Publicidade

 


Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Geradores eólicos caseiros - construção

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de Joel
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Localização
    CCH
    Mensagens
    2.611
    Agradecer
    181
    Agradecido 627 vezes
    Em 333 tópicos
    Entradas no Blog
    4

    Vodafone Yorn

     

    Padrão Geradores eólicos caseiros - construção

     

    A energia produzida pelo vento é um recurso energético natural que pode ser aproveitado com um investimento reduzido, é especialmente rentável em locais com muito vento. Um gerador eólica caseiro é algo possível de fazer sem custos muito elevados.


    As diferenças de pressão atmosférica causadas pelo aquecimento diferencial terrestre provocam deslocação de massas de ar (vento), a deslocação destas massas de ar são influenciadas pelas condições atmosféricas (intensidade e direcção) por obstáculos e condições do solo. O aproveitamento da energia cinética do vento é efectuada através de turbinas eólicas acopladas a geradores. A este conjunto turbina-gerador é habitualmente chamado Aerogerador. Existem vários tipos de turbinas Aeólicas cujas as diferenças incidem essencialmente na direcção do eixo de rotação (vertical e horizontal), forma e número de pás que constituem o rotor.


    Quando exposto a vento suficiente, um aerogerador produz corrente alternada (CA). Depois de rectificada (CC) esta corrente é usada para carregar de baterias e posteriormente convertida em corrente alterna. Todos os aerogeradores vêm com o seu próprio sistema de controle de carga (A, B).

    Tal como a energia solar a energia eólica é uma energia limpa, a sua inclusão em áreas ventosas em ambientes domésticos pode rapidamente trazer o retorno do investimento efectuado. Pode funcionar em simultâneo com módulos energéticos solares. O seu funcionamento não difere substâncialmente, a energia captada por um aerogerador carrega um conjunto de baterias.

    Produção de energia

    A energia cinética, resultante das deslocações de massas de ar, pode ser transformada em:


    - energia mecânica através de aeromotores;
    - energia eléctrica através de turbinas eólicas ou aerogeradores

    A potência mecânica disponível (P) numa turbina depende grandemente (factor cúbico) da velocidade do caudal de ar que passa através dela, o que faz com que o interesse e o aproveitamento deste recurso varie muito com a intensidade e a direcção do vento.

    A potência do vento que passa perpendicularmente através de uma área circular
    P = 1/2 rv3 pr2

    Onde:

    P= potência média do vento em Watts [W]
    r(rho) = densidade do ar seco = 1,225 kg/m3 (PTN)
    v= velocidade média do vento [m/s]
    p (pi) = 3.1415926535...
    r = raio do rotor em m [metros]

    A eficiência do vento em relação à energia eléctrica produzida pode ser calculada neste simples programa.


    Posso eu mesmo construir um gerador eólico caseiro ?
    Sim

    Para construir um gerador eólica existem algumas questões que se deve ter atenção

    O local onde vou instalar o aerogerador tem vento suficiente ?
    A maioria das pessoas têm a noção que vivem em locais ventosos, no entanto a maior parte das áreas residências não são adequadas para a produção de energia a partir do vento. As árvores e os edifícios diminuem a velocidade do vento, criam zonas de turbulência que podem ser destrutivas.

    Os locais abertos ou zonas junto ao litoral podem ser apropriados para colocar as turbinas. Uma torre alta pode ser útil e aumentar a rentabilidade da instalação, não esquecer que a turbina pode ter alguns efeitos nas áreas circundantes, os seus vizinhos podem não partilhar o seu entusiasmo, mas pode partilhar com eles a energia produzida e o trabalho de colocação, certamente os resultados vão ser diferentes.

    Que tamanho de turbina necessito ?
    As turbinas eólicas funcionam com o ar fino, assim necessitam de ter dimensões elevadas para produzir potencias consideráveis. Para alimentar energéticamente uma casa média as dimensões das pás necessitam de 5 metros de ponta a ponta. Um diâmetro de 2 metros pode produzir anualmente 500 Kwh.

    Que tipo de gerador devo usar ?
    A maioria dos aerogeradores pequenos são usados para carregar baterias que posteriormente vão colocar essa energia eléctrica transformada no sector normal de 220V. A escolha obvia para um aerogerador caseiro será o alternador de um veículo automóvel. Mas a utilização de uma alternador tem alguns inconvenientes, o dispositivo funciona apenas com uma rotação elevada +/- 2000RPM a velocidade das pás raramente ultrapassa as 100RPM, existe assim a necessidade de multiplicar mecânicamente este diferencial. Neste processo existem perdas significativas. Em aerogeradores instalados a baixa altitude (em relação ao solo) existe um pequeno aproveitamento energético, existe a necessidade de ter um gerador com uma eficiência muito boa para ter aproveitamento.

    Quase todas os aerogeradores pequenos de fabrico comercial usam geradores com ímans permanentes que não são fáceis de construir. O gerador é o componente fundamental para o êxito ou fracasso do projecto. Contenha o entusiasmo mas não desanime existem sempre soluções.

    Posso eu mesmo construir as pás das turbinas ?
    Sim, vamos colocar aqui alguns processos para construção das pás das turbinas, algumas mais sofisticadas em fibra outras utilizando materiais comuns usando simples tubos de polietileno.

    Não esquecer que no caso de produção de energia em excesso a EDP é obrigada a comprar essa energia produzida, se tem vento e espaço pense nisso.

    O primeiro circuito que vamos publicar é totalmente de concepção caseira, destina-se apenas a testar todo o poder que o vento tem em gerar energia, se tem possibilidade tente fazer este pequeno aerogerador, os problemas que surgem são idênticos aos geradores de maior dimensão, até a lei de murphy nº13442331 se manifesta, diz que depois de terminado, o vento não vai soprar durante 5 dias, pode fazer o download clicando em turbina eólica e na mesma linha da turbina anterior aerogerador.

    Para verificar a velocidade do vento um esquema simples de um anemómetro.

    Construir um pequeno aerogerador caseiro
    Um circuito mais complexo mas com aproveitamento energético, vamos aproveitar um motor de video gravador.


    Vamos aproveitar o circuito de três fases existente nos servo motores dos videos e fazer a sua ligação a díodos em ponte.


    vamos então ligar os díodos ao motor


    Cada enrolamento de cada fase tem a mesma resistência, aproximadamente 4 ohm, verifique com o multímetro se os enrolamentos têm todos o mesmo valor.
    Agora vamos construir as pás da turbina. Vamos para isso utilizar réguas de madeira ou metálicas preferencialmente de aluminio.


    Suporte as pás de modo a obter o máximo rendimento do vento fazendo o centro da turbina com esta forma.


    Nesta foto já com o motor incorporado



    Depois de conluído podemos então ligar o sistema a um controlador de carga e carregar baterias ou pilhas.

    Fonte:
    http://www.novaenergia.net
    Última edição por Joao Santos; 18-10-2009 às 17:32.

  2. O seguinte membro agradece a Joel por este tópico

    galantjunior (23-09-2010)

  3. # ADS
    ========
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Localização
    G-Sat
    Mensagens
    Muitas

       Publicidade

     

     

  4. #2
    G-Sat Junior Avatar de bitpt
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Mensagens
    3
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

    Padrão Re: Geradores eólicos caseiros - construção

    texto original deste documento em

    electronica-pt.com

  5. #3
    G-Sat Iniciado Avatar de Pedro R. Martins
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Mensagens
    1
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

    33 Re: Geradores eólicos caseiros - construção

    Afinal, onde fica o link em que posso ver o projeto da Turbina Eólica?

    Eu tenho um grupo que está com o projeto de fazer uma turbina eólica caseira, só que nao queremos usar o vento, queremos faze-la funcionar à base de um pedal, isso é possível?


    Obrigado pela atenção.
    Última edição por pinoquio38; 14-12-2011 às 11:43.

  6. #4
    G-Sat VIP Avatar de Joel
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Localização
    CCH
    Mensagens
    2.611
    Agradecer
    181
    Agradecido 627 vezes
    Em 333 tópicos
    Entradas no Blog
    4

    Padrão Re: Geradores eólicos caseiros - construção

    Citação Mensagem Original de Pedro R. Martins Ver Post
    Afinal, onde fica o link em que posso ver o projeto da Turbina Eólica?

    Eu tenho um grupo que está com o projeto de fazer uma turbina eólica caseira, só que nao queremos usar o vento, queremos faze-la funcionar à base de um pedal, isso é possível?


    Obrigado pela atenção.
    Boas amigo,

    O link para download é de um programa para calcular a eficiência do vento em relação à energia eléctrica produzida, e o link já está funcional.

    Agora acho que estás a fazer um bocado de confusão, a tecnologia para um gerador eólico é um pouco diferente da tecnologia para ser usada com força motriz humana.
    Existe de facto um projecto muito interessante, onde numa aldeia do Nepal foi criado um ginásio publico, com bicicletas elípticas(aquelas bicicletas de ginásio), onde era produzida a energia para a iluminação das casas dessa aldeia.

    Inté
    Joel

  7. #5
    G-Sat VIP Avatar de satpa
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Localização
    Perto do Coração
    Mensagens
    1.440
    Agradecer
    91
    Agradecido 177 vezes
    Em 131 tópicos

    Padrão Re: Geradores eólicos caseiros - construção

    Aerogerador de 1000W


    DIFICULDADE: MUITO ELEVADA


    Como construir uma turbina de 1000 watts para ajudar a carregar um banco da baterias que pode ser usado para fornecer energia a uma casa em regime de offgrid.

    O alternador usado é de imãns permanentes trifásico de corrente alterna (AC). Sendo posteriormente rectificado para corrente contínua (DC) que alimenta um controlador de carga das baterias. Os ímãns giram com o vento, as bobinas são fixas, assim não são necessárias escovas ou anéis colectores (SLIP RINGs).



    PASSO 1


    Construir os discos magnéticos



    Cortar os dois discos de aço de 12″ para colocar os imans. Os imans (12) devem ser do tipo n50 e devem ser colocados no bordo dos discos como ilustra a figura. Após isso deve ser criada uma forma para a colocação de resina. A distância entre os imans deve ser de forma a que as bobines que irão ser criadas no passo a seguir toque em ambos os imans simultaneamente (pode observar isso na figura que possui uma anilha entre 2 dos imans).









    PASSO 2

    Construir as bobines/enrolamentos


    Efectuar o enrolamento das 9 bobines e soldar estas numa configuração trifásica e preencher com resina segundo as figuras. Usar 35 voltas de 2 cabos em paralelo para um OUTPUT DE 12 VOLT. Para um OUTPUT de 24 VOLT usar apenas voltas apenas com 1 cabo. O cabo a usar é de secção 0,5 mm2 com isolamento em resina.






    PASSO 3

    Construir a estrutura dos rolamentos


    Cortar um pedaço de tubo com grande resistência, dentro desse tubo colocar um outro de menor diâmetro e comprimento. Este segundo tubo servirá para suster os 2 rolamentos no tubo principal.


    PASSO 5

    Construir as pás


    Pode usar um tubo largo para construir as pás com 10º de curvatura aproximadamente. Depois constrir a estrutura de fixação das pás ao rotor de acordo com as imagens.

    Portal Energia.com

  8. #6
    G-Sat Iniciado Avatar de marcostemoteo
    Data de Inscrição
    Aug 2010
    Idade
    48
    Mensagens
    1
    Agradecer
    0
    Um Membro agradeceu este tópico

    Padrão Re: Geradores eólicos caseiros - construção

    gostei muito do que vi sobre gerador eólico, muito obrigado.



    gostaria de saber si voçês não tem algum esquema mais detalhado de gerador eólico caseiro.
    desde já obrigodo.tas bom

  9. O seguinte membro agradece a marcostemoteo por este tópico

    Asa Branca (20-12-2012)

  10. #7
    G-Sat Iniciado Avatar de luisinhofmo
    Data de Inscrição
    Dec 2011
    Idade
    34
    Mensagens
    1
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

    Padrão Re: Geradores eólicos caseiros - construção

    Olá, esses materiais não tem nome? Gostaria de saber o que é cada um para poder adquirir. Se for possível, agradeço.

Tópicos Similares

  1. Materias sobre artes
    Por nina5000 no fórum História
    Respostas: 38
    Última Mensagem: 15-07-2007, 15:14
  2. Geradores eólicos voadores
    Por Joel no fórum Eólica
    Respostas: 1
    Última Mensagem: 16-05-2007, 11:38
  3. Respostas: 0
    Última Mensagem: 05-04-2007, 22:28
  4. Palácio de Versalhes
    Por vander no fórum Lugares e Monumentos Internacionais
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 31-01-2007, 14:13

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •