Publicidade

 


Resultados 1 a 1 de 1

Tópico: Pólo Norte

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de nina5000
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Localização
    algarve
    Idade
    42
    Mensagens
    5.270
    Agradecer
    0
    Agradecido 15 vezes
    Em 7 tópicos

    Padrão Pólo Norte



    O Pólo Norte é um lugar sinistro. Ao contrário do topo de uma montanha, ali não existe nenhum marco indicando que você chegou lá. Nenhuma pedra, pico, bandeira.... muito menos dinheiro ou troféu. Nem um simpático Papai Noel te esperando para te dar os parabéns. Vestígios de expedições anteriores há muito desapareceram e qualquer "prova" (uma foto, um objeto, uma carta) que você quiser deixar por lá, para os próximos que vierem, será em vão: ninguém verá. Outra "decepção" é que o Pólo Norte é igual a milhões de outros lugares da aparentemente infinita calota polar do Oceano Ártico. Essa calota, na verdade, é um gigantesco quebra-cabeças de gelo com 5 milhões de km quadrados, com "peças" de todos os tamanhos - desde um cubo de gelo a placas com centenas de km quadrados - em constante movimento. As peças se movimentam entre si, com uma força descomunal, abrindo e fechando fendas, ora expondo ora escondendo trechos da água escura do oceano. E todo esse conjunto deriva ao sabor das correntes, marés e, principalmente, dos ventos da superfície do gelo. Assim, embora o Pólo tenha uma localização fixa - 90 graus de latitude norte - o chão gelado onde você pisa muda constantemente de lugar.

    Para piorar de vez a situação, você não é nem um pouco bem-vindo ali. O Ártico vai fazer de tudo para te lembrar disso e tentar te convencer a voltar rapidinho prá casa. E o arsenal é variado. Primeiro o frio. A temperatura local fica em torno de "módicos" 20-30-40 até 50 graus abaixo de zero. Depois o vento. Rajadas de apenas 50 km/hora são o suficiente para a sensação térmica despencar prá uns 80 graus negativos. Que tal? Se você insistir, o vento parece que percebe suas intenções e dobra a sua força e os seus efeitos.

    O Ártico te prepara um labirinto de fendas no gelo que te obrigam a aumentar seu passeio em alguns quilômetros. Algumas fendas são tão grandes que não dá nem para ver o outro lado. E quase sempre são várias fendas por dia, todos os dias. Às vezes a fenda se congela e uma fina película de gelo recobre a água do oceano. Se você se arriscar a atravessá-la, corre o risco de cair com tudo na água.

    Mesmo com todas essas dificuldades e perigos a cada ano um punhado de aventureiros obstinados se arriscam numa caminhada rumo ao Pólo Norte. Em 1999, eu, Thomaz Brandolin, fui um deles.

  2. # ADS
    Link Patrocinador
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Localização
    G-Sat
    Idade
    6
    Mensagens
    Muitas
     

Tópicos Similares

  1. Os Oceanos
    Por nina5000 no fórum Mares e Oceanos
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 21-07-2007, 15:32
  2. América
    Por nina5000 no fórum Geografia
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 21-07-2007, 14:52
  3. Norte à beira da última oportunidade
    Por marreta no fórum Off Tópics
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 02-05-2007, 07:10
  4. Marte
    Por vander no fórum Astronomia / Astrofísica
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 29-03-2007, 11:26

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •