Publicidade

 


Resultados 1 a 1 de 1

Tópico: Glossário de Software e Hardware

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de fredy8
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Paris
    Idade
    32
    Mensagens
    2.120
    Agradecer
    10
    Agradecido 21 vezes
    Em 7 tópicos

    Padrão Glossário de Software e Hardware



    Deixo aqui algumasexplicações de software e hardware de vários equipamentos


    A



    Abertura (aperture) - Controla a intensidade de luz que chega ao sensor. A abertura é definida pelo diafragma e pela qualidade da objectiva.

    Access Point (AP) - Nome atribuído a um equipamento de hardware ou ao software de um computador que actuam como hub de comunicação entre utilizadores de equipamentos wireless e uma rede de fios. Ou seja, é o ponto de acesso necessário entre, por exemplo, o seu portátil equipado com Centrino e o computador que existe num qualquer aeroporto ou hospital que possuam um hotspot.

    Apple Newton - Desenvolvido pela Apple e lançado em 1993, o Newton da Apple foi o primeiro PDA com navegação orientada pela caneta e com reconhecimento de escrita. O Newton nunca foi um caso de sucesso de vendas e, em 1997, os dispositivos Palm e Windows CE conquistaram este mercado. A Apple acabou por descontinuar o Newton em 1998.

    Anamórfico - É um processo de gravação de imagens no qual cada frame é comprimida horizontalmente no DVD. Durante a leitura, a imagem é expandida para uma apresentação nas proporções correctas. Este processo de restauro pode ser feito no leitor de DVD ou na televisão. Este método é geralmente aplicado para a visualização de filmes em televisões widescreen. O processo mais comum de anamorfismo é o que podemos encontrar no CinemaScope. Este oferece uma compressão/expansão de 2:1.

    Array - A área da RAM que armazena os bits. É uma matriz com inúmeras filas e colunas. Cada célula armazena um bit.

    Artifact - Defeitos de "quebra" na imagem do DVD. Erro que faz com que a imagem fique "quadriculada" ou dividida em blocos. Este problema é fruto de uma má masterização.

    Aspect Ratio - Proporção entre a largura e o comprimento da imagem no ecrã de visualização. As televisões tradicionais dispõem de um ecrã na proporção de 1.33 partes de largura para 1 parte de altura (1.33:1 ou 4:3). Já as televisões widescreen apresentam um aspect ratio de 1.77:1 ou 16:9. Este último permite uma visualização de maior área. Ou seja, o espectador tem a possibilidade de ver mais imagem (e não imagens maiores).


    B



    Balanço de brancos (white balance) - Sistema utilizado para compensar a predominância de tons que resultam da luz ambiente.

    Blackberry - Um PDA especial que é muito popular entre utilizadores empresariais devido à elevada integração de mail, SMS e mensagens pessoais.

    Buffer - Memória intermédia muito rápida, onde os dados são armazenados antes de serem escritos para os cartões (memória mais lenta). Permite tirar fotos sequenciais e gravar vídeos.

    BATERIA DE IÕES DE LÍTIO – Bateria recarregável que é utilizada para alimentar telemóveis. As baterias Li-Ion são mais leves, têm uma vida útil relativamente longa e, geralmente, não são afectadas pelo efeito de memória.

    BATERIA NICD – NiCd significa níquel de cádmio. Trata-se de uma bateria recarregável utilizada para fornecer energia a telemóveis e computadores portáteis, por exemplo. Se não forem totalmente descarregadas antes de serem recarregadas, as baterias NiCd podem ser afectadas pelo efeito de memória, que pode reduzir a respectiva autonomia.

    BATERIA NIMH – NiMH significa níquel metal hídrico. Bateria recarregável com maior capacidade do que as baterias NiCd e que é muito menos afectada pelo efeito de memória.1


    C



    Cache de nível 1 - A cache que está mais próxima do núcleo do processador. Está localizada, tipicamente, dentro do chip do CPU. Também é referida como “cache primária” ou “cache interna”.

    Cache de nível 2 - É a segunda mais próxima do núcleo do processador. Actualmente, está também localizada no processador. Referida habitualmente como: “cache secundária”.

    Cache de nível 3 - Utilizada apenas em CPU de alto desempenho (para, por exemplo, servidores). É a terceira memória mais próxima do núcleo do processador, podendo estar fora do chip do CPU. CCD (Charge Coupled Device) - O tipo de sensor mais utilizado nas câmaras digitais.

    Ciclo de memória - Tempo mínimo necessário para uma memória completar determinado ciclo (por exemplo: ler, escrever, ler/escrever, ler/modificar/escrever)

    Closed Captions - As Closed Captions são legendas codificadas na pista de vídeo do DVD como MPEG user data. Para funcionarem necessitam de um televisor equipado com descodificador específico para o efeito. O sistema NTSC possui este tipo de descodificação.

    CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor) - Um tipo de sensor muito utilizado nas câmaras extremamente económicas, mas que, graças à evolução tecnológica, já é utilizado em máquinas profissionais, nomeadamente pela Canon.

    Craddle (Berço) - Periférico utilizado para efectuar a sincronização entre o computador pessoal e o seu PDA e o carregamento da bateria deste último. Através deste processo é que o utilizador consegue passar dados de um equipamento para o outro.


    D



    DDR (Double Data Rate) - Uma tecnologia para memórias que permite a activação de operações de saída no chip, no extremo dos ciclos ascendentes e descendentes, em cada ciclo do relógio. Isto significa que se consegue uma duplicação da frequência do relógio sem se alterar a frequência geral do sistema. Ou seja, implica uma maior velocidade de transição de dados.

    Diafragma - Dispositivo que controla a quantidade de luz que chega ao sensor (ver Abertura).

    Distância focal (focal distance) - A distância (indicada em milímetros) entre o sensor e a lente que está a transmitir a imagem para o sensor. Quanto maior for este valor, maior é o zoom.

    DRAM (Dynamic Random Acess Memory) - É a memória de escrita e leitura utilizada para armazenar dados nos computadores pessoais. Cada bit de memória é armazenado numa célula composta por transístores e capacitors. Devido ao capacitor numa célula de DRAM só ter carga durante alguns milissegundos, esta tem de ser actualizada com muita frequência de forma a conseguir manter os dados.

    DTS - Digital Theater System. O DTS é um sistema de som com seis canais que rivaliza com o Dolby Surround de 5.1. O DTS tem uma qualidade de som ainda mais elevada, pois tem uma taxa de redução de dados inferior ao Dolby Surround 5.1.

    Dual Layer - Características dos DVD com duas camadas num único lado.

    DVD - Sigla que inicialmente significava "Digital Video Disc". Com o surgimento das drives de DVD-ROM e software distribuído, passou a chamar-se "Digital Versatile Disc".

    DVD-9 - Disco DVD-ROM Dual Layer com capacidade real de 7,95GB (8,54GB para os fabricantes dos discos.

    DVD-10 - Formato de disco DVD-ROM com dados armazenados nos dois lados, com uma camada por lado. Isto resulta numa capacidade real total de cerca de 8,7GB (9,4GB para os fabricantes dos discos).

    DVD-14 - Tipo de disco DVD-ROM em que um dos lados tem duas camadas de dados e o outro apenas uma. Na prática, um dos lados utiliza o formato DVD-9 e o outro lado o formato DVD-5 (14=9+5). A capacidade total destes discos é de cerca de 12.32GB (13,24GB para os fabricantes de discos).

    DVD-18 - DVD-ROM com dados gravados nos dois lados. Cada um dos lados é do tipo DVD-9, o que significa que o DVD-18 tem uma capacidade aproximada de 15,9GB (17,GB para os fabricantes de discos).

    DVD Audio- Um formato de DVD dedicado ao áudio de elevada qualidade (muito superior ao CD áudio e semelhante ao Super Audio CD). Este tipos de discos podem ainda incluir texto, imagens e vídeos opcionais.

    DVD-/+RW ou DVD±RW - Forma de denominar as unidades capazes de gravar nos formatos DVD-R, DVD-RW, DVD+R e DVD+RW.

    DVD-R - Um disco virgem que apenas pode ser gravado uma única vez em unidades do tipo DVD-R/RW ou DVD-/+RW. Após a gravação, estes discos podem ser lidos pela maioria das drives de DVD, incluindo os leitores de DVD vídeo de sala. Estes discos têm uma capacidade real máxima de 4,37GB.

    DVD+R - Discos que podem ser gravados uma única vez através de unidades DVD+RW. Capacidade de 4,37GB. DVD-RAM - DVD-Random Access Memory. O primeiro formato de discos regraváveis. Actualmente a cair em desuso, estes discos são protegidos por um cartucho e só podem ser reproduzidos em unidades compatíveis DVD-RAM.

    DVD+R DL - Formato recente que permite gravar duas camadas num lado dos disco, o que resulta numa capacidade total real de quase 8GB. É, por enquanto, o único formato capaz de gravar em Dual Layer.

    DVD-ROM - Digital Versatile Disc Read Only Memory -Formato de disco compacto “fechado”, onde só se podem ler os dados armazenados, mas não gravar informação. Um DVD-ROM pode ter até duas camadas por cada lado. A primeira com até cerca de 4,37GB de informação e a segunda com até cerca de 3,58GB (para 1MB=1024KB), o que resulta numa capacidade total de quase 8GB por lado. Os fabricantes de discos normalmente utilizam a nomenclatura de 1MB=1000KB e por isso mesmo anunciam uma capacidade de 4,7GB para a primeira camada e 3,8GB para a segunda camada, o que resulta numa capacidade total de cerca de 8,5GB. Daí as diferenças entre as capacidades anunciadas nos rótulos dos discos e as capacidades indicadas pelos programas de gravação.

    DVD-RW - Formato aprovado pelo DVD Forum para regravação de dados com capaciadade até 4,37GB. Discos DVD que podem ser regravados em unidades compatíveis DVD-RW. Têm a mesma capacidade dos discos DVD-R.

    DVD+RW - Digital Versital Disc plus Re-Writeable. Formato lançado em 2000 pela Sony, Philips e HP com o objectivo de criar um sistema de gravação de DVD mais eficiente do que os existentes na altura (DVD-RAM e DVD-RW). É também a denominação dos discos virgens, com capacidade de 4,37GB, que podem ser regravados através de unidades de DVD+RW.

    DVD Video - Formato de vídeo de alta qualidade armazenado em DVD através da codificação MPEG-2. Permite a interactividade através de menus. O método mais popular de distribuição de vídeo (veio substituir as cassetes VHS).

    DVD-VR - Formato semelhante ao DVD+VR, mas criado para ser utilizado em unidades DVD-RW. Ao contrário do +VR, o –VR tem pouca compatibilidade com os leitores DVD Video.

    DVD+VR - Formato de criação de DVD Video directamente no DVD, sem recorrer ao disco rígido, permitindo inclusivamente a edição directa no disco compacto. Para se poder utilizar este formato, é necessário recorrer a software compatível com o +VR e a unidades DVD+RW. Este formato é compatível com a maioria dos leitores de DVD Video.


    E



    Ethernet - É o nome dado à arquitectura para redes locais desenvolvida pela Xerox em cooperação com várias empresas, de entre as quais a Intel. A especificação da Ethernet serviu de base ao desenvolvimento dos protocolos IEEE 802.3. As mais recentes versões, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet, permitem taxas de transferência de 100 e 1000Mbps, respectivamente.

    EV (Exposure Value) - Mede a exposição da máquina fotográfica.

    EXIF (Exchangeable Image File) - Um formato da família JPEG, que permite incluir dados extra no ficheiro da imagem: a data e a hora em que a foto foi tirada e a configuração da máquina, entre outros.

    Exposição (exposure) - A quantidade total de luz que chega ao sensor da máquina. É resultado da abertura e da exposição.


    F



    f - Define regulação do diafragma e, consequentemente, a abertura.

    H



    Hotspot - Local geográfico onde pode ter acesso a uma rede sem fios mediante a existência de um access point. Os hotsopts já são uma realidade em Portugal. Pode encontrá-los, por exemplo, em Lisboa, no Parque das Nações e na zona das Docas. De futuro, todas as Universidades portuguesas vão ter os seus. O mesmo acontecerá em outros locais de grande fluxo de pessoas, tais como aeroportos e hospitais.


    I


    IEEE 802.11b - Protocolo concebido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers Incorporated para redes wireless locais, que funciona na banda de frequência de 2,4GHz e que permite uma velocidade de transmissão de 11 Megabits (Mbps) por segundo. Já existem novas versões que suportam o dobro desta velocidade.

    IEEE 802.11g - Desenvolvido pelo mesmo instituto, este protocolo permite efectuar uma transmissão de dados até 54Mbps. Esta norma é compatível com a IEEE 802.11b. O que podemos salientar nesta evolução é que se destina à reprodução, em tempo real, de vídeo e áudio a partir de qualquer local da rede, downloads mais rápidos e mais estabilidade em redes com muitos utilizadores.

    ISO (International Organisation for Standardisation) - O valor de ISO representa a sensibilidade do sensor à luz. Quanto maior for este valor, maior será a sensibilidade do sensor (mais luz estará presente na imagem). Nas câmaras digitais, o valor de ISO pode ser alterado através de amplificação do sinal electrónico.


    J



    JEDEC - Organização responsável por estabelecer os padrões das memórias.

    JPEG (Joint Photographic Expert Group) - Formato de ficheiro de imagem muito popular, que permite uma grande compressão mantendo uma boa qualidade.


    L



    JEDEC - Organização responsável por estabelecer os padrões das memórias.

    JPEG (Joint Photographic Expert Group) - Formato de ficheiro de imagem muito popular, que permite uma grande compressão mantendo uma boa qualidade.


    O



    Objectiva - Dispositivo constituído por lentes, que encaminha a luz para o sensor. As principais características das objectivas são a abertura e o comprimento focal (zoom).

    Obturador - Porta que deixa passar a luz para o sensor. O obturador pode ser electrónico (o sensor é ligado e desligado) ou mecânico (faz o típico “clique” com o disparo).


    R



    RAM (Random Acess Memory) - É a área de armazenamento primordial do PC. É utilizada para escrever, armazenar e retirar dados e instruções de procedimento que depois são processadas pelo CPU. O tipo de RAM que utilizamos influencia o desempenho do sistema. Isto porque a informação aqui armazenada tem de ser actualizada com frequência pelo processador.

    RAW - Formato de armazenamento de imagens em estudo bruto utilizado por algumas máquinas mais sofisticadas. Este modo permite obter fotos de maior qualidade, mas é necessário utilizar software específico – normalmente fornecido com a máquina – para converter os ficheiros RAW.

    Redução do ruído (noise reduction) - Sistema utilizado em muitas câmaras digitais para eliminar o ruído que aparece quando a utilizar valores de ISO elevados.

    Regiões - Os filmes em DVD têm alguns cuidados de compatibilidade para com o leitor. O mundo encontra-se dividido em seis regiões ou zonas. Uma medida tomada para controlar de alguma forma os lançamentos de filmes para o mercado. Os leitores estão bloqueados para a zona onde são adquiridos. No entanto, já existem muitos que são vendidos desbloqueados. Será importante informar-se no acto de compra. Portugal está na região 2.

    ROAMING – A capacidade de um subscritor utilizar um dispositivo móvel, para efectuar e receber chamadas fora da sua área de cobertura de rede nacional. O roaming assenta em acordos entre operadores de redes móveis. Habitualmente, as chamadas efectuadas desta forma são mais caras.

    ROM (Read Only Memory) - Um chip de circuito integrado que contém programas e informações que podem ser acedidos, mas não podem ser alterados.

    Router - Equipamento destinado a encaminhar pacotes de informação entre redes. No ambiente doméstico é utilizado, por exemplo, para distribuir o acesso à Net entre vários computadores e para criar pequenas redes.

    Ruído (noise) - Pontos ou pequenas manchas que poluem as fotos.


    S



    Saturação da cor - Nível de determinada cor ou conjunto de cores numa imagem. Quanto maior for a saturação de cor, mais carregadas serão as cores.

    SDRAM (Synchronous DRAM) - Um tipo de RAM concebido para disponibilizar grandes quantidades de dados a elevada velocidade. A SDRAM suporta velocidades de bus de 100 MHz e 200 MHz. O formato DDR consegue duplicar esta velocidade, já existindo versões a funcionar acima dos 500 MHz. Também pode ser utilizada em placas gráficas, onde as velocidades são ainda superiores.

    Sharpness - Indicador do “relevo” da imagem. Uma imagem com maior sharpness tende a ter os contornos mais delineados, mas pode também apresentar mais ruído. SIM - Acrónimo para Subscriber Identity Module. SIM refere-se a um pequeno cartão de plástico onde está colocado um microship. É utilizado nos telemóveis. Um cartão SIM pode armazenar toda a informação necessária para um utilizador personalizar um telefone. Ao ser retirado e inserido noutro telefone o utilizador pode importar todas as suas informações.

    Sincronização - É o acto de estabelecer uma comunicação entre dois equipamentos móveis ou entre um destes e um computador de secretária. A sincronização pode ser efectuada a partir do craddle ou por tecnologia wireless.

    SLR (Single-Lens Reflex) - Máquinas que recorrem a um conjunto de espelhos para apresentarem a imagem captada pela objectiva no visor da máquina. Sistema utilizado nas máquinas profissionais e nalguns modelos semi-profissionais.

    Strained Silicon - A tecnologia Strained Silicon permite reorganizar os átomos existentes no silício de uma forma que permite que os electrões (que constituem a corrente eléctrica) se movam mais rapidamente nos transístores. Ora transístores mais rápidos (comutam mais depressa entre 0 e 1) significam processadores mais rápidos. Os transístores são as unidades de trabalho dos processadores. Cada transístor representa um “interruptor” binário (0 e 1).

    Stylus - Também conhecida como a “caneta”. É o meio primordial de inserção de escrita no touchscreen do PDA.

    Symbian - Formada em 1998, a Symbian é uma iniciativa conjunta da Nokia, Ericsson, Motorola, Psion e Matsushita para criar um sistema operativo para PDA, smartphones e outros dispositivos wireless. O primeiro sistema operativo lançado pela Symbian foi o EPOC utilizado nas máquinas Psion (já descontinuadas).


    T



    Teleobjectiva - Objectiva com capacidade de ampliar (grande distância focal ou zoom).

    Temperatura da cor (color temperature) - Medida da qualidade da cor de uma fonte de luz, expressa em graus Kelvin. É a forma que muitas máquinas utilizam para definir o balanço de brancos.

    Tempo de exposição - Valor expresso em segundos ou fracções de segundo que indica o tempo de exposição (tempo em que o obturador se vai manter aberto).

    TIFF (Tagged Image File Format) - Formato de imagem sem compressão. Relativamente ao formato JPEG, as imagens TIFF ocupam sempre mais espaço, mas apresentam maior qualidade.

    THX - Não se trata de um formato de som. É um programa de controlo de qualidade e uma certificação aplicada a sistemas de “cinema em casa” ou a cinemas. O som certificado THX tem uma qualidade complementar, que se revela, por exemplo, no tratamento dado aos graves, com ênfase nas baixas frequências. O THX foi criado pela empresa de George Lucas. O realizador de Star Wars nunca revelou porque é que denominou desta forma o formato. Mas pensa-se que tenha herdado o nome de um dos primeiros filmes realizados por Lucas.

    Touchscreen - Ecrã que permite a interacção com um computador através do toque. Sem ser necessário teclado ou rato.


    V



    Velocidade de obturação (Shutter speed) - Velocidade de abertura e fecho do obturador. (Ver Tempo de exposição).

    Visor - Pequena "janela", também existente nas máquinas fotográficas tradicionais, utilizada pelo fotógrafo para compor a foto.


    W



    WEP - Acrónimo para Wired Equivalent Privacy. É um protocolo de segurança para WLANS definido no protocolo 802.11b. O WEP foi concebido para garantir um nível de segurança semelhante ao existente nas redes com fios. Esta protecção é accionada através da encriptação dos dados que transitam nas ondas rádio. O WEP não é tão seguro como a princípio se pensou. Por isso, já são muitos os routers que trazem, agora, chaves de encriptação WEP que chegam aos 256bits. Ou seja, são muito mais difíceis de quebrar. No entanto, as mais comuns de encontrar ainda são as chaves de 128bits.

    Widescreen - O termo widescreen é aplicado aos televisores que têm ecrãs estendidos, com proporções alongadas. Desde os primórdios da TV que as proporções dos televisores eram quase exclusivamente de 4:3. Quatro partes horizontais para cada três partes verticais. Com o surgimento do widescreen, com o formato 16:9, tentou dar-se ao utilizador doméstico a possibilidade de ter uma proporção de visualização semelhante à dos cinemas. O formato 16:9 deverá vir a substituir o 4:3 num futuro próximo. Existem directivas comunitárias para as transmissões televisivas começarem a optar cada vez mais por este formato.

    Windows CE - Sistema operativo de 32-bits para dispositivos móveis desenvolvido pela Microsoft.

    Wi-Fi - Aliança formada em 1999 por diversos fabricantes e empresas do sector das novas tecnologias. Dedicam-se à certificação de produtos que funcionem em perfeitas condições, respeitando o protocolo IEEE 802.11. Esta aliança já certificou mais de 1000 produtos desde Março de 2000. Procure o seu logótipo nas caixas dos produtos que pretende comprar, para ter a certeza absoluta que esse equipamento vai funcionar correctamente numa rede sem fios. Existem outros produtos não certificados à venda no mercado. A maioria também funciona correctamente, mas com esta certificação existem mais hipóteses do equipamento ser compatível com um maior número de outros produtos.

    Windows Mobile - Sistema operativo desenvolvido pela Microsoft destinado aos smartphones.

    WLAN - Significa Wireless Local Area Network. Ou seja, rede local sem fios. É aquilo a que chamamos a uma rede que utiliza a frequência rádio como meio para a interligação dos computadores que a compõem. Esta WLAN pode ser ligada a uma rede já existente, com fios, ou ser a génese de uma nova rede. Estas redes são utilizadas em ambientes exteriores e interiores de casas e empresas.

    WPA - Sigla para Wi-Fi Protected Acess Protocol. É um protocolo de segurança criado para melhorar o WEP. Existem duas melhorias: o nível de encriptação é superior devido à utilização do Temporal Key Integration Protocol (TKIP). O TKIP baralha as chaves de encriptação por intermédio de um algoritmo hash (número gerado a partir de um texto). O mesmo texto não consegue gerar dois números iguais. Este factor dificulta a sua descodificação e acrescenta um sistema de verificação de integridade que informa o utilizador de qualquer tentativa de entrada ilegal na rede. A segunda melhoria diz respeito à autenticação do utilizador. No WEP essa autenticação é garantida pelo MAC Adress (item que é facilmente replicado). O WPA utiliza o protocolo EAP (Extensive Authentication Protocol) que utiliza uma chave encriptada para permitir que apenas os utilizadores autorizados tenham acesso à rede. Por isso, quando for comprar o seu router tenha atenção às especificações de segurança que são referidas. Prefira WPA a WEP. Já existem alguns modelos que suportam este protocolo. Claro que são mais caros.



    X



    Xscale - O processador da Intel, Xscale é o responsável pela elevada capacidade de processamento dos dispositivos móveis. Este processador está disponível numa grande variedade de PDA.


    Z



    Zoom - Ampliação da imagem. Quando se diz que uma máquina tem uma capacidade de zoom de 4x, significa que a ampliação máxima é quatro vezes maior do que a ampliação mínima.

    Zoom digital - Ampliação feita digitalmente por interpolação ou por remoção de parte da imagem da periferia. Este tipo de zoom resulta em perda de qualidade.


    0.9



    1x, 2x… - Forma de indicar a velocidade de leitura e gravação das unidades de DVD. Cada 1x representa uma velocidade de 1,32MB/s, nove vezes mais do que cada 1x das unidades de CD (150KB/s).


    Cumps
    fredy8


  2. # ADS
    Link Patrocinador
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Localização
    G-Sat
    Idade
    6
    Mensagens
    Muitas
     

Tópicos Similares

  1. ENGENHEIROS DA ÁREA INFORMÁTICA
    Por nina5000 no fórum Profissões
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 15-09-2007, 08:26
  2. Secunia Personal Software Inspector 0.1.0.0 Beta
    Por pinoquio38 no fórum Utilitários
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 13-08-2007, 15:40
  3. As potencialidades do Windows Vista
    Por Pikuz no fórum Windows Vista / 7
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 17-04-2007, 00:30
  4. Respostas: 0
    Última Mensagem: 11-04-2007, 08:25

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •