Publicidade

 


Resultados 1 a 1 de 1

Tópico: A máquina fotográfica e o seu funcionamento

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de Jumper™
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Localização
    Algarve
    Idade
    52
    Mensagens
    2.224
    Agradecer
    0
    Agradecido 6 vezes
    Em 6 tópicos

    Padrão A máquina fotográfica e o seu funcionamento

     

    Faz fotografias com a utilização da luz reflectida pelo assunto que, passando através de sua lente, forma imagens em um material sensível, que é o filme. É necessário o completo conhecimento da câmara fotográfica para conseguir bons resultados.

    Veja as partes que compõem uma câmara e qual a função de cada uma.

    a) Caixa à prova de luz - É a estrutura básica para a instalação dos demais componentes. Sua função é impedir a entrada de luz, a não ser aquela reflectida pelo assunto, que deve passar pela abertura da lente. A penetração de luz por outro local, que não seja a abertura da lente, poderá produzir estrias escuras no negativo e claras no positivo. Esse defeito na câmara pode ser consertado em uma oficina especializada.

    b) Abertura do diafragma - A caixa à prova de luz contém uma abertura onde é instalada a lente. Por essa abertura passam os raios de luz que formam a imagem fotográfica. Com a lente funciona um mecanismo chamado diafragma, cuja função é controlar a quantidade de luz que deve atingir o filme. As primeiras câmaras só possuíam uma abertura de diafragma, o que limitava seu uso aos dias de sol.

    As fábricas contornaram esse problema usando pequenas chapas metálicas com dois orifícios de diâmetros diferentes. Assim, em dias de sol intenso, usa-se a abertura menor do diafragma. Este princípio é utilizado nas câmaras mais simples.

    Dias de sol - pequena abertura
    Dias nublados - grande abertura
    Posteriormente, foram produzidas câmaras com várias aberturas, que permitem fotografar em diferentes condições de iluminação. Hoje as câmaras são dotadas de diafragmas com lâminas de aço sobrepostas, que permitem seleccionar as mais diferentes aberturas para as diversas condições de iluminação.

    As aberturas são indicadas pelos números "f", tais como: f/22; f/16; f/11; f/8; f/5.6; f/4; f/2.8; f/2 e f/1.4. Quanto menor o número, maior a abertura do diafragma e vice-versa.

    c) Obturador - Controla o tempo de penetração da luz na câmara para sensibilizar o filme. A velocidade de penetração da luz é indicada pelos números: 1, 2, 4, 8, 15, 30, 60, 125, 500, 1000 ou mais, dependendo da câmara, e ainda pelas letras B e T.

    Assim, a velocidade 1 permite a penetração de luz por um segundo. Os demais números representam fracções de segundo, calculados de forma que o tempo de entrada de luz seja reduzido pela metade toda vez que se mude de um número para outro imediatamente superior.

    Por exemplo: Ao mudar de 1 para 2, a luz entrará por meio segundo; pela velocidade 60, a luz entrará o equivalente a 1/60 de segundo, o que corresponde à metade do tempo que entraria pela velocidade 30; os maiores números - 250, 500, 1.000 ou mais - representam maior velocidade para ser usada com o assunto em movimento. Quando usar velocidade baixa (1/15 ou menos), a câmara deve estar apoiada em tripé para evitar fotos tremidas ou borradas; as letras B e T são usadas para exposições superiores a um segundo. Nesses casos, a câmara também deve estar no tripé; use "B" e mantenha o disparador pressionado pelo tempo desejado. Quando soltar o disparador, o obturador se fechará. Usando "T", pressione o disparador para abri-lo e pressione novamente para fechá-lo.

    d) Lente - Concentra os raios de luz na direcção exacta para formar a imagem nítida do assunto sobre o filme. Quando você faz uma fotografia, a luz reflectida pelo assunto passa através da lente e forma a imagem no filme.

    e) Mecanismo para prender e transportar o filme - Toda câmara possui um mecanismo que mantém o filme na posição correcta e permite movimentá-lo para a próxima exposição, manualmente ou por "motor". O uso incorrecto ou defeito nesse mecanismo podem acarretar fotos remontadas, mal-enquadradas ou fotogramas sem exposição.

    f) Visor - Através dele você observa e enquadra o assunto. Lembre-se: o ângulo abrangido pela lente da câmara é diferente do ângulo de visão de seus olhos. Portanto, a câmara vai registar uma cena diferente da que você vê.

  2. # ADS
    ========
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Localização
    G-Sat
    Idade
    6
    Mensagens
    Muitas

       Publicidade

     

     

Tópicos Similares

  1. Como Criar Um Servidor Windows Com Apache, MySQL e PHP
    Por Fertebras no fórum Dicas e Tutoriais
    Respostas: 3
    Última Mensagem: 18-03-2009, 11:01
  2. apêndice do pesquisador
    Por algarvio no fórum As Ciências Ocultas
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 07-03-2007, 20:40
  3. Saúde do Bebé-Constipação
    Por Horror no fórum Médico
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 07-02-2007, 01:24

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •