Publicidade

 


Resultados 1 a 1 de 1

Tópico: Águas que dão vida à vida

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de camartins
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Localização
    G-Sat
    Idade
    45
    Mensagens
    2.757
    Agradecer
    190
    Agradecido 87 vezes
    Em 53 tópicos

    Padrão Águas que dão vida à vida

     

    Portugal é um dos países mais ricos em nascentes naturais aproveitadas para fins terapêuticos. Falamos das termas, o local ideal para retemperar forças.

    Dos problemas respiratórios aos digestivos, passando pelas doenças reumáticas, há por quase todo o país águas benéficas para a saúde.

    É no verde do nosso património natural que se enquadram as fontes de águas minerais, aproveitadas desde os tempos dos romanos para fins medicinais. Os romanos são, aliás, conhecidos pela grandiosidade dos seus banhos, estabelecimentos imponentes e luxuosos de que ficaram vestígios um pouco por todo o império por eles conquistado.

    As ruínas preservadas até ao nosso tempo são disso testemunho, sendo as de Caracala, em Roma, talvez as mais conhecidas.

    Os romanos trouxeram também para Portugal o hábito de tomar águas medicinais quentes, erguendo termas em diversas povoações. Muitas viriam a ser destruídas pelos árabes, mas outras foram reconstruídas e muitas delas sobrevivem até à actualidade. O legado romano é ainda grande no nosso país, tendo sido encontrados vestígios dos antigos balneários.

    São muitas as nascentes de águas minerais existentes no país, quase todas concentradas na região norte e no centro. Águas puras que, pelas suas características, composição e temperatura, as tornam excelentes para o tratamento de variadas doenças, das que afectam os aparelhos respiratório e digestivo às do foro reumatológico, entre outras.

    Dotadas de modernas infra-estruturas e equipamentos e oferecendo técnicas inovadoras aplicadas por profissionais qualificados, as estâncias termais são cada vez mais procuradas. Os seus benefícios vão muito para além das qualidades medicinais, na medida em que as termas se situam em zonas muito ricas em património natural e cultural, constituindo espaços ideais para descansar e uma oportunidade para, ao mesmo tempo, conhecer melhor o país.

    Principais estâncias termais do nosso país

    Fiquemos então a conhecer as principais estâncias termais do nosso país, de acordo com informação recolhida no site da Associação Termas de Portugal(www.termasdeportugal.pt):

    Caldas da Felgueira - Com uma história que remonta ao fim do século XVIII, esta estância termal é indicada sobretudo para afecções das vias respiratórias e afecções reumáticas e músculo-esqueléticas; Situada no distrito de Viseu, está aberta de 13 de Fevereiro a 31 de Dezembro.

    Caldas da Saúde - Situadas no coração do Minho, são igualmente adequadas para afecções das vias respiratórias e do foro reumatológico e músculo-esquelético; a época termal é de 2 de Janeiro a 22 de Dezembro.

    Caldas de Arego (Douro) - As suas águas são referenciadas desde a Idade Média e o seu poder curativo levou mesmo a rainha D. Mafalda a ali construir uma albergaria no século XII; Abertas de Junho a Outubro, proporcionam alívio a afecções das vias respiratórias, reumáticas e músculo-esqueléticas, oferecendo ainda medicina física e de reabilitação.

    Caldas das Taipas - Sobre a margem direita do Rio Ave, no concelho de Guimarães, esta estância termal está aberta todo o ano e as suas águas são indicadas para o tratamento de afecções das vias respiratórias, reumáticas e músculo-esqueléticas, mas também para doenças da pele, dispondo ainda de medicina física e de reabilitação.

    Caldas de Vizela - Envoltas num vasto parque, verde como só no Minho se encontra, estas termas são procuradas por quem sofre de afecções das vias respiratórias, reumáticas e músculo-esqueléticas, mas também por quem apresenta patologias dermatológicas; a época terminal decorre entre 1 de Abril e 30 de Novembro.

    Caldas do Gerês - Em pleno parque nacional da Peneda-Gerês, esta estância termal é recomendada para pessoas que sofram de doenças dos aparelhos digestivo e circulatório, bem como para quem sofre de doenças metobólico-endócrinas; funciona de 1 de Maio a 31 de Outubro.

    Caldas Santas de Carvalhelhos - Situadas a 800 metros de altitude, em plena serra do Barroso, são o local ideal para recuperar energias, oferecendo uma água de mineralização mediana indicada para repor o equilíbrio natural do organismo; abertas apenas em Julho, Agosto e Setembro, são apropriadas para doenças da pele, afecções dos aparelhos digestivo e circulatório.

    Hospital Termal Rainha D. Leonor - O mais antigo do mundo, o hospital termal das Caldas da Rainha foi fundado em 1485 pela Rainha D. Leonor; aberto todo o ano, proporciona alívio às afecções das vias respiratórias, reumáticas e músculo-esqueléticas.

    Termas da Piedade - Com 100 anos de existência e situadas próximo de Alcobaça, as suas águas têm propriedades terapêuticas nos casos de doenças do aparelho digestivo, afecções reumáticas e músculo-esqueléticas; a época termal começa a 1 de Maio e termina a 31 de Outubro.

    Termas de Alcafache - Enquadradas no cenário natural do rio Dão, estas termas sulfurosas são sobretudo adequadas para as afecções das vias respiratórias, reumáticas e músculo-esqueléticas; é possível frequêntá-las de 1 de Maio a 30 de Novembro.

    Termas de Cabeço de Vide - Situadas no Norte Alentejano, estas nascentes de águas minero-medicinais são conhecidas desde tempos antigos pelo nome de "A Sulfúrea"; já utilizadas pelos romanos, são agora procuradas, de meados de Março a meados de Novembro, por quem apresenta problemas das vias respiratórias, doenças da pele ou afecções reumáticas e músculo-esqueléticas.

    Termas de Caldelas - Entre os rios Cávado e Homem, oferecem águas benéficas para as patologias da pele e do aparelho digestivo; a época prolonga-se de 1 de Maio a 31 de Outubro.

    Termas de Chaves - Encravadas na serra transmontana, estão abertas todo o ano a quem procura descanso e se que queixa de problemas do aparelho digestivo, do foro reumático e músculo.-esquelético.

    Termas da Curia - Em plena região da Bairrada, as águas da Curia são conhecidas pelos seus benefícios nas patologias do aparelho circulatório, nas doenças metabólico-endócrinas, afecções urinárias e reumáticas, estando abertas todo o ano.

    Termas da Quinta da Torre - Onde os rios Douro e Tâmega se juntam, esta estância termal é desde o século XIX bálsamo para quem sofre de dificuldades respiratórias e para quem apresenta queixas do foro reumático e músculo-esquelético; a época abre a 1 de Maio e encerra a 31 de Outubro.

    Termas do Luso - Na encosta da Serra do Buçaco, as águas do Luso têm diversas virtudes terapêuticas, sendo procuradas por quem sofre de afecções das vias respiratórias, do aparelho circulatório, urinárias e reumáticas; de 2 de Maio a 31 de Outubro é possível ali recuperar forças.

    Termas de Manteigas - De 1 de Maio a 31 de Outubro, é possível respirar o ar puro da Serra da Estrela nesta estância que oferece benefícios terapêuticos precisamente a quem tem dificuldades respiratórias; as suas águas são igualmente adequadas para as queixas reumáticas e músculo-esqueléticas.

    Caldas de Monchique - Este é o único complexo termal situado no Algarve, estando aberto o ano inteiro; as afecções das vias respiratórias, do aparelho digestivo e reumáticas são as que justificam a procura das suas saudáveis águas.

    Termas de Monfortinho - Abertas todo o ano, situam-se à roda das nascentes de água mineral da Fonte Santa, nas faldas da Serra de Penha Garcia; oferecem alívio em casos de doenças da pele, de afecções do aparelho digestivo e em diversas patologias do foro ginecológico.

    Termas de Monte Real - Tendo o pinhal de Leiria como cenário, estão abertas de Abril a Novembro para quem busca alívio para doenças dos aparelhos respiratório e digestivo, bem como para problemas reumáticos.

    Termas de Nisa - Nascente de água sulfurosa, é conhecida desde finais do século XVII; aberta de Abril a Novembro de cada ano, esta estância do Alto Alentejo proporciona benefícios terapêuticos em casos de afecções respiratórias, doenças da pele, reumáticas e metabólico-endócrinas, oferecendo ainda medicina física e de reabilitação.

    Termas de S. Pedro do Sul - Centro termal com história, recebe todo o ano pessoas que sofrem de afecções das vias respiratórias, doenças metabólico-endócrinas, afecções reumáticas e músculo-esqueléticas, dispondo também de medicina física e de reabilitação.

    Caldas de S. Jorge - Num vale banhado pelo rio Ulma, afluente do Douro, estas termas são o refúgio adequado para quem quer estar em contacto com a natureza e beneficiar das virtudes terapêuticas de uma água indicada para problemas das vias respiratórias, doenças da pele e reumáticas; estão abertas de 1 de Abril a 15 de Novembro.

    Termas de Vidago - De 1 de Junho a 10 de Outubro, esta conhecida estância transmontana insere-se num ambiente natural deslumbrante, sendo as suas águas minero-medicinais recomendadas para doenças do sistema nervoso, dermatológicas, respiratórias e digestivas.

    Termas do Carvalhal - A montanha é o cenário natural desta estância enquadrada pelas serras de Montemuro e da Arada; de 1 de Abril a 31 de Outubro, quem sofre de afecções respiratórias, problemas de pele, perturbações digestivas e do foro ginecológico encontra alívio nas suas águas.

    Termas do Vimeiro - De frente para o mar, na região de Torres Vedras, oferecem tranquilidade a quem as procurar de 1 de Junho a 30 de Setembro; quanto às virtudes medicinais das suas águas, são conhecidas por quem se queixa de dificuldades respiratórias, problemas digestivos e de circulação, bem como doenças da pele.

    A verdade é que, praticamente de Norte a Sul do País, é possível beber saúde nas águas minero-medicinais que brotam do nosso solo. Para fugir ao bulício citadino, quando ainda se está no activo, ou para regressar às origens, quando já chegou a idade da reforma, as termas são o local ideal para recarregar baterias.

    Fonte: Farmácia Saúde

  2. # ADS
    ========
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Localização
    G-Sat
    Idade
    6
    Mensagens
    Muitas

       Publicidade

     

     

Tópicos Similares

  1. lições de vida piu piu
    Por zito123 no fórum Pensamentos / Mensagens
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 26-12-2006, 18:03
  2. a arte da vida !!!
    Por vander no fórum Pensamentos e Reflexões
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 13-12-2006, 14:32
  3. A vida de aguia
    Por zito123 no fórum Divertidas
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 12-12-2006, 19:58
  4. A vida....
    Por joecurtis no fórum Divertidas
    Respostas: 1
    Última Mensagem: 04-11-2006, 21:48

Tags para este Tópico

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •