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Tópico: Teste : VW Golf 1.6 TDI Bluemotion

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    Padrão Teste : VW Golf 1.6 TDI Bluemotion




    A tecnologia Bluemotion não é diferente dos programas de controlo de emissões poluentes de outras marcas, contando com o sistema “Start/Stop”, gestão do alternador, rebaixamento das suspensões, aerodinâmica revista e pneus de baixo atrito. No caso da gama Golf, a versão Bluemotion é das mais requisitadas, pelo que quisemos saber porquê. Fique a conhecer o resultado neste ensaio Auto Sapo.

    A Volkswagen não é líder absoluta em tudo e na frente de combate à poluição, a marca germânica não é quem faz os carros menos poluentes e também está ainda atrasada em termos de veículos eléctricos. Ora, a necessidade de reduzir a média de emissões da sua gama forçou os técnicos a criarem versões com menores emissões de CO2. Foi assim que nasceram as versões Bluemotion. Para perceber o que é afinal isto do Bluemotion e se é vantajoso, siurge este ensaio Auto Sapo.

    O que muda no Golf Bluemotion?
    Curiosamente, tecnologias “verdes” surgem sempre coladas ao azul e no caso da VW, o programa de redução das emissões de CO2 chama-se Bluemotion. Em relação a um normal Golf 1.6 TDI, o Golf Bluemotion recebe um sistema “Start/Stop” (que apenas é válido em cidade, pois desliga o motor na eventualidade de uma paragem e desde que o condutor desengate a viatura e retire o pé da embraiagem), um alternador que poupa energia e é gerido electronicamente, carroçaria rebaixada e redefinição da aerodinâmica, nomeadamente, o fecho da grelha, pára-choques mais elaborados, uma discreta asa traseira e pneus de baixo atrito. Além disso, é-nos oferecido um indicador da altura ideal para trocar de caixa.

    A base mecânica é o bloco 1.6 TDI com 105 CV e um binário de 250 Nm entre as 1500 e as 2500 rpm, obviamente retrabalhado para ser ainda mais económico. Tudo isto permite consumos espantosos e emissões muito baixas: 3,8 l/100 km e 99 gr/klm de CO2. A caixa de velocidades é uma unidade manual de 5 marchas com escalonamento longo.

    Tudo o resto pertence a qualquer Golf da actual geração: interior espaçoso, bem construído e montado, equipamento espartano, facilidade de encontrar a melhor posição de condução, conforto aceitável e praticamente tudo colocado no local certo. O estilo pode ser mais ou menos agradável, consoante os gostos de cada um e como encaram o pragmatismo e frieza alemã. Eu não sou grande adepto, mas tenho de confessar que a racionalidade e funcionalidade do interior do Golf são muito agradáveis. Palavra ainda para a bagageira com 350 litros, ligeiramente acima da média, que pode chegar aos 1305 litros com o rebatimento do banco traseiro.

    E na utilização, como é?
    Sentados ao volante não nos apercebemos das diferenças que o Golf Bluemotion possui em relação aos outros modelos da gama, até à primeira paragem num semáforo. Caixa desengatada, embraiagem libertada e motor… desliga-se. O sistema “Start/Stop” faz o seu trabalho e coloca em funcionamento o motor assim que pisamos o pedal de embraiagem. Outra coisa que nos lembra a necessidade de poupar é o indicador da altura ideal de troca de caixa e, finalmente, percebemos que a quinta velocidade é longa e que mais vale em certas situações rolar apenas em 4ª.

    Apesar do bloco 1.6 TDI com injecção “common rail” ser bem menos despachado que os anteriores “injector-bomba” e existir uma clara falta de ânimo abaixo das 1500 rpm, a verdade é que este motor assegura força suficiente para arranques que não embaraçam. E nas situações onde precisamos do motor para sair de situações menos confortáveis, ele lá está disponível. Desde, claro, que não estejamos abaixo das 1500 rpm e em 5º velocidade. Porém, como o resto da caixa está escalonada para aproveitar bem as características do motor, aquele condicionalismo acaba por quase ser olvidado.

    Sendo inevitável, se compararmos o Golf Bluemotion com o seu rival mais directo, o Astra 1.3 CDTi EcoFlex, o Opel perde bastante não só em aceleração mas sobretudo nas recuperações e até na agradabilidade de condução. Curiosamente, o Astra tem exactamente o mesmo problema da falta de força abaixo das 1500 rpm, mas a VW lidou muito melhor com esse “handicap” que a Opel. E a maior cilindrada também ajuda, claro.

    Os elogios ao chassis do Golf são conhecidos e realmente a VW fez um bom trabalho e ao colocar suspensões independentes nos dois eixos (atrás está um moderno sistema multibraços) ganhou a dianteira a alguns adversários. Está longe de ser envolvente na condução como um Série 1 e terá dificuldades em algumas situações perante o Alfa Romeo Giulietta, mas a forma como é seguro, obediente às ordens do condutor e absorve as irregularidades e as mudanças de trajectória, acabam por fazer do Golf o melhor do segmento, tudo analisado. A travagem é muito resistente e a direcção não sendo um primor de sensação (também, com a “obrigatoriedade” de usar unidades eléctricas…) consegue ser agradável.

    E é realmente económico?
    Não é tanto como a VW apregoa, mas a verdade é que fiquei impressionado. Nunca consegui fazer menos de 4 litros aos 100 km, mas foi possível, num trajecto que simula de forma perfeita uma utilização normal de um português que vive fora da grande cidade, uma média de 4,3 l/100 km.Mas mais impressionantes foram os 4 l/100 km em auto-estrada a 120 km/h. Quando exagerámos um pouco, ainda assim os valores não dispararam e ficámos pelos 6,2 l/100 km. Ou seja, contas feitas o VW Golf Bluemotion terminou este ensaio com uma média de 4,7 l/100 km. Excelente! Com revisões a cada 30 mil quilómetros, o Golf Bluemotion acaba por se destacar também no que toca aos custos de utilização.

    Veredicto
    Confesso que o estilo do Golf não me seduz e irrita um bocadinho o modelo não mudar verdadeiramente há muito tempo, mas reconheço que a cada geração vai ficando melhor e esta com a versão Bluemotion é claramente, no seu todo, o melhor carro do segmento. Tem pontos fracos como o estilo (pelo menos para mim), o nível de equipamento menos recheado, aquelas rodas ridículas de 15 polegadas que ficam simplesmente horríveis, um comportamento seguro mas pouco envolvente e um comando da caixa lento. Porém, o todo é maior que a soma das partes e este Golf Bluemotion é uma óptima proposta para quem quer um carro familiar económico. O preço ligeiramente superior a 25 mil euros não é dos mais agradáveis (o Astra é mais barato e o Giulietta também, para níveis de equipamento semelhantes) mas acaba por compensar pela economia.

    Características técnicas
    Motor - 4 cil. 16V; 1598 c.c.; “common rail” c/turbo de geometria variável e intercooler;
    Potência (CV/rpm) - 105/4400;
    Binário (Nm/rpm) - 250/1500-2500;
    Transmissão - Dianteira, caixa manual 5 vel.;
    Suspensão (fr./tr.) - Independente, McPherson c/barra estabilizadora/Independente, multibraços c/barra estabilizadora;
    Travões (fr./tr.) - Discos vent./Discos;
    Comp./Larg./Alt. (mm) - 4199/1779/1480;
    Dist. entre eixos (mm) – 2578;
    Capacidade da mala (lt) – 350;
    Peso (kg) – 1352;
    Velocidade Máxima (km/h) – 290;
    Acel. 0-100 km/h (s) - 11,3;
    Consumo médio (l/100 km) - 3,8;
    Emissões CO2 (gr/km) - 99 (Categoria A);
    Preço - 25.029 Euros

    Fonte : Autosapo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos pic=http%3a%2f%2ffotos.sapo.pt%2fAOVECRNgdq4ZdHp7W-1.jpg   pic=http%3a%2f%2ffotos.sapo.pt%2fvkOhYM3LRrdgmiCL6-1.jpg   pic=http%3a%2f%2ffotos.sapo.pt%2fFBkhuw3DOKypsGAtq-1.jpg   pic=http%3a%2f%2ffotos.sapo.pt%2fPdSYyPRIZ1QJIvR4a-1.jpg   pic=http%3a%2f%2ffotos.sapo.pt%2flGC4RRlvJ4B0HuQPR-1.jpg   pic=http%3a%2f%2ffotos.sapo.pt%2f3i7PlzO3AT3nUpBSn-1.jpg  

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