Publicidade

 


Resultados 1 a 1 de 1

Tópico: Actividade sísmica em Portugal

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de satpa
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Localização
    Perto do Coração
    Mensagens
    1.505
    Agradecer
    98
    Agradecido 188 vezes
    Em 139 tópicos

    37 Actividade sísmica em Portugal



    Actividade sísmica em Portugal



    Portugal Continental apresenta uma actividade sísmica que resulta da sua proximidade geográfica da fronteira entre as placas tectónicas Euro-asiática (EU) e Africana (AF), uma região que se estende desde Gibraltar até ao arquipélago dos Açores. Esta zona, embora não se trate de uma fractura bem delineada, é comummente designada por Fractura Açores-Gibraltar e é fortemente influenciada pela interacção entre os dois blocos tectónicos (Figura 1).

    No prolongamento para Ocidente deste acidente atinge-se a Crista Média Atlântica (CMA) (dorsal onde se dá a abertura do Atlântico) que constitui a fronteira entre as placas Americana (NA) e EU (a norte dos Açores) e entre as placas NA e a placa AF (a sul do mesmo arquipélago) (Figura 1).

    Os três ramos que constituem o limite das três placas litosféricas, confluem num ponto denominado Junção Tripla dos Açores (JTA) localizado a noroeste do Arquipélago dos Açores. A interacção entre os três limites de placas confere a esta região uma significativa actividade sísmica no contexto nacional.

    Toda esta zona, devido ao potencial, e efectivo, risco sísmico que comporta, testemunhado pelos eventos sísmicos recentes e pelos grandes terremotos historicamente documentados tem sido alvo de detalhados estudos.

    2. Características tectónicas principais

    O estudo da sismicidade da região Açores-Gibraltar (Figura 1) baseia-se nos dados instrumentais recolhidos pelas redes locais e regionais e, para sismos com epicentros mais afastados relativamente às redes, ou possuidores de magnitudes mais elevadas, pelas redes globais (ver Caldeira et al., este portal). A localização dos eventos sísmicos e o cálculo da sua magnitude fornece-nos uma imagem, ainda que incompleta, da actividade associada aos principais acidentes tectónicos activos: as fronteiras de placas e as zonas de fractura.


    Numa primeira análise do mapa de epicentros (Figura 1) verifica-se que os três ramos da junção tripla dos Açores se apresentam bem definidos até à longitude de 24oW. Deste valor até à longitude de 15o W, observa-se uma ausência de sismicidade. A partir deste último meridiano, 15ºW, em direcção a Leste, os epicentros passam apresentar-se dispersos por uma região que define uma faixa de intensa sismicidade cuja origem deverá associar-se à interacção própria da fronteira de placas.

    Assim, toda esta vasta região, entre os Açores e Gibraltar, é tradicionalmente subdividida em três troços com dimensões, características sísmicas, morfológicas e tectónicas e comportamento geodinâmico distintos. O segmento mais ocidental, designado por Sector Ocidental, corresponde à zona de implantação da Plataforma dos Açores e estende-se desde a Crista Média Atlântica até à latitude de 24oW; o Sector Central inicia-se na Falha da Glória (FG) e prolonga-se até 15oW; segue-se o Sector Oriental que se estende desde a Crista Tore-Madeira (aproximadamente a 15oW) até Gibraltar.

    Mourad Bezzeghoud (Prof. Associado da Universidade de Évora)
    José Fernando Borges (Prof. Auxiliar da Universidade de Évora)
    Bento Caldeira (Prof. Auxiliar da Universidade de Évora)
    Departamento de Física e Centro de Geofísica de Évora


    Para consultar o texto integral faça [Somente os Membros podem ver links. ]do documento em Pdf.

    Fonte: Alentejo Litoral


  2. # ADS
    Link Patrocinador
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Localização
    G-Sat
    Mensagens
    Muitas
     

Tópicos Similares

  1. Respostas: 0
    Última Mensagem: 17-12-2009, 21:34
  2. Respostas: 0
    Última Mensagem: 02-12-2009, 10:49
  3. Respostas: 0
    Última Mensagem: 06-11-2009, 15:00
  4. Terremoto atinge área de alta atividade sísmica na Grécia
    Por argued_juggler no fórum Internacional
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 03-11-2009, 14:50
  5. Sem Actividade
    Por Jac no fórum Exposições
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 15-06-2008, 15:09

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •