Publicidade

 


Página 1 de 20 1234511 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 199

Tópico: Lista de Países do Mundo (por ordem alfabética)

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de freundlich
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Idade
    37
    Mensagens
    308
    Agradecer
    2
    Agradecido 19 vezes
    Em 12 tópicos

    Padrão Lista de Países do Mundo (por ordem alfabética)

     

    Este artigo consiste numa lista de estados soberanos do mundo, incluindo os estados independentes de jure e de facto.



    De modo a figurar na lista como um país de facto independente, o estado tem de obedecer ao artigo 1º da Convenção de Montevideu de 1933, o que significa que a entidade tem de apresentar as seguintes qualificações:

    a) uma população permanente
    b) um território definido;
    c) governo;
    d) capacidade para entrar em relações com os outros estados.

    Com as notas, alguma informação é dada:

    * A razão por que um estado não-de jure é listado 1
    * As dependências 2
    * As estruturas federais, quando aplicável 3
    * As entidades autónomas dentro do território do estado soberano 4
    * Outras observações

    Os nomes são apresentados nos padrões de português de Portugal (e outros países) e do Brasil; havendo diferenças dentro dos próprios padrões, elas são também apresentadas. Adicionalmente, também figuram os nomes na(s) língua(s) oficial(ais) do país.

    * Em português, o nome do país é apresentado na forma curta (ex: Afeganistão) e na forma oficial (ex: República Islâmica do Afeganistão). Em caso de diferença entre padrões de português, ela é apresentada.
    * Na língua oficial, o nome do país é apresentado na forma curta e na forma oficial. Quando necessário, a transliteração para o alfabeto latino é apresentada a par dos caracteres escritos originais (cirílico, caracteres chineses, etc.). Quando possível, a latinização preferida pelo país foi usada.

    A inclusão de qualquer nome e/ou país neste artigo não deve pressupor a adopção de uma posição oficial nalguma disputa sobre esse nome e/ou país. Entidades consideradas micro nações não reconhecidas internacionalmente não foram incluídas.

    Fonte:wikipédia
    Última edição por pinoquio38; 09-03-2013 às 11:11.

  2. # ADS
    ========
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Idade
    6
    Mensagens
    Muitas

       Publicidade

     

     

  3. #2
    G-Sat VIP Avatar de freundlich
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Idade
    37
    Mensagens
    308
    Agradecer
    2
    Agradecido 19 vezes
    Em 12 tópicos

    Padrão Abecásia

    A Abecásia ou Abcásia (em abecásio: Аҧсны, transl. Aphsny; em georgiano: აფხაზეთი, transl. Apkhazeti; em russo: Абхазия, transl. Abkhaziya) é uma região no Cáucaso, que é de jure uma república autônoma no norte da Geórgia, mas que pleiteia independência, tendo-a declarado após a guerra civil em 1992-1993 que arruinou a economia local e matou milhares de civis. Permanece em grande medida de fato independente da Geórgia e mantém controlo sobre grande parte do seu território, embora não seja reconhecida internacionalmente. A capital é Sukhumi.

    A Abecásia se localiza no Cáucaso, entre a Ásia e a Europa. É uma região coberta por montanhas, cujas costas são banhadas pelo mar Negro. De seus 8.700 km2 de extensão, cerca de 75% correspondem a zonas montanhosas, especialmente na zona oriental, próxima à Svanétia, onde algumas montanhas ultrapassam os 4.000 metros de altitude. Os diferentes "braços" que se desprendem da cordilheira principal do Cáucaso formam profundos vales, cruzados por trechos de leitos fluviais pequenos, porém importantes. Um destes é o lago Ritsa, ao norte de Gagra, considerado um dos lagos montanhosos mais belos do mundo. Neste ambiente encontra-se também a caverna mais profunda da Terra, a Krubera-Voronya, situada no maciço de Arabika, que chega a uma profundidade de 2.160 metros abaixo do nível do mar.

    Gagra vista do mar Negro


    Grande parte do território da Abecásia (cerca de 70%) está coberto por bosques de carvalhos, faias e amieiros. No intervalo de altitude que vai do nível do mar até os 600 metros, a região é rica em bosques caducifólios. Acima deste nível, e até 1.800 metros de altura, proliferam diversas espécies de coníferas, incluindo algumas das árvores mais altas da Europa, como abetos que superam os 70 metros. Já entre 1.800 e 2.900 metros de altitude, encontram-se planícies com características alpinas, e, finalmente, acima disto, se estendem as neves eternas da cordilheira, e os glaciares.

    A Abecásia goza dum clima subtropical temperado, devido ao efeito regulador do mar Negro e ao "biombo climático" formado pelo Cáucaso, que evita a entrada dos ventos frios boreais. A média anual de temperaturas alcança os 15°C, com mínimas de 4°C no inverno (em janeiro) e máximas de 23°C no verão (em julho). As precipitações oscilam entre os 1.100 e 1.500 milímetros de chuva anuais, e a umidade do ar é relativamente baixa. Acima dos 1.000 metros acima do nível do mar, a amplitude térmica aumenta, e se produzem invernos e verões mais duros, fomando um clima de características continentais. Acima dos 2.000 metros de altitude prevalece o clima de montanha, e as temperaturas baixam consideravelmente. Nas regiões do interior as precipitações aumentam, podendo chegar a 3.500 milímetros anuais nas zonas montanhosas. A neve pode se acumular até ultrapassar os cinco metros de altura, em certas regiões mais próximas ao Cáucaso; as avalanches representam um perigo latente nos poucos centros habitados destas regiões.

    Devido ao seu clima agradável e suas belas paisagens, parte deste território foi um local de grande afluência turística; desenvolveu-se também a agricultura, principalmente com o cultivo de chá, tabaco e diversas frutas, além de vinhedos.



    Fonte:wikipédia

  4. #3
    G-Sat VIP Avatar de freundlich
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Idade
    37
    Mensagens
    308
    Agradecer
    2
    Agradecido 19 vezes
    Em 12 tópicos

    Padrão Afeganistão

    O Afeganistão (oficialmente, República Islâmica do Afeganistão, د افغانستان اسلامي جمهوریت em pachto, جمهوری اسلامی افغانستان em persa) é um país sem saída para o mar no centro da Ásia. É comumente designado como um país da Ásia central, da Ásia meridional e do Oriente Médio. Possui vínculos religiosos, etno-lingüísticos e geográficos com a maioria dos países vizinhos. Limita com o Paquistão ao sul e ao leste, com o Irã a oeste, com o Turcomenistão, o Uzbequistão e o Tadjiquistão ao norte, e com a China a nordeste. O nome do país significa "terra dos afegãos".

    O país é um cadinho cultural entre o Ocidente e o Oriente e tem sido um antigo ponto focal para o comércio e a migração. Sua localização é estratégica, ao ligar o sul, o centro e o sudoeste da Ásia. Ao longo de sua história, o país assistiu a diversos invasores e conquistadores, embora em outras ocasiões reinos locais tenham invadido as regiões vizinhas. O Império Durrani, fundado em 1747, tinha por capital a cidade de Kandahar; posteriormente, a capital foi transferida para Cabul e a maior parte do seu território foi cedida a países vizinhos. No final do século XIX, o Afeganistão tornou-se um Estado-tampão envolvido no "Grande Jogo" entre o Império Britânico e o Império Russo. Em 19 de agosto de 1919, após a terceira Guerra Anglo-Afegã, o país recuperou a sua independência plena do Reino Unido.

    Desde o final dos anos 1970, o Afeganistão vem sofrendo uma guerra civil contínua e brutal, que incluiu intervenções estrangeiras como a invasão soviética de 1979 e a recente ação chefiada pelos EUA que derrubou o regime dos talibãs. No final de 2001, o Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou a criação de uma Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF, em inglês), composta por tropas da OTAN que apóiam os esforços do governo do Presidente Hamid Karzai para estabelecer o império da lei e para reconstruir a infra-estrutura do país. Em 2005, o país assinou com os EUA um acordo de parceria estratégica que prevê uma relação de longo prazo entre as duas partes. Vários milhões de dólares foram recebidos da comunidade internacional para investimentos na reconstrução do país.

    O Afeganistão é um país montanhoso, embora inclua planícies no norte e no sudoeste. O ponto mais alto do Afeganistão, o Nowshak, atinge uma altitude de 7 485 m acima do nível do mar. Grandes extensões do país são secas, e o fornecimento de água doce é limitado. O Afeganistão tem um clima continental, com verões quentes e invernos frios. O país é frequentemente abalado por sismos.

    Além da capital, Cabul, as maiores cidades do país são Herat, Jalalabad, Mazar-e Sharif e Kandahar. Ver também a Lista de cidades no Afeganistão.



    A gênese da região liga-se ao dobramento ocorrido no período Cenozóico Terciário (moderno ou recente), de origem tectônica, quando a península do Decão (Índia) chocou-se com o atual continente asiático, formando a maior cordilheira do mundo, o Himalaia. Na região do Afeganistão, o conjunto montanhoso chama-se Hindu Kush. Por estar na região de dobramento entre a Placa Tectônica da Índia e a Placa Asiática, o Afeganistão apresenta certas porções de seu terreno com relevos bastante acidentados. Esse tipo de relevo inclusive foi um obstáculo às tropas estadunidenses na invasão do país em 2001.

    Dados gerais

    Localização - Ásia meridional, a norte e a oeste do Paquistão, a leste do Irão

    Coordenadas geográficas - 33º 00' N, 65º 00' E

    Referências de mapa - Ásia

    Área

    * total: 647 500 km²
    * terra: 647 500 km²
    * água: 0 km²

    Área - comparativa

    * Comparação com Angola: um pouco mais de metade do tamanho de Angola
    * Comparação com o Brasil: um pouco maior que Minas Gerais
    * Comparação com Cabo Verde: mais de 160 vezes maior que Cabo Verde
    * Comparação com a Guiné-Bissau: quase 18 vezes maior que a Guiné-Bissau
    * Comparação com Moçambique: não muito menor que Moçambique
    * Comparação com Portugal: um pouco mais de 7 vezes maior que Portugal
    * Comparação com São Tomé e Príncipe: quase 650 vezes maior que São Tomé e Príncipe
    * Comparação com Timor-Leste: mais de 43 vezes maior que Timor-Leste

    Fronteiras terrestres

    * total: 5 529 km
    * países fronteiriços
    o Paquistão - 2 430 km
    o Tadjiquistão - 1 206 km
    o Irão - 936 km
    o Turcomenistão - 744 km
    o Uzbequistão - 137 km
    o República Popular da China - 76 km

    Costa - 0 km (interior)

    Reivindicações marítimas - não tem (interior)

    Rios - Amu Dária, rio Cabul, Hari Rud, Helmand

    Terreno - principalmente montanhas escarpadas - o Hindu Kush e cordilheiras relacionadas; planícies no norte e sudoeste

    Extremos de elevação

    * ponto mais baixo: Amu Dária - 258 m
    * ponto mais alto: Nowshak - 7 485 m

    Recursos naturais - gás natural, petróleo, carvão, cobre, cromite, talco, barites, enxofre, chumbo, zinco, ferro, sal e pedras preciosas e semipreciosas

    Uso da terra

    * terra arável: 12,13%
    * cultivo permanente: 0,22%
    * pastos permanentes: n/a
    * florestas: n/a
    * outros: 87,65% (estimativa de 1998)

    Terra irrigada - 23 860 km² (estimativa de 12569)

    Perigos naturais - Ocorrem sismos nas montanhas Hindu Kush; cheias; secas

    Ambiente - problemas actuais - recursos naturais de água doce são limitados; abastecimento inadequado de água potável; degradação dos solos; sobrepastagem; desflorestação (a maior parte das florestas que restam está a ser cortada para obter combustível e materiais de construção); era do gelo, peido de véia do ar de da água

    Ambiente - acordos internacionais

    * é parte de: Biodiversidade, Desertificação, Espécies Ameaçadas, Modificação Ambiental, Despejos Marítimos
    * assinou mas não ratificou: Mudanças Climáticas, Resíduos Perigosos, Lei do Mar, Conservação da Vida Marinha

    Geografia - nota - é um país interior; as montanhas do Hindu Kush, que se estendem de nordeste para sudoeste, separam as províncias do norte do resto do país; os picos mais elevados situam-se no Vakhan setentrional (Corredor de Wakhan)


    Fonte:wikipédia

  5. #4
    G-Sat VIP Avatar de freundlich
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Idade
    37
    Mensagens
    308
    Agradecer
    2
    Agradecido 19 vezes
    Em 12 tópicos

    Padrão África do Sul

    A África do Sul é o país mais meridional da África, limitado a norte pela Namíbia, por Botswana e pelo Zimbabwe, a leste por Moçambique e pela Suazilândia, a leste e a sul pelo oceano Índico e a oeste pelo oceano Atlântico, e rodeando por completo o Lesoto. As três capitais são Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein.

    A África do Sul, como o próprio nome indica, é o país mais meridional de África, ocupando toda a ponta sul do continente entre o oceano Atlântico e o oceano Índico. A paisagem é variada. Na parte ocidental, estende-se um grande planalto composto em parte por deserto e em parte por pastagens e savanas, cortado pelo curso do rio Orange e do seu principal afluente, o Vaal. A sul, erguem-se as cordilheiras do Karroo e, a leste, o Drakensberg, a maior cadeia montanhosa da África meridional. A norte, o curso do rio Limpopo serve de fronteira com o Botswana e o Zimbabwe.

    O clima varia entre uma pequena zona de clima mediterrânico, no extremo sul, na região do Cabo, a desértico a noroeste. No Drakensberg há áreas com clima de montanha.

    A maior cidade é Joanesburgo. A Cidade do Cabo, Durban e Pretória são outras cidades importantes.


    Dados gerais

    Localização - África meridional, na ponta sul do continente africano

    Coordenadas geográficas - 29° 00' S, 24° 00' E

    Referências de mapa - África

    Área

    * Total - 1 219 912 km²
    * Terra - 1 219 912 km²
    * Água - 0 km²
    * Nota - inclui as Ilhas do Príncipe Eduardo (ilhas Marion e do Príncipe Eduardo)

    Área - comparativa

    * Comparação com Angola: ligeiramente menor que Angola
    * Comparação com o Brasil: ligeiramente menor que o Pará
    * Comparação com Cabo Verde: mais de 302 vezes maior que Cabo Verde
    * Comparação com a Guiné-Bissau: quase 34 vezes maior que a Guiné-Bissau
    * Comparação com Moçambique: uma vez e meia o tamanho de Moçambique
    * Comparação com Portugal: mais de 13 vezes maior que Portugal (Portugal caberia inteiro dentro da província de KwaZulu-Natal)
    * Comparação com São Tomé e Príncipe: quase 1220 vezes maior que São Tomé e Príncipe
    * Comparação com Timor-Leste: mais de 81 vezes maior que Timor-Leste

    Fronteiras terrestres

    * total - 4 750 km
    * países fronteiriços
    o Botswana - 1 840 km
    o Lesoto - 909 km
    o Namíbia - 855 km
    o Moçambique - 491 km
    o Suazilândia - 430 km
    o Zimbabwe - 225 km

    Costa - 2 798 km

    Fronteiras marítimas - A África do Sul é banhada pelo oceano Atlântico na costa ocidental, e pelo oceano Meridional e o oceano Índico na costa oriental. As correntes principais nestes oceanos são a corrente de Benguela (fria) e a corrente das Agulhas (quente). O ponto delimitador oficial dos oceanos Atlântico e Índico é o cabo das Agulhas.

    Reivindicações marítimas

    * zona contígua - 24 milhas náuticas
    * plataforma continental - até à profundidade de 200 m, ou até á profundidade de exploração
    * zona económica exclusiva - 200 milhas náuticas
    * águas territoriais - 12 milhas náuticas

    Clima - em geral semi-árido; subtropical na costa oriental; dias solarengos e noites frescas

    Terreno - um vasto planalto central orlado por colinas escarpadas e uma planície costeira estreita

    Extremos de elevação

    * ponto mais baixo: Oceano Atlântico - 0 m
    * ponto mais elevado: Njesuthi - 3 408 m

    Recursos naturais - ouro, crómio, antimónio, carvão, ferro, manganês, níquel, fosfatos, estanho, urânio, diamantes, platina, cobre, vanádio, sal e gás natural

    Uso da terra

    * terra arável - 12,13% (1998) (10% - 1993)
    * cultivo permanente - 0,77% (1998)
    * pastagens permanentes - 67% (1993)
    * florestas - 7% (1993)
    * outros - 15% (estimativa de 1993)

    Terra irrigada - 13 500 km² (estimativa de 1998) (12 700 km² - est. 1993)

    Perigos naturais - secas prolongadas

    Ambiente - problemas actuais - a falta de rios ou lagos arteriais importantes provoca a necessidade de fortes medidas de conservação e controlo; o crescimento do uso de água ameaça suplantar a capacidade de fornecimento; poluição dos rios por efluentes agrícolas e por descargas urbanas; poluição atmosférica causa chuva ácida; erosão do solo; desertificação

    Ambiente - acordos internacionais

    * é parte de: Antártico - Protocolo Ambiental, Tratado da Antártida, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Desertificação, Espécies Ameaçadas, Resíduos Perigosos, Lei do Mar, Despejos Marítimos, Conservação da Vida Marinha, Banimento de Ensaios Nucleares, Protecção da Camada de Ozono, Poluição Causada por Navios, Zonas Húmidas, Caça à Baleia
    * assinou mas não ratificou: - nenhum dos acordos seleccionados

    Geografia - nota - A África do Sul rodeia por completo o Lesoto e quase por completo a Suazilândia. O ponto mais meridional de África é o cabo das Agulhas na província do Cabo Ocidental. O Trópico de Capricórnio atravessa a Província do Limpopo.

    Fonte:wikipédia

  6. #5
    G-Sat VIP Avatar de freundlich
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Idade
    37
    Mensagens
    308
    Agradecer
    2
    Agradecido 19 vezes
    Em 12 tópicos

    Padrão Albânia

    A Albânia (em albanês: Republika e Shqipërisë) é um país europeu situado na península balcânica, cuja capital é Tirana. Faz fronteira ao norte com a Sérvia e Montenegro, a leste com a Macedónia, a leste e a sul com a Grécia e a oeste com o Mar Adriático, do outro lado do qual se encontra a Itália. A língua oficial é o albanês.

    A Albânia está dividida em 12 prefeituras (albanês: qarke, singular qark), às vezes traduzidas como condados ou regiões. As prefeituras estão por sua vez divididas em 36 distritos (albanês: rrethe, singular rrethi), às vezes traduzidos como subprefeituras. Apesar de terem sido dissolvidos em 2000, os distritos continuam mantendo papel administrativo. Os distritos estão subdivididos em 309 comunas (albanês: komuna) e 65 municipalidades (albanês: Bashkia). A municicipalidade de Tirana, onde se localiza a capital, tem um estatuto especial.

    1 Berat
    2 Dibër
    3 Durrës
    4 Elbasan
    5 Fier
    6 Gjirokastër
    7 Korçë
    8 Kukës
    9 Lezhë
    10 Shkodër
    11 Tirana
    12 Vlorë




    A Albânia consiste, principalmente, de terreno montanhoso ou de colinas, com a montanha mais elevada a atingir 2 753 m acima do nível do mar. A maior parte do país tem um clima continental, com invernos frios e verões quentes.

    Além da capital, Tirana, que tem 520 000 habitantes, as cidades principais são Durrës, Elbasan, Shkodër, Gjirokastër, Vlorë, Korçë, Shëngjin, Berat e Sarandë.

    Dados gerais

    * Localização: Região dos Balcãs, na Europa oriental
    * Coordenadas geográficas: 41º 00' N, 20º 00' E
    * Referências de mapa: Europa
    * Área:
    o total: 28 748 km²
    o terra: 27 398 km²
    o água: 1 350 km²
    * Área - comparativa:
    o Comparação com Angola: algo maior que que o Kwanza Norte.
    o Comparação com o Brasil: ligeiramente maior que Alagoas.
    o Comparação com Cabo Verde: mais de sete vezes maior que Cabo Verde.
    o Comparação com a Guiné-Bissau: com cerca de 80% do tamanho da Guiné-Bissau.
    o Comparação com Moçambique: não muito maior que a província de Maputo.
    o Comparação com Portugal: ligeiramente maior que o Alentejo.
    o Comparação com São Tomé e Príncipe: quase 29 vezes maior que São Tomé e Príncipe.
    o Comparação com Timor-Leste: quase duas vezes maior que Timor-Leste.
    * Fronteiras terrestres:
    o total: 720 km
    o países fronteiriços:
    + Sérvia e Montenegro - 287 km (114 km com a Sérvia e 173 km com o Montenegro)
    + Grécia - 282 km
    + Macedónia - 151 km
    * Costa - 362 km
    * Lagos:
    o Lago Ohrid - É o lago principal, situado na fronteira com a Macedônia. Este lago é alimentado pelas águas do rio Drin, cujas barragens fornecem 80% da energia elétrica do país.
    o Lago Scutari - Na fronteira com a Sérvia e Montenegro (Montenegro).
    o Lago Prespa - Na fronteira com a Macedônia e a Grécia.
    * Principais rios: rio Drin, rio Drinii Zi, rio Mat, rio Shkumbin, rio Devoli, rio Seman e rio Vijosë.
    * Reivindicações marítimas:
    o plataforma continental - até à profundidade de 200 m, ou até á profundidade de exploração
    o águas territoriais - 12 milhas náuticas
    * Clima: temperado suave; invernos frescos nublados e húmidos; verões quentes limpos e secos; o interior é mais frio e mais húmido
    * Terreno: (Maja e Korabit no Mali Korabit) em Golem - 2 753 m
    * Recursos naturais: petróleo, gás natural, carvão, crómio, cobre, madeira, níquel e força hidroeléctrica (Energia hidroelétrica).
    * Uso da terra:
    o terra arável - 21%
    o cultivo permanente - 5%
    o pastagens permanentes - 15%
    o florestas - 38%
    o outros - 21% (estimativas de 1993)
    * Terra irrigada: 3 400 km² (est. de 1998)
    * Perigos naturais: sismos destrutivos; ocorrem tsunamis ao longo da costa sudoeste
    * Ambiente - problemas actuais: desflorestação, erosão dos solos, poluição das águas devido a efluentes industriais e domésticos.

    * Ambiente - acordos internacionais:

    *
    o é parte de: Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Resíduos Perigosos, Protecção da Camada de Ozono, Zonas Húmidas
    o assinou mas não ratificou - nenhum dos acordos seleccionados.
    * Geografia - nota: situa-se numa localização estratégica no estreito de Otranto (que liga o mar Adriático ao mar Jónico e ao mar Mediterrâneo).

    Fonte:wikipédia

  7. #6
    G-Sat VIP Avatar de freundlich
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Idade
    37
    Mensagens
    308
    Agradecer
    2
    Agradecido 19 vezes
    Em 12 tópicos

    Padrão Alemanha

    A Alemanha (nome oficial: República Federal da Alemanha, em alemão: Bundesrepublik Deutschland) é um país localizado na Europa central, membro fundador da União Européia, membro da NATO e do Grupo dos Oito. O país é limitado a norte pelo Mar do Norte, pela Dinamarca e pelo Mar Báltico, a leste pela Polónia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e os Países Baixos.

    A região chamada Germânia habitada por vários povos germânicos foi conhecida e documentada antes de 100 dC. Desde o século X, os territórios alemães formaram a parte central do Sacro Império Romano, que durou até 1806. Durante o período, no século XVI, as regiões do norte da Alemanha tornaram-se o centro da Reforma Protestante. A definição de Estado-nação para a Alemanha é recente, o país foi unificado pela primeira vez durante a Guerra Franco-prussiana em 1871. Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois estados,nas linhas de ocupação dos aliados em 1949.

    Desde a Reunificação em 1990, o estado alemão é uma república federal parlamentarista com 16 estados federais (Bundesländer) e cerca de 82 milhões de habitantes. É um dos países com a maior densidade populacional da Europa e a principal potência econômica do continente. Desde 1995 a Alemanha participa do Acordo de Schengen. Sua capital é Berlim e a língua nacional oficial é o alemão.


    Os 16 estados federais da Alemanha:



    1 Baden-Württemberg
    2 Baviera
    3 Berlim Berlim
    4 Brandenburgo
    5 Bremen Bremen
    6 Hamburgo
    7 Hessen
    8 Mecklemburgo
    9 Baixa-Saxônia
    10 Renânia do Norte
    11 Renânia-Palatinado
    12 Sarre
    13 Saxônia
    14 Saxônia-Anhalt
    15 Schleswig-Holstein
    16 Turíngia


    A Alemanha estende-se desde as altas montanhas dos Alpes (o ponto mais elevado é o Zugspitze com 2 962 m) no sul até às costas do mar do Norte e do mar Báltico no norte. Pelo meio, estendem-se as terras altas, florestadas, da Alemanha central e as terras baixas da Alemanha do norte (o ponto mais baixo é o Neuendorfer/Wilstermarsch, com -3.54 m), atravessadas por alguns dos maiores rios da Europa, como o Reno, o Danúbio e o Elba.

    A República Federal tem fronteiras a norte com a Dinamarca, a leste com a Polónia e a República Checa, a sul com a Áustria e a Suíça e a oeste com a França, o Luxemburgo, a Bélgica e os Países Baixos.

    Os Alpes vistos da Baviera.




    Na Alemanha existem 14 cidades com população superior a 500.000 habitantes. As seis maiores cidades alemãs são (dados de 2005):

    * 1° - Berlim : 3.405.259 habs.
    * 2° - Hamburgo : 1.754.317 habs.
    * 3° - Munique : 1.332.650 habs.
    * 4° - Colônia : 986.168 habs.
    * 5° - Frankfurt : 659.021 habs.
    * 6° - Stuttgart : 593.639 habs.

    Regiões Metropolitanas

    Na Alemanha há 11 regiões metropolitanas. As seis principais são:

    * 9° Reno-Ruhr : 11.507.401 habs.
    * 1° Berlim/Brandenburgo : 5.955.532 habs.
    * 3° Reno-Meno : 5.294.036 habs.
    * 11° Estugarda : 4.663.120 habs.
    * 4° Hamburgo : 4.246.470 habs.
    * 5° Hanôver/Göttingen/Braunschweig : 3.935.827 habs.


    O clima é, por vezes, imprevisível no país. No pino do verão, um dia pode ser quente e ensolarado e o dia seguinte frio e chuvoso. No entanto, condições climatéricas verdadeiramente extremas, como secas severas, tornados, tempestades de granizo, frio ou calor extremo, entre outros, são extremamente raras. Houve duas inundações de grande escala nos últimos anos, mas em geral também estas são raras. Não há notícia de sismos destrutivos.

    O clima temperado do tipo continental é predominante, sendo que no noroeste do país, nas vizinhanças com a Holanda, Bélgica e Dinamarca, e onde se localizam importantes cidades, como Hamburgo, Düsseldorf, Colônia e Bonn, o clima é do tipo oceânico.

    Fonte:wikipédia

  8. #7
    G-Sat VIP Avatar de freundlich
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Idade
    37
    Mensagens
    308
    Agradecer
    2
    Agradecido 19 vezes
    Em 12 tópicos

    Padrão Andorra

    Andorra é um pequeno país europeu localizado num enclave nos Pirenéus entre Espanha, ao sul, e França, ao norte. Antes isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e por seu status de paraíso fiscal. Actualmente, a população andorrana está listada como tendo a maior expectativa de vida do mundo, com média de 83,52 anos (2007).

    O território do Principado de Andorra está estruturado em sete divisões administrativas locais, que são conhecidas como paróquias. São elas: Canillo, Encamp, Andorra-a-Velha, Ordino, La Massana, Sant Julià de Lòria e Escaldes-Engordany. As paróquias são administradas pelos comuns, que representam os interesses locais, aprovam e executam o pressuposto comunal, e que fixam e elaboram as políticas de gestão e administração dos bens e das propriedades comunais. Dispõem de recursos próprios e recebem capital do Estado, com objectivo de garantir a autonomia financeira. A 28 de Julho de 1993, Andorra ingressa como país membro 184 da ONU e um ano mais tarde é designado o 33º estado membro do Conselho da Europa.


    Condizendo com a sua localização no leste da cordilheira dos Pirenéus, Andorra consiste predominantemente de montanhas escarpadas com uma altitude média de 1 996 m e a mais elevada, Coma Pedrosa, a atingir 2 946 m. As montanhas são separadas por três vales estreitos em forma de Y, que se combinam num único, por onde o principal curso de água, o rio Valira, sai do país e entra em Espanha, no ponto mais baixo de Andorra, aos 870 m de altitude.

    O clima de Andorra é semelhante ao clima temperado dos vizinhos, mas a sua altutude mais elevada significa que há, em média, mais neve no inverno e que é um pouco mais frio no verão.

    Dados gerais

    Localização - Europa do sudoeste, entre a França e a Espanha

    Coordenadas geográficas - 42º 30' N, 1º 30' E

    Referências de mapa - Europa

    Área

    * total - 468 km²
    * terra - 468 km²
    * água - 0 km²

    Área - comparativa

    * Comparação com Angola: quase 5 vezes menor que a província de Luanda
    * Comparação com o Brasil: do tamanho do município de Garanhuns
    * Comparação com Cabo Verde: do tamanho da ilha do Fogo
    * Comparação com a Guiné-Bissau: vez e meia menor que o sector autónomo de Bissau
    * Comparação com Moçambique: 50 vezes menor que a província do Maputo
    * Comparação com Portugal: pouco maior que o município de Oleiros
    * Comparação com São Tomé e Príncipe: com pouco mais de metade do tamanho da ilha de São Tomé
    * Comparação com Timor-Leste: menor que o distrito de Liquiçá

    Fronteiras terrestres

    * total - 120,3 km
    * países fronteiriços
    o Espanha - 63,7 km
    o França - 56,6 km

    Costa - 0 km (interior)

    Reivindicações marítimas - nenhuma (interior)

    Clima - temperado; invernos frios e nevados e verões mornos e secos

    Terreno - montanhas escarpadas separadas por vales estreitos

    Extremos de elevação

    * ponto mais baixo: Riu Runer - 840 m
    * ponto mais elevado: Coma Pedrosa - 2,946 m

    Recursos naturais - potencial hidrológico, água mineral, madeira, minério de ferro, chumbo

    Uso da terra

    * terra arável - 4%
    * cultivo permanente - 0%
    * pastagens permanentes - 45%
    * florestas - 35%
    * outros - 16% (estimativas de 1998)

    Terra irrigada - ND

    Perigos naturais - deslizamentos, avalanches

    Ambiente - problemas actuais - desflorestamento; a sobrepastagem dos prados de montanha contribui para a erosão dos solos; poluição do ar; tratamento dos efluentes líquidos e eliminação dos resíduos sólidos

    Ambiente - acordos internacionais

    * é parte de - Resíduos Perigosos
    * assinou mas não ratificou - nenhum dos acordos seleccionados

    Geografia - nota - país interior

    Fonte:wikipédia

  9. #8
    G-Sat VIP Avatar de freundlich
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Idade
    37
    Mensagens
    308
    Agradecer
    2
    Agradecido 19 vezes
    Em 12 tópicos

    Padrão Angola

    Angola é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Angola inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena.

    Uma antiga colónia de Portugal, foi colonizada no século XV, e permaneceu como sua colónia até à independência em 1975. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. Sua capital é Luanda.


    Angola está dividida em 18 províncias:

    1. Bengo
    2. Benguela
    3. Bié
    4. Cabinda
    5. Kuando-Kubango
    6. Kwanza-Norte
    7. Kwanza-Sul
    8. Cunene
    9. Huambo
    10. Huíla
    11. Luanda
    12. Lunda-Norte
    13. Lunda-Sul
    14. Malanje
    15. Moxico
    16. Namibe
    17. Uíge
    18. Zaire





    Luanda (Porto de Luanda)

    Angola situa-se na costa do Atlântico Sul da África Ocidental, entre a Namíbia e o Congo. Também faz fronteira com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, a oriente. O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia até Luanda, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sueste, e floresta tropical no norte e em Cabinda. O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela, o que tem como resultado um clima semelhante ao da costa do Peru ou da Baixa Califórnia. Existe uma estação das chuvas curta, que vai de Fevereiro a Abril. Os verões são quentes e secos, os invernos são temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de Novembro a Abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de Maio a Outubro. As altitudes variam, em geral, entre os 1 000 e os 2 000 metros. As regiões do norte e Cabinda têm chuvas ao longo de quase todo o ano.

    Dados gerais

    Localização - África meridional, nas costas do oceano Atlântico Sul, entre a Namíbia e a República Democrática do Congo

    Coordenadas geográficas - 12º 30' S, 18º 30' E

    Referências cartográficas - África

    Área

    * total - 1 246 700 km²
    * terra - 1 246 700 km²
    * água - 0 km²

    Área - comparativa

    * Comparação com o Brasil: ligeiramente menor que o Pará
    * Comparação com Cabo Verde: quase 310 vezes maior que Cabo Verde
    * Comparação com a Guiné-Bissau: quase 35 vezes maior que a Guiné-Bissau
    * Comparação com Moçambique: vez e meia maior que Moçambique
    * Comparação com Portugal: 13 vezes e meia maior que Portugal
    * Comparação com São Tomé e Príncipe: quase 1250 vezes maior que São Tomé e Príncipe
    * Comparação com Timor-Leste: mais do que 83 vezes maior que Timor-Leste

    Fronteiras terrestres

    * total - 5 198 km
    * países fronteiriços
    o República Democrática do Congo - 2 511 km (dos quais 220 km são fronteira com a província de Cabinda)
    o Namíbia - 1 376 km
    o Zâmbia - 1 110 km
    o Congo - 201 km

    Costa - 1 600 km

    Reivindicações marítimas

    * zona contígua - 24 milhas náuticas
    * zona económica exclusiva - 200 milhas náuticas
    * águas territoriais - 12 milhas náuticas

    Clima - semi-árido no sul e ao longo da costa até Luanda; o norte tem uma estação fresca e seca (Maio a Outubro) e uma estação quente e chuvosa (Novembro a Abril)

    Terreno - uma planície costeira estreita ergue-se abruptamente até um vasto planalto interior

    Extremos de elevação

    * ponto mais baixo: oceano Atlântico - 0 m
    * ponto mais elevado: Morro de Moco - 2 620 m

    Recursos naturais - petróleo, diamantes, minério de ferro, fosfatos, cobre, feldspato, ouro, bauxite e urânio

    Uso da terra


    * terra arável - 2,41%
    * cultivo permanente - 0,4%
    * outros - 97,19% (estimativa de 1999)

    Terra irrigada - 750 km² (est. 1998)

    Perigos naturais - chuvas locais fortes causam inundações periódicas no planalto

    Ambiente - problemas actuais - excessivo uso de pastagens e consequente erosão dos solos, atribuível a pressões populacionais; desertificação; desflorestação de florestas húmidas tropicais em resposta quer da procura internacional por madeiras tropicais, quer do uso doméstico para combustível, resulta em perda de biodiversidade; erosão dos solos contribui para a poluição aquática e para a siltação de rios e barragens; abastecimentos inadequados de água potável

    Ambiente - acordos internacionais

    * é parte de - Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Desertificação, Lei do Mar, Protecção da Camada de Ozono, Poluição Provocada por Navios
    * assinou mas não ratificou nenhum dos acordos seleccionados

    Geografia - nota - a província de Cabinda é um enclave, separado do resto do país pela República Democrática do Congo

    Pontos extremos

    * Norte: ponto sem nome na fronteira com a República do Congo (a norte da localidade de Caio Bemba, província de Cabinda)
    * Norte (sem contar com Cabinda): ponto na fronteira com a República Democrática do Congo a noroeste da localidade de Luvo, província do Zaire
    * Este: secção de rio na fronteira com a Zâmbia (a norte da localidade de Sapeta na Zâmbia), província do Moxico
    * Sul: ponto do rio Cunene na fronteira com a Namíbia (imediatamente a norte da localidade de Andara, Caprivi, Namíbia), província do Cuando Cubango
    * Oeste: ilha da Baía dos Tigres, província do Namibe
    * Oeste (continental): península a oeste de Tombua (Porto Alexandre), província do Namibe
    * Maior altitude: Morro de Moco (2.620 m) [mostrar a localidade num mapa interactivo] 12° 28′ S 15° 11′ E

    * Menor altitude: Oceano Atlântico (0 m)

    Cidades

    Segue-se uma lista das cidades de Angola. Ao nome actual de cada cidade junta-se, entre parêntesis, o respectivo nome colonial:

    Capital


    * Luanda (São Paulo da Assunção de Luanda)

    Outras cidades principais


    * Amboim (Gabela)
    * Bailundo (Vila Teixeira da Silva)
    * Benguela (São Filipe de Benguela)
    * Caála (Vila Robert Williams)
    * Calandula (Duque de Bragança)
    * Camacupa (Vila General Machado)
    * Chibia (Vila João de Almeida)
    * Ganda (Vila Mariano Machado)
    * Huambo (Nova Lisboa)
    * Kuito (Silva Porto)
    * Kuvango (Vila da Ponte)
    * Lubango (Sá da Bandeira)
    * Lwena (Vila Luso)
    * Massango (Forte República)
    * M'Banza Kongo (São Salvador do Congo)
    * Menongue (Serpa Pinto)
    * Namibe (Moçâmedes)
    * N'Dalatando (Vila Salazar)
    * N'Giva (Vila Pereira d'Eça)
    * Porto Amboim (Porto Amboim)
    * Saurimo (Vila Henrique de Carvalho)
    * Soyo (Santo António do Zaire)
    * Sumbe (Novo Redondo)
    * Tombua (Porto Alexandre)
    * Uíje (Carmona)


    Fonte:wikipédia

  10. #9
    G-Sat VIP Avatar de freundlich
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Idade
    37
    Mensagens
    308
    Agradecer
    2
    Agradecido 19 vezes
    Em 12 tópicos

    Padrão Antígua e Barbuda

    ntígua e Barbuda (mais raramente Antiga e Barbuda) é uma nação das Caraíbas, constituída pelas ilhas de Antígua (280 km²), Barbuda (161 km²) e Redonda (1,5 km²). Os vizinhos mais próximos são Guadalupe (a sul) e dependências (a noroeste), Montserrat a sudoeste, e São Cristóvão e Nevis a oeste. A capital é Saint John's.

    A ilha de Antígua é dividida em seis paróquias. Já a ilha de Barbuda (1,241) e a desabitada ilha de Redonda são duas dependências.

    1. Saint George
    2. Saint John
    3. Saint Mary
    4. Saint Paul
    5. Saint Peter
    6. Saint Philip



    A área total compreende a ilha maior, Antígua, a mais populosa, com 280 km² e suas dependências: Barbuda, com 160 km², e Redonda, com 2 km². As ilhas pertencem ao grupo de Sotavento das Pequenas Antilhas ou Antilhas Menores.

    Antígua possui baías com recifes de coral e grandes dunas. As amplas baías, que oferecem portos seguros, a difereciam do resto do Caribe. Barbuda tem origem coralina, com uma grande lacuna no lado ocidental. Ela se compõe de um pequeno vulcão unido a uma planície calcária. Praias de areia fina completam sua paisagem. Redonda é uma pequena ilha rochosa desabitada, reserva da fauna e flora.

    As ilhas têm um clima tropical, com temperaturas bastante constantes ao longo de todo o ano e chuvas abundantes. Os furacões são habituais de julho a outubro.

    As ilhas são em geral baixas. O ponto mais elevado é o Pico Boggy, com 402 m de altitude. A principal cidade deste pequeno país é a capital, Saint John's, em Antígua. A maior cidade de Barbuda é Codrington.


    Fonte:wikipedia

  11. #10
    G-Sat VIP Avatar de freundlich
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Idade
    37
    Mensagens
    308
    Agradecer
    2
    Agradecido 19 vezes
    Em 12 tópicos

    Padrão Arábia Saudita

    A Arábia Saudita (em árabe السعودية, transl. as-Su’ūdiyya), oficialmente Reino da Arábia Saudita (المملكة العربية السعودية‎, transl. al-Mamlaka al-ʻArabiyya as-Suʻūdiyya) é o maior país da península Arábica, situada no Médio Oriente, limitado a norte pela Jordânia, Iraque e Kuwait, a leste pelo golfo Pérsico (através do qual tem fronteiras com o Irão e o Bahrein), Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã, a sul pelo Iémen e a oeste pelo mar Vermelho e o golfo de Acaba, através dos quais faz fronteira com o Egipto, servindo o mar Vermelho, também, de ligação à Eritreia e ao Sudão. Sua capital é Riade.

    O reino da Arábia Saudita ocupa 80% da Península Arábica. A maior parte das fronteiras do país com os Emiratos Árabes Unidos, Omã e Iémen não estão definidas, e consequentemente o tamanho exacto do país não está também definido. O governo saudita estima-o em 2 217 949 quilómetros quadrados. Outras estimativas fidedignas variam entre 2 149 690 é 2 240 000 quilómetros quadrados. Menos de um por cento da área total é adequada ao cultivo, e no início dos anos 90 a distribuição da população variava grandemente entre as cidades das áreas costeiras leste e oeste, os oásis do interior, densamente povoados e os vastos desertos, quase vazios.

    O clima é duro, de deserto seco com grandes extremos na temperatura, e o território é principalmente deserto arenoso desabitado. Considera-se que a Arábia Saudita é um dos 15 estados que compreendem o chamado "berço da humanidade".

    Na maior parte do país, a vegetação limita-se a ervas e arbustos. Animais selvagens, como o órix, têm sido exterminados por empresas de caça sauditas que recorrem ao uso de metralhadoras. A área costeira do mar Vermelho, e em especial os recifes de coral, tem uma fauna marítima rica.



    Dados gerais

    Localização - Sudoeste da Ásia, o maior país da Arábia, com costas no golfo Pérsico e no mar Vermelho, a norte do Iémen. É considerado um dos quinze estados que compõem o chamado "berço da Humanidade".

    Coordenadas geográficas - 25º 00' N, 45º 00' E

    Referências cartográficas - Médio Oriente

    Área

    * total - 2 217 949 km²
    * terra - 2 217 949 km²
    * água - 0 km²

    Área - comparativa

    * Comparação com Angola: menos de 2 vezes maior que Angola
    * Comparação com o Brasil: menos de vez e meia maior que o Amazonas
    * Comparação com Cabo Verde: quase 550 vezes maior que Cabo Verde
    * Comparação com a Guiné-Bissau: mais de 61 vezes maior que a Guiné-Bissau
    * Comparação com Moçambique: menos de 3 vezes maior que Moçambique
    * Comparação com Portugal: mais de 24 vezes maior que Portugal
    * Comparação com São Tomé e Príncipe: mais de 2200 vezes maior que São Tomé e Príncipe
    * Comparação com Timor-Leste: quase 150 vezes maior que Timor-Leste

    Fronteiras terrestres

    * total - 4 415 km
    * países fronteiriços
    o Iémen - 1 458 km
    o Iraque - 814 km
    o Jordânia - 728 km
    o Omã - 676 km
    o Emiratos Árabes Unidos - 457 km
    o Kuwait - 222 km
    o Qatar - 60 km

    Costa - 2 640 km

    Reivindicações marítimas

    * zona contígua - 18 milhas náuticas
    * plataforma continental - não especificado
    * mar territorial - 12 milhas náuticas

    Clima - deserto inóspito e seco, com grandes extremos de temperatura

    Terreno - principalmente deserto arenoso e desabitado

    Extremos de elevação

    * ponto mais baixo: golfo Pérsico - 0 m
    * ponto mais elevado: Jabal Sawda - 3 133 m

    Recursos naturais - petróleo, gás natural, minério de ferro, ouro, cobre

    Uso da terra

    * terra arável - 2%
    * colheitas permanentes - 0%
    * pastagens permanentes - 56%
    * florestas - 1%
    * outros - 41% (estimativa de 1993)

    Terra irrigada - 4 350 km² (est. 1993)

    Perigos naturais - frequentes tempestades de areia e poeira

    Ambiente - problemas actuais - desertificação; esgotamento dos recursos aquáticos subterrâneos; a falta de rios ou lençóis permanentes de água doce levou à construção de grandes instalações de dessalinização de água do mar; poluição costeira devida a derrames de petróleo

    Ambiente - acordos internacionais

    * é parte de - Mudanças Climáticas, Desertificação, Espécies Ameaçadas, Resíduos Perigosos, Lei do Mar, Proteção da Camada de Ozônio
    * assinou mas não ratificou - nenhum dos acordos seleccionados

    Geografia - nota - as longas costas no golfo Pérsico e no mar Vermelho dão-lhe uma grande influência sobre a navegação (especialmente no que diz respeito ao transporte de petróleo) através do golfo Pérsico e do canal de Suez

    Fonte:wikipédia

Página 1 de 20 1234511 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Os Países Mais Saudáveis do Mundo
    Por isabeldmc no fórum Médico
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 29-04-2008, 20:59
  2. Século XX
    Por flor no fórum História
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 12-10-2007, 21:13
  3. Mitologia Grega
    Por nina5000 no fórum História
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 24-07-2007, 13:27
  4. Guerra Fria
    Por nina5000 no fórum História
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 24-07-2007, 11:33
  5. Globalização: A nova ordem mundial
    Por nina5000 no fórum Geografia Humana
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 21-07-2007, 15:18

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •