Publicidade

Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Verbo

G-Sat VIP Avatar de Dorita
    Agradecer
    0
    Um Membro agradeceu este tópico

Padrão Verbo

É o nome dado à classe gramatical que designa uma ocorrência ou situação. É uma das duas classes gramaticais nucleares do idioma, sendo a outra o substantivo. É o verbo que determina o tipo do predicado.

Os verbos admitem vários tipos de classificação, que englobam aspectos tanto semânticos quanto morfológicos. Podem ser divididos da seguinte forma:

Quanto à semântica

Verbos transitivos: Designam ações voluntárias, causadas por um ou mais indivíduos, e que afetam outro(s) indivíduo(s) ou alguma coisa, exigindo um ou mais objetos na ação. Podem ser transitivos diretos se precedem diretamente o objeto, ou indiretos, se exigem uma preposição antes do objeto. Exemplos: dar, fazer, vender, escrever, amar etc.
    Verbos intransitivos: Designam ações voluntárias, causadas por um ou mais indivíduos, mas que não afetam outros indivíduos. Exemplos: andar, existir, nadar, voar etc.
    Verbos de ligação: São os verbos que, em vez de ações, designam situações. Servem para ligar o sujeito ao predicativo. Exemplos: ser, estar, parecer, permanecer, continuar, andar, tornar-se, ficar, viver, virar etc.
    Verbos impessoais: São verbos que designam ações involuntárias. Geralmente, mas nem sempre, designam fenômenos meteorológicos e, portanto, não têm sujeito nem objeto na oração. Exemplos: chover, anoitecer, nevar, haver (no sentido de existência) etc.

Quanto à conjugação

Verbos da primeira conjugação: São os verbos cuja vogal temática é a: molhar, cortar, relatar etc.
    Verbos da segunda conjugação: são os verbos cuja vogal temática é e: receber, conter, poder etc. O verbo anômalo pôr (único com o tema em o), com seus compostos, também é considerado da segunda conjugação devido à sua forma antiga (poer).
    Verbos da terceira conjugação: são os verbos cuja vogal temática é i: sorrir, fugir, iludir etc.

Quanto à morfologia

Verbos regulares: Flexionam sempre de acordo com os paradigmas da conjugação a que pertencem. Exemplos: amar, vender, partir, etc.
    Verbos irregulares: Sofrem algumas modificações em relação aos paradigmas da conjugação a que pertencem. Exemplos: resfolegar, caber, medir ("eu resfolgo", "eu caibo", "eu meço", e não "eu resfolego", "eu cabo", "eu medo").
    Verbos anômalos: São verbos que não seguem os paradigmas da conjugação a que pertence, sendo que muitas vezes o radical é diferente em cada conjugação. Exemplos: ir, ser, ter ("eu vou", "ele foi"; "eu sou", "tu és", "ele tinha", "eu tivesse", e não "eu io", "ele iu", "eu sejo", "tu sês", "ele tia", "eu tesse"). O verbo "pôr" pertence à segunda conjugação e é anômalo a começar do próprio infinitivo).
    Verbos defectivos: São verbos que não têm uma ou mais formas conjugadas. Exemplos: reaver, precaver - não existem as formas "reavejo", "precavenha", etc.

Os verbos têm as seguintes categorias de flexão:

Tempo: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito, passado do futuro.
    Modo: indicativo, conjuntivo ou subjuntivo, imperativo, formas nominais.
    Pessoa: primeira (transmissor), segunda (receptor), terceira (mensagem).
    Número: singular e plural.

2. # ADS
    Link Patrocinador

Agradecer
    0

Padrão Re: Verbo

Verbos auxiliares, em gramática e em linguística, são uma classe de verbos que fornecem informação semântica adicional ao verbo principal, ou seja, acrescem informações sobre tempo, número, pessoa, etc. ao verbo principal.

Os verbos auxiliares podem classificar-se em:

Verbos auxiliares de tempo
    Um verbo auxiliar de tempo forma tempos verbais com o verbo principal denominados tempos compostos.

Na língua portuguesa, os verbos ter, haver, ser, estar, ir e andar são verbos auxiliares de tempo.

Verbos ter e haver - no presente do indicativo, acompanhado de um verbo no particípio, indica uma acção começado no passado que ainda continua.
    - no pretérito imperfeito do indicativo, acompanhado de um verbo no particípio, indica pretérito mais-que-perfeito.

Verbo estar - acompanhado de verbo no gerúndio, indica uma acção momentânea, que pode ou não se estender ao futuro.

Verbo ir - no presente do indicativo, acompanhado de um verbo no infinitivo, indica futuro do presente.
    - no pretérito imperfeito do indicativo, acompanhado de um verbo no infinitivo, indica uma ação planejada no passado, mas não realizada.

Verbo andar - acompanhado de verbo no gerúndio, indica uma ação passada que se estende até o presente.

Verbos auxiliares modais
    Um verbo auxiliar modal, também chamado simplesmente verbo modal, forma com o verbo principal locuções verbais com valor modal (de desejo, probabilidade, dever, possibilidade, necessidade etc.).

São exemplos os verbos dever, poder, necessitar, querer. Por ex., "o avião deve partir às 8 horas", "eu não quero pagar o jantar".

Verbos auxiliares aspectuais
    Um verbo auxiliar aspectual ou aspectivo acrescenta ao significado do verbo principal noções de como a ação se processa.

Os verbos começar, pôr, estar, continuar são verbos que podem ser usados como aspectuais. P.ex., "eu não comecei a trabalhar", "ele está a comer/comendo".

Agradecer
    0

Verbos regulares são aqueles que não sofrem alteração em seu radical e cujas desinências são as mesmas do verbo paradigma ou modelo de conjungação.

Ex: Conjugação do verbo regular "mandar":

Modo Indicativo- presente

EU mando
    TU mandas
    ELE manda
    NÓS mandamos
    VÓS mandais
    ELES mandam

Agradecer
    0

Verbos irregulares são verbos que sofrem alterações em seu radical ou em suas desinências, afastando-se do modelo a que pertencem.

1) para verificar se um verbo sofre alterações, basta conjugá-lo no presente e no pretérito perfeito do indicativo.

Ex:

faço - fiz
    trago - trouxe
    posso - pude
    2) Não é considerada irregularidade a alteração gráfica do radical de certos verbos para conservação da regularidade fônica.

Ex:

embarcar - embarquei
    fingir - finjo

G-Sat VIP Avatar de flor
    Agradecer
    0
    Agradecido 2 vezes
    Em 2 tópicos

Os tempos verbais indicam o momento da realização da acção:
    passado - indica que os factos já aconteceram;
    presente - indica que os factos acontecem agora;
    futuro - indica que os factos ainda irão acontecer.

Os modos verbais são os seguintes:
    indicativo
    - indica que a acção é uma realidade ou uma certeza;
    conjuntivo - exprime a acção como uma possibilidade ou uma dúvida;
    condicional - indica que a acção depende de uma condição;
    imperativo - apresenta a acção como uma ordem ou um pedido;
    infinitivo - exprime a acção de forma indeterminada.

Tópicos Similares

1. PREDICADO
    Por nina5000 no fórum Português
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 06-09-2007, 17:30
  2. Verbos
    Por nina5000 no fórum Inglês
    Última Mensagem: 26-08-2007, 15:54
  3. Verbo "Can"
    Por flor no fórum Inglês
    Respostas: 1
    Última Mensagem: 25-07-2007, 09:09
  4. Verbo "To Be"
    Por flor no fórum Inglês
    Última Mensagem: 20-07-2007, 08:40
  5. verbo devolver
    Por flor no fórum Anedotas
    Última Mensagem: 17-07-2007, 15:48

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem