Publicidade

 


Página 36 de 36 PrimeiroPrimeiro ... 263233343536
Resultados 351 a 355 de 355

Tópico: O Dia de Hoje

  1. #351
    G-Sat VIP Avatar de mutante2
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Idade
    73
    Mensagens
    358
    Agradecer
    0
    Agradecido 26 vezes
    Em 21 tópicos

    Padrão Re: O Dia de Hoje

    1- Dia Mundial da Árvore

    O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

    Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

    O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

    30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

    A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

    Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.

    Proteger a árvore é proteger a vida.
    Plante uma árvore, semeie a vida no planeta.
    As árvores são os pulmões do mundo.
    Sem árvores não vivemos.
    As árvores são nossas amigas.

    2- Dia Mundial da Poesia

    O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de março.

    A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO a 16 de novembro de 1999.

    Este Dia Mundial da Poesia celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Neste dia realizam-se várias atividades pelo país, sobretudo nas escolas, bibliotecas e espaços culturais.

    A poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e os nossos modos de perceção e de compreensão do mundo.

    A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.

    3- Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

    O Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial é comemorado todos os anos a 21 de março.

    A efeméride foi criada pela ONU em 1969 nesta precisa data devido ao massacre ocorrido em Joanesburgo a 21 de março de 1960: o Massacre de Sharpeville.

    Neste dia 20.000 pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime de apartheid disparou sobre a multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.

    Todos os anos se comemora a data com um tema relacionado com o racismo. A mensagem do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial é de igualdade e de combate à discriminação racial. Neste dia a ONU reafirma e renova o seu objetivo de ajudar a construir um mundo mais justo e igualitário.

    Algumas entidades realizam atividades relacionadas com o tema. Em Portugal destacam-se neste capítulo a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, que organizam seminários e outras iniciativas.

    4- Dia Internacional da Síndrome de Down

    O Dia Internacional da Síndrome de Down celebra-se a 21 de março.

    Foi escolhido pela Down Syndrome International o dia 21, do mês 3, para a comemoração deste dia mundial da Síndrome de Down, por fazer referência à trissomia do cromossoma 21. O cromossoma deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com esta síndrome, existem 3 exemplares (trissomia).

    A primeira celebração do dia teve lugar em 2006 e foi adotada pela Organização das Nações Unidas no seu calendário oficial, sendo comemorada todos os anos em cerca de 193 países.

    O objetivo do Dia Internacional da Síndrome de Down é dar voz às pessoas que vivem com a síndrome de Down, combatendo a desinformação e o preconceito com a síndrome. A data serve para destacar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética, e que ela não impede a vida social normal da pessoa.

    Entre outras informações, iniciativas e programas, é possível partilhar e conhecer histórias sobre a Síndrome de Down no site oficial da efeméride.

    Em Portugal, 1 em cada 800 bebés nasce com trissomia 21. Julga-se que existam cerca de 15 mil pessoas com a síndrome neste país.

    5- Dia Mundial da Marioneta

    O Dia Mundial da Marioneta festeja-se todos os anos a 21 de março.

    Este dia surgiu por ideia do teatro iraniano Dzhivada Zolfagariho que a sugeriu em 2000 no XVIII Congresso da União Internacional da Marioneta (UNIMA), em Magdeburg. Em 2002, em nova reunião da UNIMA em Atlanta, esta entidade estabeleceu a data de 21 de março para a celebração, tendo a efeméride sido comemorada pela primeira vez em 2003.

    Neste dia as marionetas estão em destaque nos teatros, museus e noutros espaços culturais do mundo, e Portugal não é exceção. No Dia Mundial da Marioneta realizam-se em Portugal espetáculos de marionetas, festivais e oficinas onde se pode aprender a criar e a utilizar marionetas.

    Também se exibem documentários e se discute o teatro de marionetas contemporâneo, entre outras iniciativas, que se registam com especial incidência em Lisboa e no Porto. Mesmo em casa se pode celebrar este dia, pelo visionamento de filmes com marionetas, como os famosos "Marretas".

    6- Dia Europeu da Criatividade Artística

    O Dia Europeu da Criatividade Artística celebra-se a 21 de março por toda a Europa.

    As comemorações decorrem toda uma semana ou mais, podendo as cidades europeias escolher integrar as ações desta efeméride a gosto. As câmaras municipais tentam integrar o maior número de pessoas possível nas suas ações, sobretudo junto dos mais novos.

    Como não existem regras para a criatividade, o Dia Europeu da Criatividade Artística pode ser celebrado de diversas formas, com variadas atividades. Desde dançar a ler poemas, a pintar, ou a filmar, o leque de opções é vasto. Na falta de ideias, no site do Dia Europeu da Criatividade Artística encontra-se disponível uma lista de atividades a desenvolver neste dia.

    A criatividade é a arte de criar e inventar, uma qualidade e uma capacidade de quem é original, inventivo.

    Fiquem bem e em paz

    Última edição por mutante2; 21-03-2017 às 10:31.

  2. # ADS
    ========
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Idade
    6
    Mensagens
    Muitas

       Publicidade

     

     

  3. #352
    G-Sat VIP Avatar de mutante2
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Idade
    73
    Mensagens
    358
    Agradecer
    0
    Agradecido 26 vezes
    Em 21 tópicos

    Padrão Re: O dia de hoje

    Dia Mundial da Água

    O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março.

    A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

    A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

    As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

    A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.

    Temas do Dia Mundial da Água nos últimos anos:
    2017 - Desperdício de Água
    2016 - Água e Empregos
    2015 - Água e Desenvolvimento Sustentável

    Alguns factos sobre a água:
    O volume total de água no planeta Terra é de 1.4 mil milhões km3. Os recursos de água doce rondam os 35 milhões km3 (cerca de 2.5% do volume total de água).
    Destes 2.5%, cerca de 24 milhões km3 (ou 70%) estão em forma de gelo (zonas montanhosas, Antártida e Ártico).
    30% da água doce disponível está armazenada no subsolo (lençóis freáticos, solos gélidos e outros). Isto representa 97% de toda a água doce disponível para uso humano.
    Os lagos e rios de água doce contêm aproximadamente 105.000 km3 (ou 0.3% de toda a água doce mundial)
    O total de água doce disponível ronda os 200.000 km3 - menos de 1% de todos os recursos de água doce disponíveis.
    A atmosfera da Terra contém aproximadamente 13.000 km3 de água.
    70% da água doce é utilizada na rega, 22% na indústria e 8% no uso doméstico.
    Em 60% das cidades europeias com mais de 100.000 habitantes, a água do solo está a ser usada de modo mais rápido do que a sua reposição.

    Lembrar que:
    A água é a fonte da vida.
    Porque nós somos feitos de água.
    Sem água não sobrevivemos.
    Água, um presente da natureza.
    A água é tudo, e tudo é água.

    Fiquem bem e em paz

    Última edição por mutante2; 22-03-2017 às 09:53.

  4. #353
    G-Sat VIP Avatar de mutante2
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Idade
    73
    Mensagens
    358
    Agradecer
    0
    Agradecido 26 vezes
    Em 21 tópicos

    Padrão Re: O Dia de Hoje

    Dia Mundial da Meteorologia

    O Dia Mundial da Meteorologia celebra-se a 23 de março.

    A Meteorologia define-se como a ciência de estudo dos fenómenos atmosféricos e das suas leis, com especial incidência na previsão do tempo. Neste dia celebra-se a área de conhecimento que visa aumentar a compreensão dos fenómenos atmosféricos mundiais.

    O Dia Mundial de Meteorologia celebra-se a 23 de março, para comemorar o dia da entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1950, como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima e, posteriormente, para a hidrologia e ambiente.
    A data visa ainda alertar a população para a necessidade de preservar os ecossistemas assim como fazer uma utilização racional dos recursos naturais do planeta Terra.

    Fiquem bem e em paz

    Última edição por mutante2; 23-03-2017 às 09:29.

  5. #354
    G-Sat VIP Avatar de mutante2
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Idade
    73
    Mensagens
    358
    Agradecer
    0
    Agradecido 26 vezes
    Em 21 tópicos

    Padrão Re: O Dia de Hoje

    1- Dia Mundial da Tuberculose

    É no dia 24 de março que se celebra o Dia Mundial da Tuberculose.

    O objetivo deste dia mundial de combate à tuberculose é alertar a população sobre a doença e erradicar completamente a doença. Esta efeméride comemora-se neste dia já que foi a 24 de março de 1882 que Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose – o bacilo TB – o que seria o início do diagnóstico e da cura da tuberculose. Assim, no centenário da data, em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar o Dia Mundial da Tuberculose.

    O tema do Dia Mundial da Tuberculose 2017 é o mesmo de 2016: "Unir para acabar com a tuberculose", continuando a luta pelo fim da tuberculose.

    Portugal apresenta-se no limiar da baixa incidência desta doença (20/100.000 habitantes), com cerca de 2000 novos casos por ano. Os distritos urbanos são os mais afetados: 31% de casos novos são registados em Lisboa e 28% no Porto.

    Tosse com expetoração, cansaço, alguma febre pelo final do dia, suor à noite, emagrecimento, gânglios no pescoço são alguns sintomas da tuberculose, que pode ser prevenida pela vacina BCG. Apesar de grave e mortal, o tratamento correto desta doença garante a cura ao paciente.

    2- Dia Nacional do Estudante

    O Dia Nacional do Estudante comemora-se anualmente no dia 24 de março.

    Este dia foi promulgado pela Assembleia da República Portuguesa em 1987.

    Além de um dia de comemoração, este é um dia de luta e de homenagem, já que a data é celebrada pelo movimento estudantil nacional, de forma a relembrar as dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentaram nas décadas de 60, aquando da crise académica vivida em Portugal.

    A data pretende ainda apelar à participação e mobilização dos estudantes em prol de um novo modelo de educação: uma educação de e para todos/as. O direito à educação é um direito basilar da nossa sociedade consagrado constitucionalmente e que requer o envolvimento de todos/as. A data lembra ainda que o estudante é um pilar da sociedade.

    Por sua vez, o Dia Internacional do Estudante é celebrado a 17 de novembro.

    Fiquem bem e em paz


  6. #355
    G-Sat VIP Avatar de mutante2
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Idade
    73
    Mensagens
    358
    Agradecer
    0
    Agradecido 26 vezes
    Em 21 tópicos

    Padrão Re: O Dia de Hoje

    Hora do Planeta

    A Hora do Planeta tem lugar a 25 de março em 2017, entre as 20h30 e as 21h30.

    Esta Hora do Planeta (Earth Hour) consiste em apagar as luzes no mundo inteiro à mesma hora, durante 60 minutos, num movimento contra as alterações climáticas.

    É uma iniciativa mundial da WWF - World Wide Fund For Nature – que se realizou pela primeira vez em 2007 na Austrália.

    Em 2015 a Hora do Planeta foi seguida por 172 países e mais de 8000 cidades e vilas. Em Portugal aderiram 118 municípios à iniciativa, sendo que centenas de monumentos nacionais ficaram às escuras, como por exemplo o Cristo Rei, o Mosteiro dos Jerónimos e a Ponte 25 de Abril.

    Em 2016 a iniciativa contou com a participação de mais de 60 municípios, com mais de duas dezenas de monumentos apagados e mais de uma dezena de embaixadores famosos a divulgar a data.

    Estão programadas atividades como concertos à luz das velas e aulas de yoga, entre outras, que podem ser conhecidas no site da WWF.

    Pode juntar-se à Hora do Planeta no site oficial do evento.

    Fiquem bem e em paz


Página 36 de 36 PrimeiroPrimeiro ... 263233343536

Tópicos Similares

  1. O dia de hoje - Dia Mundial da Alimentação
    Por Joao Santos no fórum Efemérides
    Respostas: 2
    Última Mensagem: 28-11-2015, 11:30
  2. Respostas: 0
    Última Mensagem: 28-04-2013, 15:14
  3. Hoje é Dia Mundial do Animal
    Por Rai.72 no fórum Efemérides
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 04-10-2009, 16:32
  4. Hoje é Dia Mundial da Terra
    Por marreta no fórum Actualidades
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 22-04-2009, 08:43
  5. Nozes de lavagem (Cascas de nozes de lavagem)
    Por Tixa no fórum Ambiente e Energias Alternativas
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 26-10-2008, 18:00

Tags para este Tópico

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •