Publicidade

 


Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Drogas ilegais usadas na Medicina

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de mjtc68
    Data de Inscrição
    May 2010
    Localização
    lisboncity
    Mensagens
    661
    Agradecer
    56
    Agradecido 46 vezes
    Em 44 tópicos

     

    Padrão Drogas ilegais usadas na Medicina

     

    Bálsamo ou Veneno?

    Heroína e Cocaína causam dependência? Sim causam. Mas a Nicotina é uma droga mais letal que a Maconha e vicia com mais facilidade que a Heroína; no entanto, é bem mais acessível que as outras duas drogas, fazendo parte dos hábitos do cidadão.

    As drogas ilegais são proibidas porque causam danos à saúde? Evidentemente. Mas o álcool e o tabaco são as substâncias que mais matam na sociedade moderna!

    Então e o que dizer do álcool?

    Segundo a ONU, cerca de 1,5 bilião de pessoas sofrem de alcoolismo, contra 55 milhões de dependentes de drogas ilegais. Além disso, algumas drogas ilegais, como o LSD, não causam dependência. Algumas das drogas ilegais foram usadas durante milhares de anos para tratar de dores e angústia mental e até dar prazer. Poderiam continuar a usar estas drogas ilegais na medicina moderna?

    Curiosidade:

    O Historiador Richard Davenport-Hines, escreveu no seu livro "The Pursuit of Oblivion" (A busca do Esquecimento), que há poucas décadas, nos Estados Unidos, as anfetaminas e outras drogas foram consumidas por donas de casa infelizes, homens de negócios, e até pelo Presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, quando tinha que encontrar-se com líderes estrangeiros.

  2. # ADS
    ========
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Localização
    G-Sat
    Mensagens
    Muitas

       Publicidade

     

     

  3. #2
    G-Sat VIP Avatar de mjtc68
    Data de Inscrição
    May 2010
    Localização
    lisboncity
    Mensagens
    661
    Agradecer
    56
    Agradecido 46 vezes
    Em 44 tópicos

    Padrão Heroína

    O seu filho está com tosse? Que tal uma colher de xarope de heroína?

    Nos finais do século XIX, o Químico Félix Hoffman, notou que a heroína tinha boas propriedades anestésicas. A heroína substituiu a morfina nessa função no período entre 1890 e 1910, ano em foi proibida devido a seu alto poder viciante.

    Conhecida como um dos mais eficientes analgésicos do mundo, a heroína ainda é usada para tratar da dor extrema, no caso de pacientes com cancro nos ossos, por exemplo. A literatura médica indica a heroína como um analgésico mais seguro do que opiáceos sintéticos usados hoje.

  4. #3
    G-Sat VIP Avatar de mjtc68
    Data de Inscrição
    May 2010
    Localização
    lisboncity
    Mensagens
    661
    Agradecer
    56
    Agradecido 46 vezes
    Em 44 tópicos

    Padrão Cocaína

    No século XIX, a cocaína fazia sucesso e era recomendada até por Freud, o Pai da Psicanálise, que defendia seu uso como estimulante, anestésico e afrodisíaco, ou para sanar problemas digestivos, asma e até alcoolismo. Vários laboratórios da época fabricavam remédios à base de cocaína: desde tónicos a pastilhas para dor de dentes.

    Apesar da medicina moderna ter descoberto tratamentos mais seguros, a droga ainda é usada, muitas vezes, como anestésico para cirurgias nos olhos, no nariz e na garganta. Também foi usada como tratamento para pacientes que sofrem com fortes dores de cabeça. A planta que produz a cocaína, a coca, têm menos alcalóides, e foi usada durante muitos séculos na medicina dos nativos americanos.

  5. #4
    G-Sat VIP Avatar de mjtc68
    Data de Inscrição
    May 2010
    Localização
    lisboncity
    Mensagens
    661
    Agradecer
    56
    Agradecido 46 vezes
    Em 44 tópicos

    Padrão Anfetaminas

    Sintetizada em 1919 por um Químico Japonês, as anfetaminas eram usadas por soldados durante a Segunda Guerra Mundial que queriam combater a fadiga e manter-se alerta.

    Adolf Hitler era um grande adepto do consumo de anfetaminas. Em hospitais, a droga em forma de cristais era indicada para epilepsia, déficit de atenção, depressão e até alergias.

    As anfetaminas são usadas hoje para tratar várias doenças, incluindo narcolepsia e deficit de atenção. Algumas pesquisas mostraram que elas podem ser eficientes até no combate contra a obesidade. Outro uso surpreendente é na recuperação de pacientes que sofreram um ataque cardíaco.

  6. #5
    G-Sat VIP Avatar de mjtc68
    Data de Inscrição
    May 2010
    Localização
    lisboncity
    Mensagens
    661
    Agradecer
    56
    Agradecido 46 vezes
    Em 44 tópicos

    Padrão Ópio

    O ópio extraído da semente de papoula, ainda é usado como anestésico para dores crónicas. Mas há 100 anos, tinha fins terapêuticos duvidosos.

    O xarope Mrs. Winslow, era indicado para acalmar crianças agitadas! Já o vapor do ópio puro, aquecido
    na panela, servia como inalação para asmáticos.

    O xarope feito pela senhora Charlotte Winslow continha 65 mg de sulfato de morfina. Era usado para
    acalmar qualquer ser humano ou animal, e muitas vezes usado em crianças pequenas inquietas pelo
    nascimento da primeira dentição.

    O uso do ópio mascado espalhou-se no Oriente, provocando euforia, seguida de um sono onírico; o uso repetido conduz ao hábito, à dependência química, e a seguir a uma decadência física e intelectual. A medicina utiliza-o, assim como os alcalóides que ele contém (morfina e papaverina), como sonífero analgésico.

    Em vários países subdesenvolvidos, muitas vezes a falta de opções leva boa parte
    dos camponeses a trabalhar no cultivo de plantas como a papoila, que está na base
    da produção industrial do ópio.

  7. #6
    G-Sat VIP Avatar de mjtc68
    Data de Inscrição
    May 2010
    Localização
    lisboncity
    Mensagens
    661
    Agradecer
    56
    Agradecido 46 vezes
    Em 44 tópicos

    Padrão Maconha

    Sabedoria Indígena.

    No Brasil, por volta de 1920, era fácil encontrar tabacarias que vendiam os milagrosos "Cigarros Índios", que prometiam acabar com tosse, rouquidão, asma e insónia.

    Era nada menos que maconha, que se tornou proibida no país em 1930. Desde então, há várias discussões a respeito de sua legalização para uso medicinal.

    Os estudos sobre os efeitos da maconha sugerem que esta droga pode ser importante no tratamento da desnutrição e da perda do apetite em pacientes com sida e cancro, e podem beneficiar os que sofrem de glaucoma e esclerose múltipla. Mas os médicos não podem receitar esta droga por ser proibida.

  8. #7
    G-Sat VIP Avatar de mjtc68
    Data de Inscrição
    May 2010
    Localização
    lisboncity
    Mensagens
    661
    Agradecer
    56
    Agradecido 46 vezes
    Em 44 tópicos

    Padrão Drogas Alucinogénias

    LSD

    O LSD (ácido lisérgico dietilamida) foi sintetizado por Albert Hoffman em 1937, mas só em 1953 é que foram descobertos os seus efeitos alucinogénios. Este Químico Alemão estava a trabalhar num laboratório Suíço na síntese dos derivados do ácido lisérgico, uma substância que impede o sangramento excessivo após o parto. A descoberta dos efeitos do LSD verificou-se quando Hoffman ingeriu, de forma não intencional, um pouco desta substância e se viu obrigado a interromper o seu trabalho devido aos sintomas alucinatórios que estava a sentir.

    Inicialmente foi utilizado como recurso psicoterapêutico e para tratamento de alcoolismo e disfunções sexuais. Com o movimento hippie começa a ser utilizado de forma recreativa e provoca grande agitação nos Estados Unidos.

    O consumo do LSD difunde-se nos meios universitários norte-americanos, grupos de música pop, ambientes
    literários, etc. "Lucy in the Sky with Diamonds", uma das mais conhecidas músicas dos Beatles, é uma alusão
    ao LSD.

    O Governo dos Estados Unidos, nas décadas de 50 e 60, fez vários testes com o LSD para que fosse usado por soldados na guerra, mas pouca gente sabe que a comunidade médica também se interessou pela droga. Estudos dos anos 50 mostraram que o LSD era eficiente no tratamento contra o alcoolismo em até 50% dos casos. No Hospital de Maryland, os médicos ofereciam LSD aos seus pacientes com cancro em caso terminal para diminuir a ansiedade deles em relação à morte. Um terço dos pacientes disse se sentir menos nervoso e com menos dores.

    Durante os anos 60, o LSD foi usado na Psicoterapia, para aliviar dores crónicas. Até em doses menores do que as que produzem alucinações, o LSD era mais eficiente do que outros analgésicos. Mais recentemente, a Universidade de Harvard usou LSD para tratar pacientes com enxaquecas, com uma dosagem bem pequena, inferior à que produz alucinações, e diminui as dores dos pacientes.

    Cogumelos Mágicos

    Os componentes dos cogumelos mágicos têm efeitos semelhantes aos do LSD, especialmente no tratamento de enxaquecas. Uma quantidade bem inferior àquela que produz alucinações pode diminuir a frequência das crises de enxaquecas, com os pacientes podendo passar até seis meses sem ter uma única crise.


    Ecstasy

    O componente que deixa os consumidores do ecstasy alegres, também pode ser usado para tratar distúrbios de ansiedade. Também seria eficiente para diminuir os sintomas de Parkinson libertando serotonina no organismo. Vítimas de stresse pós-traumático também mostram uma resposta positiva nos tratamentos com o ecstasy.

    História:

    O registo da patente do MDMA (metilenodioximetanfetamina) foi pedido em 24 de Dezembro de 1912, pela empresa farmacêutica Merck, após ter sido sintetizada para a empresa, pelo Químico Alemão Anton Köllisch em Darmstadt, nesse mesmo ano.

    O ecstasy foi desenvolvido inicialmente para militares, pois combatia o sono e a
    fome. A patente foi aceita em 1914, e quando Anton Köllisch morreu em 1916,
    este ainda não sabia do impacto que esta droga teria.

Tópicos Similares

  1. Livros escolares usados
    Por Rai.72 no fórum Destakes / Educação
    Respostas: 1
    Última Mensagem: 31-12-2012, 12:55
  2. Publicidade da BMW - Carros usados
    Por pinoquio38 no fórum Fotografia / Imagem
    Respostas: 1
    Última Mensagem: 10-02-2011, 13:48
  3. Feira dos usados
    Por Joao Santos no fórum Comunicados da Administração
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 20-12-2008, 14:54
  4. Termos usados na Trigonometria
    Por flor no fórum Matemática
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 25-07-2008, 16:17
  5. Abuso de medicamentos ultrapassa drogas ilegais
    Por camartins no fórum Médico
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 16-03-2007, 00:33

Tags para este Tópico

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •