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Tópico: Qi Gong - exercícios para fazer em casa

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    G-Sat VIP Avatar de Tixa
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    Jan 2007
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    Padrão Qi Gong - exercícios para fazer em casa







    O movimento dos bichos é base do Qi Gong (chi-kun), terapia taoista que propõe exercícios personalizados para curar corpo e mente

    O vôo da águia, o deslizar da serpente, os movimentos da cegonha e a postura do tigre, entre outros animais, inspiram uma técnica que promete curar e prevenir doenças por meio de exercícios e respiração. O chi-kun é um ramo milenar da medicina chinesa, que reúne mais de 260 combinações de posições para diferentes tratamentos. Lembra o tai chi chuan, com a diferença de incluir também meditação.
    São movimentos suaves que, feitos com constância, relaxam os músculos e melhoram a circulação do sangue. Os seus seguidores acreditam que a prática estimula as funções de cada órgão, prolongando a expectativa de vida e equilibrando corpo e mente.
    Para quem pratica o chi-kun passa a ter consciência de suas possibilidades para enfrentar sem tensão as turbulências e adversidades do dia-a-dia, segundo os princípios do método, a pessoa passa a vibrar na mesma frequência do universo.
    Para entender o que isto significa é preciso seguir a lógica da medicina chinesa, segundo a qual a doença seria uma consequência da qualidade e das alterações no fluxo da energia que percorre o organismo. Essa energia, polarizada pelas forças yin (introspecção, recolhimento, passividade) e yang (iniciativa, expansão), é a mesma que rege o universo. Para o chi-kun, o homem é um produto do meio, influenciado pelas condições climáticas, emocionais e sociais - os factores que podem detonar as doenças.
    A terapia considera o ritmo próprio de cada um. Para que os efeitos dos exercícios sejam potencializados, o instrutor estabelece quais as séries de posições e em quanto tempo devem ser feitas, conforme o paciente. Há pessoas mais yin ou mais yang. Os exercícios são combinados ao tipo de personalidade, ao lado emocional e à doença.
    O chi-kun pede também que o praticante volte a consciência para dentro de si, desenvolvendo estados cada vez mais profundos de concentração e de relaxamento
    Um pouco de história: O chi-kun foi criado há três mil anos, na China, por Hwa-T'o, um cirurgião que vivia na corte do imperador Huang-T'i. Para o médico, o ser humano não relaxa tanto quanto os animais porque não respira plenamente. Partindo desse princípio, ele inventou os primeiros exercícios do chi-kun, que imitam os movimentos dos animais.
    Na China, o método se chama qi gong (que significa prática de energia). No Ocidente, foi baptizado de chi-kun (respiração benéfica da terra).

    Exercícios para fazer em casa


    Postura básica:
    (relaxa, favorece a circulação e libera o fluxo da energia no corpo. Para o chi-kun, esta é a postura que se deve adoptar no dia-a-dia, sempre que se está de pé. É também o ponto de partida para a maioria dos exercícios do método).
    Posicione os pés paralelos, afastados, acompanhando a linha dos ombros. Os dedos devem ficar ligeiramente contraídos e o peso do corpo deve ser projectado para o centro dos pés.
    Relaxe os joelhos e deixe-os levemente flectidos.
    Mantenha as costas rectas encaixando o quadril e encolhendo um pouco a barriga. Internamente, localize e contraia o ponto "hui yin", que fica no períneo, entre o ânus e a vagina (ou o pénis).
    Os ombros devem ficar relaxados, com os braços levemente afastados do corpo. Deixe os dedos das mãos ligeiramente abertos e relaxados.
    O queixo deve estar levemente voltado para o pescoço; os olhos, fechados ou semi-cerrados e a língua, encostada logo acima dos dentes.


    Cegonha
    (alivia e previne a tensão pré-menstrual. Trabalha o sistema hormonal e o estômago, a bexiga e a vesícula biliar. Deve ser feito três vezes com cada perna, uma vez por dia)
    Adopte a postura básica.
    Abra os braços com os cotovelos e os pulsos ligeiramente flexionados, imitando as asas da cegonha.
    Levante o joelho esquerdo, até a coxa formar 90 graus com o corpo. Expire levantando o pé como se estivesse pisando um pedal com o calcanhar. Inspire movimentando o pé como se estivesse pisando um pedal com a ponta dos pés. Repita com a perna direita.


    Bamboleio:
    (relaxa a região lombar, ajuda a emagrecer e a garantir o funcionamento do intestino; favorece o ovário, o útero e a bexiga) Adopte a postura básica.
    Flexione os cotovelos, mantendo os braços voltados para frente na altura da cintura. Uma das palmas das mãos fica voltada para cima e a outra para baixo, a mulher, deve ficar com a palma da mão direita voltada para cima, e o homem com a esquerda.
    Gire o quadril nove vezes para cada lado, mantendo a coluna erecta, como se estivesse bamboleando. Faça uma vez por dia



    Ventilando o corpo:
    (ajuda a emagrecer e oxigena melhor todas as células do corpo)
    Deite-se em um colchão bem duro ou no chão com a barriga para cima, as pernas flexionadas e os braços ao lado do corpo.
    Inspire encolhendo a barriga o máximo que puder, como se quisesse encostar o umbigo na coluna.
    Expire "insuflando" toda a parte abdominal. Repita nove vezes. Faça uma vez por dia.


    Lavando o rosto:
    (activa a circulação do sangue no rosto e favorece o rejuvenescimento das células)
    Esfregue a palma das mãos até ficarem aquecidas. Massageie o rosto com movimentos circulares, de dentro para fora, mantendo o contacto da palma das mãos com cada face.

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    Data de Inscrição
    03-10-2006
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