Publicidade

 


Resultados 1 a 1 de 1

Tópico: A celula

  1. #1
    Administradora Avatar de alexandra
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Localização
    lisboa
    Idade
    38
    Mensagens
    11.928
    Entradas no Blog
    4
    Agradecer
    1.014
    Agradecido 883 vezes
    Em 701 tópicos

    Padrão A celula



    ERROR: If you can see this, then [Somente os Membros podem ver links. ] is down or you don't have Flash installed.
    O que é a celula


    A célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de autoduplicação independente. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.

    Os seres humanos possuem aproximadamente 100 trilhões células; um tamanho de célula típico é o de 10 µm; uma massa típica da célula é 1 nanograma.

    Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, um cientista tcheco de nome Jan Evangelista Purkyňe observou “pequenos grãos” ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio.

    A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células. Todas as células vêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulamento da célula, e para transmitir a informação para a geração seguinte de células.

    A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam.


    História da celula


    Até o ano de 1665, nem mesmo os cientistas conheciam a existência das células. Mas, naquele ano, um pesquisador chamado Robert Hooke(1635-1703), na Inglaterra, aprimorou um microscópio (naquela época o microscópio era bastante rudimentar) e resolveu examinar um pedaço de cortiça.

    A cortiça é um tecido encontrado na casca do tronco de algumas árvores. Nesse tecido, as células se cobrem de uma camada grossa de Suberina. Essa substância impermeabiliza as células e acaba provocando a morte delas. Depois que morrem, as células se decompõem e desaparecem.

    Mas, a suberina fica. E fica formando direitinho o esqueleto do tecido. Ficam bem visíveis os espaços vazios onde antes existiam as células. Robert Hooke, vendo aquelas cavidades microscópicas, chamou-as de células (diminutivo de “cela”, pequeno compartimento, cubículo).

    Anos depois foi que conseguiram ver células ainda vivas, com todo seu conteúdo. E, então, observaram que a célula não é um pequeno compartimento vazio, mas um corpo cheio de substâncias e estruturas.
    Com o passar dos anos, os microscópios foram se tornando cada vez melhores, e cada vez mais cientistas começaram a observar pedaços de seres vivos com esses aparelhos.

    Em 1838. O botânico alemão Mathias Schleiden (1804-1881) concluiu que a célula era a unidade básica de todas as plantas. Um ano mais tarde, o zoólogo Theodor Schwan (1810- 1882), também alemão, generalizou o conceito para os animais. Surgia assim a Teoria Celular, de Schleider e Schwan,
    que afirma:

    ”Todos os seres vivos são formados por células."
    Sabe-se hoje também que as células não são espaços vazios. Elas são preenchidas com várias substâncias diferentes (geralmente líquidas ou gelatinosas) e possuem muitas estruturas ainda menores dentro delas.
    No caso de Hooke, o que ele a cortiça observada por ele é um tecido vegetal morto, e por isso, ele viu apenas os espaços que eram ocupados pelas células.
    Ao longo do século XIX, foram descobertas várias estruturas no interior da célula.
    Em 1855, o pesquisador Rudolph Virchow deu um passo adiante, declarando que toda célula surge de outra célula preexistente. O microscópio de Hooke e a visão dos fragmentos de cortiça mostrando as cavidades onde anteriormente existiram células.



    Características Gerais da Célula: forma e tamanho

    A) Forma
    As células não são todas iguais. Ao contrário, elas apresentam formas muito diferentes, de acordo com a função que realizam no organismo (corpo) de um ser vivo. Por exemplo: as células da nossa pele realizam funções muito diferentes das células dos nossos ossos. Sua forma, portanto, é muito diferente. Por outro lado, os ossos de um homem e de um cachorro são muito parecidos e realizam as mesmas funções, portanto suas células são parecidas.

    B) Tamanho
    Como vimos, a descoberta das células só foi possível após a invenção dos microscópios. Mas por quê?
    Porque as células, em geral, são tão pequenas que não é possível enxergá-las apenas com o poder da nossa visão.
    As células são tão pequenas que foi preciso criar uma unidade especial para medi-las. Esta unidade é chamada mícron . Um mícron equivale a um milímetro dividido por mil.

    Unidades microscópicas







    Milímetro (mm) = 10-3 m

    Micrómetro (um) = 10-6 m

    Nanómetro (nm) = 10-9 m

    Angstrom (Ǻ) = 10-10 m

    Picómetro (pm) = 10-12 m






    Organização Celular

    As Acelular, Unicelular e Pluricelular


    ACELULAR
    Sabe-se hoje que quase todos os seres vivos da Terra são formados por células. Os únicos seres vivos que não são formados por células pertencem todos a um mesmo grupo. São os vírus, micróbios que podem causar muitas doenças, como a gripe e a AIDS. Por não serem formados por células os
    vírus são chamados de ACELULARES (a = sem).

    Todos os outros seres vivos do planeta se dividem em dois grupos:

    UNICELULARES e PLURICELULARES.
    A) Unicelulares
    Chama-se de unicelulares os seres vivos cujo corpo é formado por apenas uma célula (uni = um ou uma).
    Exemplos: os protozoários (micróbios que podem causar doenças como a malária e o mal de Chagas) e as bactérias (micróbios que podem causar doenças como a pneumonia e a meningite).
    B) Pluricelulares
    Chama-se de pluricelulares os seres vivos cujo corpo é formado por várias células (pluri = muitos ou muitas).
    Exemplos: todos os animais (incluindo o homem) e praticamente todos os vegetais são seres pluricelulares.

    As Células Procarióticas, Eucarióticas, Animais e Vegetais.


    A) Células Procarióticas e Células Eucarióticas:
    A Célula Procariótica é bastante simples, constituída pelo mínimo de estruturas necessárias para a
    manutenção de sua vida.

    Possui um envoltório externo que dá forma e proteção para a célula, uma membrana plasmática, que a entrada e saída de substâncias no citoplasma, sendo este constituído de água, sais minerais, açúcar, gorduras e proteínas - estas fabricadas pelos ribossomos.

    O cromossomo é o filamento de DNA, material genético da célula disposto na forma de anel e denominado Nucleóide.

    A Célula Eucariòtica, por sua vez, é uma célula bem mais complexa, que pode realizar suas funções de maneira bem mais eficiente. A característica marcante da célula eucariota é a presença de um núcleo, envolvido por uma membrana - Carioteca - que separa o material genético do citoplasma.
    Os seres eucariotas agrupam-se nos mais diversos
    reinos: protistas, fungos, vegetais e animais.

    B) As Células Animal e Vegetal:







    A estrutura da célula vegetal difere um pouco da célula animal. Nela é encontrada a parede celular, que é uma membrana rígida formada por celulose, cuja função é dar forma e sustentação à célula.


    Existe também uma organela citoplasmática específica, o cloroplasto, que contém clorofila, pigmento responsável pela realização da Fotossíntese e pela coloração verde dos vegetais.











    .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos medidas.png   microscopio.jpg   1.jpg  


  2. # ADS
    Link Patrocinador
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Localização
    G-Sat
    Idade
    6
    Mensagens
    Muitas
     

Tópicos Similares

  1. Célula Combustível...O que é?
    Por costadmc no fórum Biocombustíveis
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 06-07-2008, 14:47
  2. A difusão da célula
    Por flor no fórum Ciências da Natureza
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 09-05-2008, 16:43
  3. Célula
    Por flor no fórum Ciências da Natureza
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 24-03-2008, 08:42
  4. Célula combustível
    Por costadmc no fórum Biocombustíveis
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 22-01-2008, 15:50
  5. Célula combustível
    Por costadmc no fórum Biocombustíveis
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 22-01-2008, 15:39

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •