Publicidade

 


Resultados 1 a 1 de 1

Tópico: A "pilinha do bebé"

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de Tixa
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    2.259
    Agradecer
    18
    Agradecido 35 vezes
    Em 26 tópicos

    Padrão A "pilinha do bebé"



    Muitas mães desconhecem o que pode acontecer com os genitais do bebé e, consequentemente, não sabem reconhecer algumas das alterações ou patologias mais comuns.

    Durante os primeiros meses e, muitas vezes, até cerca dos três anos, a cabeça (glande) da pilinha (pénis) encontra-se coberta por uma pele (prepúcio).

    Quando o prepúcio não se consegue fazer deslizar para descobrir a glande, que a criança pode sofrer de fimose. Neste caso uma fimose fisiológica. Acontece com os bebés e até aos três anos não se deve preocupar, a menos que se produzam episódios recorrentes de vermelhidão ou infecções urinárias (balanopostites). A separação do prepúcio e a glande ocorre em 90% das crianças até aos três anos.

    Muitas vezes, os pais inexperientes tentam deslocar o prepúcio forçando-o, provocando inadvertidamente um grave trauma psicofísico, além de gretas microscópicas na pele. Estas lesões deixam sequelas, pois, para além de deixarem uma cicatriz, a pele perde elasticidade e, devido à falta de elasticidade em redor do meato uretral (orifício por onde sai a urina), o mesmo tende a fechar-se.

    Outras patologias
    Com o crescimento podem surgir outras complicações, como a perda de elasticidade da pele do prepúcio ou a impossibilidade de levar novamente o prepúcio ao seu lugar depois de o ter puxado para trás.

    A balanopostite pode também considerar-se uma situação muito frequente. Caracteriza-se pela inflamação e supuração do pénis devido à impossibilidade de realizar uma higiene correcta. Neste caso, deve de imediato recorrer ao pediatra, dado que as bactérias que provocaram a balanopostite podem migrar através da uretra e atingir a bexiga, podendo provocar uma infecção urinária.

    Quando não é possível realizar uma higiene adequada, a acumulação de esmegma pode dar lugar à formação de bolsa de sebo ou “bolas de esmegma”. Estes podem habitualmente detectar-se, pois, regra geral são visíveis através da pele do prepúcio. Muito embora não desencadeiem nenhuma situação grave, podem assustar os pais. Raramente, podem infectar e necessitar de cuidados médicos.

    Um perigo pode acontecer quando os pais puxam a pele para trás e esta não conse­gue depois voltar para a sua posição inicial é a chamada parafimose. Esta situação pode ser muito grave pois provoca dores e o inchaço da “pilinha” da criança que pode sofrer lesões irrepa­ráveis. Nesta situação, a criança deve ser imediatamente observada pelo médico para que a situação seja rapidamente resolvida.

    Nota: Denomina-se como esmegma a secreção normal do pénis.

    A importância da prevenção
    Os pais devem estar atentos a quaisquer alterações nos órgãos sexuais da criança porque é importante que chegue à puberdade sem quaisquer problemas que não lhe permitam uma vida sexual normal.

    Devem estar atentos e verificar que não tem um anel balanoprepucial que o impeça de puxar a pele para trás, ou mesmo um freio balanoprepucial.

    Se o bebé tem um freio, o pediatra aconselhará uma intervenção cirúrgica. Se o freio não for seccionado precocemente, mais tarde a criança poderá sofrer uma ruptura acidental que lhe poderá provocar, para além de uma dor violenta, uma hemorragia.

    Cirurgia. Solução?
    Em relação à cirurgia, sabe-se que, em menos de dois por cento das crianças não se consegue descobrir a glande nos primeiros três anos de vida, devido a aderências balanoprepuciais ou a uma fimose verdadeira.

    As crianças com aderências balanoprepuciais podem ser tratadas com a aplicação de cremes com derivados da cortisona que resolvem a situação em mais de noventa por cento dos casos. Nos casos mais resistentes e de fimose verdadeira pode ser necessário realizer um pequeno puxão, sob anestesia local. Quer isto dizer que, só 7 em 10.000 crianças, pode vir a precisar de realizar uma cirurgia para resolver a situação, geralmente realizada após os três anos de idade, depois do bebé deixar de usar fralda.

    Esteja atenta e verifique periodicamente:
    - Se a pilinha supura ou se apresenta inflamada.
    - Se a criança se queixa de dor ou ardor ao urinar.
    - Se a partir dos dois anos tem dificuldade para puxar o prepúcio até atrás e novamente para a frente.

    A higiene dos genitais
    - Se o bebé tiver menos de dois anos, durante o banho lave-lhe a “pilinha” com sabonete, da mesma maneira que o resto do corpo.

    - A partir dos dois anos, o modo de realizar a higiene dependerá do facto da pele que cobre a cabeça do pénis poder ser puxada para trás. Nesse caso, lave-lhe a “pilinha” com água e sabonete.

    DESTAQUES
    Os pais devem estar atentos a quaisquer alterações nos órgãos sexuais da criança

    Se o bebé tiver menos de dois anos, durante o banho lave-lhe a “pilinha” com sabonete, da mesma maneira que o resto do corpo

    Quando o prepúcio não se consegue fazer deslizar para descobrir a glande, a criança pode sofrer de fimose

    Muitas vezes, os pais inexperientes tentam deslocar o prepúcio forçando-o

    Se o prepúcio não se conseguir deslocar facilmente deve consultar o pediatra.


    Revisão científica: Dr. Armando Fernandes, pediatra do Centro Pediátrico de Telheiras


  2. # ADS
    Link Patrocinador
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Mensagens
    Muitas
     

Tópicos Similares

  1. Rúben é mais um "bebé" negociável
    Por rom-110 no fórum Clube Futebol Os Belenenses
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 08-06-2009, 22:41
  2. Respostas: 0
    Última Mensagem: 13-03-2009, 13:31
  3. Respostas: 0
    Última Mensagem: 31-10-2008, 15:44
  4. Respostas: 0
    Última Mensagem: 24-10-2008, 23:18
  5. Caminhando com um bebe a "bordo"
    Por Tixa no fórum Gravidez e Puericultura
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 03-09-2007, 16:21

Tags para este Tópico

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •