Publicidade


Resultados 1 a 1 de 1

Tópico: Actividade sísmica em Portugal

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de satpa
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Localização
    Perto do Coração
    Mensagens
    1.494
    Agradecer
    93
    Agradecido 189 vezes
    Em 141 tópicos


    O site das TroKas online

    37 Actividade sísmica em Portugal

    Novo Smart forfour conduz-se só com um pé

    Actividade sísmica em Portugal



    Portugal Continental apresenta uma actividade sísmica que resulta da sua proximidade geográfica da fronteira entre as placas tectónicas Euro-asiática (EU) e Africana (AF), uma região que se estende desde Gibraltar até ao arquipélago dos Açores. Esta zona, embora não se trate de uma fractura bem delineada, é comummente designada por Fractura Açores-Gibraltar e é fortemente influenciada pela interacção entre os dois blocos tectónicos (Figura 1).

    No prolongamento para Ocidente deste acidente atinge-se a Crista Média Atlântica (CMA) (dorsal onde se dá a abertura do Atlântico) que constitui a fronteira entre as placas Americana (NA) e EU (a norte dos Açores) e entre as placas NA e a placa AF (a sul do mesmo arquipélago) (Figura 1).

    Os três ramos que constituem o limite das três placas litosféricas, confluem num ponto denominado Junção Tripla dos Açores (JTA) localizado a noroeste do Arquipélago dos Açores. A interacção entre os três limites de placas confere a esta região uma significativa actividade sísmica no contexto nacional.

    Toda esta zona, devido ao potencial, e efectivo, risco sísmico que comporta, testemunhado pelos eventos sísmicos recentes e pelos grandes terremotos historicamente documentados tem sido alvo de detalhados estudos.

    2. Características tectónicas principais

    O estudo da sismicidade da região Açores-Gibraltar (Figura 1) baseia-se nos dados instrumentais recolhidos pelas redes locais e regionais e, para sismos com epicentros mais afastados relativamente às redes, ou possuidores de magnitudes mais elevadas, pelas redes globais (ver Caldeira et al., este portal). A localização dos eventos sísmicos e o cálculo da sua magnitude fornece-nos uma imagem, ainda que incompleta, da actividade associada aos principais acidentes tectónicos activos: as fronteiras de placas e as zonas de fractura.


    Numa primeira análise do mapa de epicentros (Figura 1) verifica-se que os três ramos da junção tripla dos Açores se apresentam bem definidos até à longitude de 24oW. Deste valor até à longitude de 15o W, observa-se uma ausência de sismicidade. A partir deste último meridiano, 15ºW, em direcção a Leste, os epicentros passam apresentar-se dispersos por uma região que define uma faixa de intensa sismicidade cuja origem deverá associar-se à interacção própria da fronteira de placas.

    Assim, toda esta vasta região, entre os Açores e Gibraltar, é tradicionalmente subdividida em três troços com dimensões, características sísmicas, morfológicas e tectónicas e comportamento geodinâmico distintos. O segmento mais ocidental, designado por Sector Ocidental, corresponde à zona de implantação da Plataforma dos Açores e estende-se desde a Crista Média Atlântica até à latitude de 24oW; o Sector Central inicia-se na Falha da Glória (FG) e prolonga-se até 15oW; segue-se o Sector Oriental que se estende desde a Crista Tore-Madeira (aproximadamente a 15oW) até Gibraltar.

    Mourad Bezzeghoud (Prof. Associado da Universidade de Évora)
    José Fernando Borges (Prof. Auxiliar da Universidade de Évora)
    Bento Caldeira (Prof. Auxiliar da Universidade de Évora)
    Departamento de Física e Centro de Geofísica de Évora


    Para consultar o texto integral faça [Somente os Membros podem ver links. ]do documento em Pdf.

    Fonte: Alentejo Litoral

  2. # ADS
    ========
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Localização
    G-Sat
    Mensagens
    Muitas
     

Tópicos Similares

  1. Acto de vandalismo em estação sísmica da rede nacional
    Por CT1AKJ no fórum Insólito / Radical
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 06-11-2009, 15:00
  2. Sem Actividade
    Por Jac no fórum Exposições
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 15-06-2008, 15:09

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •