devemos nos atentar para algumas caractersticas e restries peculiares de cada deficincia. No caso da SD, pode apresentar instabilidade atlanto-axial, complicaes respiratrias, cardiopatias congnitas, problemas visuais, auditivos, tnus e fora musculares reduzidos. Esses fatores de risco podero em algum momento apresentar-se como limitadores prtica de alguns esportes.
    O profissional que vai cuidar da criana deve ser especializado em SD?
    O indivduo dever ser formado em Educao Fsica e ter cursado regularmente a disciplina relacionada educao fsica adaptada. Dever posteriormente procurar informaes mais especficas sobre SD atravs de pesquisas, cursos, seminrios e, sobretudo, adequar o trabalho s necessidades e caractersticas dos alunos.

    H crianas com Sndrome de Down que so menos capazes de praticar esportes do que outras com a mesma doena?

    O desenvolvimento psicomotor se organiza em dois aspectos: a maturao neurolgica e a interao com o meio. De maneira evolutiva, os estmulos que recebem desencadeiam processos significativos de desenvolvimento da SN. Dessa forma, a criana estabelece respostas e padres motores que expressam sentimentos, interpretaes e aquisies. A criana com SD apresenta dificuldades tanto num aspecto quanto no outro.

    Na prtica percebemos que as crianas com SD apresentam diferenas nos aspectos motores, cognitivos e afetivos. No diria que so menos capazes, mas que provavelmente no foram estimuladas precocemente ou apresentam caractersticas decorrentes da sndrome que iro prejudicar seu desenvolvimento esportivo.

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