Publicidade

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14

Tópico: Espera ao javali com farol????

G-Sat Junior Avatar de pedro florindo
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

Padrão Espera ao javali com farol????

Amigos alguem me sabe dizer se é permitido caçar ao javali pelo processo de espera utilizando farol????
    Tenho vindo a pensar que não mas disseram-me que se pode, o certo é que já pesquisei e não encontrei lei que falasse de tal coisa. Se alguem poder ajudar agradeço já agora agradeço que deixem algum link ou coisa do género onde possa pesquisar e imprimir. Obrigado.

2. # ADS
    Link Patrocinador

Administrador Avatar de Rai.72
    Entradas no Blog
    44
    Agradecer
    3.298
    Agradecido 2.350 vezes
    Em 1.715 tópicos

Padrão Re: Espera ao javali com farol????

Olá pedro florindo, eu penso que não se pode utilizar qualquer farol para caçar aos javaliz, mas vou confirmar melhor e depois informo-te.

Cumprs, Rai.72

Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

Obg Rai.72 é que já ouvi dizer que á espera podesse utilizar farol não se pode é utilizar em andamento tipo carrinhas e etc..(farolar).. Aguardo. Obrigado

G-Sat VIP Avatar de metralha
    Agradecer
    195
    Agradecido 167 vezes
    Em 89 tópicos

caros amigos caça ao javali tanto quanto sei so em batidas
    quero com isto dizer que so uma caça organizada e que e permitida
    esperas nada disso
    farol fora disso
    chumbo grosso fora isso

G-Sat Junior Avatar de pimentinha85
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

Boas...
    Se estiveres em espera (Caça nocturna nos dez dias de cada lua cheia), podes usar iluminação artificial. É o único modo em que podes usar a iluminação, até porque se for de batida ou montaria a caça é praticada de dia, portanto não necessitas de iluminação.

O que tens de saber também é se estás habilitado a caçar na zona pretendida, ou seja, se fores sócio de uma associação, tens de saber se podes caçar javalis, mas se quiseres caçar de espera em zonas livres digo-te já para tirares o cavalo da chuva. Não costuma ser permitido por calendário. Este ano ainda não confirmei, mas em livre não deves poder fazer esperas.

Alguma dúvida manda PM

G-Sat Junior Avatar de pimentinha85
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

Como podes ver na DGRF http://www.afn.min-agricultura.pt/po...atorio-2008-09 no regime livre a caça ao javali só é permitida entre 5 de outubro e 2 de fevereiro e apenas no processos de montaria e batida.

Caso queiras fazer esperas tem mesmo que ser numa associação que o permita.

Já me esquecia. A caça grossa só é permitida quando exercida com projéctil único (bala).
    Nas esperas que já fiz, usei a bala expansiva da saga 28gr e gostei muito dela.
    Quando a bala entra no corpo do animal estilhaça-se e expande as lamelas que tem acopuladas de modo a causar uma morte mais rápida do animal. O interior do projéctil continua o seu percurso normal.

Nunca usar os chumbos de zagalote ou algo parecido. Sou completamente contra isso.

Não há nada mais bonito e que dê mais prazer que matar um valente navalheiro totalmente legalizado.

Já matei um este ano em esperas.

Entradas no Blog
    44
    Agradecer
    3.298
    Agradecido 2.350 vezes
    Em 1.715 tópicos

Boas a todos...entao é assim, a caça ao Javali é feita de batida e de montaria, desta forma é sempre de dia, logicamente não é necessário caçar com farol, pode também ser feita á espera esta sim de noite, mas neste caso só com autorização da DGRF com a respectiva credencial para o local onde se que caçar, este método por norma usa-se para o controlo da espécie ou quando os javalis andam a estragar/comer certas culturas como é o caso do milho entre outras...mas nestes casos (à espera) também não se pode usar o farol para abater a peça de caça...apenas se poderá usar depois de abatido o Javali para procurar o mesmo.

Cumprs, Rai.72

Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

bem caros amigos como vejo há uma certa discordancia em termos deste assunto, quando perguntei se podia utilizar farol claro que era de noite, e sim sou sou sócio de uma reserva associativa e temos essa autorização para caçar de noite aos javalis pelo processo de espera nos oito dias antes da lua cheia o dia da lua cheia e o dia posterior ao dia de lua cheia ou seja 10 dias por mês. mas eu queria mesmo era saber se alguem conhece alguma lei ou decreto que me possa indicar.
    amigo metralha tanto quanto sabe mas pelos vistos não sabe tudo pois qualquer caçador sabe que se pode caçar javalis por espera no periodo de lua cheia em terrenos ordenados ou em livre tipo milheiradas desde que os proprietarios peçam a dgrf uma autorização em caso de prejuizos elevados,
    amigo pimentinha obrigado pelas dicas este ano ainda não me estriei agradecia mesmo era um link onde podesse tirar as minhas duvidas.. ja agora o que utilizas no cevadouro?? eu utilizo milho, trigo e fruta.
    a todos obrigado e bons tiros...

Entradas no Blog
    44
    Agradecer
    3.298
    Agradecido 2.350 vezes
    Em 1.715 tópicos

Amigo pedro florindo, espero que tenhas ficado esclarecido...agora uma coisa te garanto não podes usar o farol para caçar aos javalis, apenas para os procurar, informação recolhida de quem sabe, se souber alguma legislação aqui a colocarei.

Cumprs, Rai.72

G-Sat VIP Avatar de snipper
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

no terreno ordenado a caça varia mediante o plano de exploração apresentado pela direcção da reserva , no regime livre , só se pode caçar com as credenciais pedidas pelos donos dos terrenos aonde haja possivilidade de prejuizos .
    Quanto ao farol , podes usar o farol se quiseres , mas não te entra porco nenhum no cevadouro , pode-se usar qualquer fonte de iluminação , pois a caça á espera é num local fixo , o que ninguem faz pois os porcos não andam a dormir !!!
    não é permitida a caça com fontes de iluminação , na caça em movimento ou no percurso entre os cevadouros .
    podes ter uma lanterna de adaptar á arma que acendes para efectuar o disparo , pois tambem para teres a segurança de que sobre estás a disparar , eu tenho uma mira de infra vermelhos o que me permite disparar sem luz e saber sobre o que estou a disparar , á lanternas proprias para adaptar ás armas para quando se dispara , como diz o ditado de noite todos os gatos são pardos e é preciso ter a noção de que estamos a disparar sobre um porco , já não é o primeiro acidente que se dá por disparar no escuro !!!!!!!
    quanto a balas para caçadeira , aconcelho a sauvestre , pois é a bala mais fiavel que já testei , até aos 80 mt é certeira e tem um impacto fortissimo , para carabinas e quem não queira ver caça fugir , a 9.3.74 remigton magnum é morte certa !!!!
    Última edição por snipper; 06-09-2008 às 00:18.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem