Publicidade

 


Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Procissão secular sai à rua dia 8, em Lamego

  1. #1
    G-Sat VIP Avatar de Miluem
    Data de Inscrição
    Feb 2007
    Localização
    Rhodes
    Idade
    49
    Mensagens
    4.954
    Agradecer
    34
    Agradecido 69 vezes
    Em 65 tópicos
    Entradas no Blog
    1

    Procissão secular sai à rua dia 8, em Lamego

     

    [youtube]http://br.youtube.com/watch?v=RBdX1q_bpOI[/youtube]
    Lamego





    A Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, que percorre as ruas da cidade de Lamego, dia 8 de Setembro, composta por andores puxados por juntas de bois, segundo autorização expressa da Santa Sé de 1925, torna-a a única procissão com estas características em Portugal e no mundo.




    A Procissão do Triunfo começou por ser “uma procissão vulgar, com andores vulgares, levados por homens, com as suas opas. Em 1925, um sacerdote que estava na Irmandade pediu autorização à Santa Sé para que os andores fossem tirados por bois, visto começarem a aumentar as figuras e o peso das imagens já não podia ser suportado por homens, pois chegariam muito cansados e não teriam lugar no andor para levarem Nossa Senhora”, afirma o reitor do Santuário, Melchior Pinto Coelho.



    Igreja das Chagas


    Igreja de Santa Cruz


    Actualmente é uma procissão única, que sai da Igreja das Chagas para a Igreja de Santa Cruz, e que atrai milhares de romeiros à cidade.
    Tendo como tema “Eu vim para Que Tenham Vida”, a procissão do próximo dia 8 de Setembro vai levar cinco andores, sendo o primeiro sobre a “Anunciação” do Anjo a Nossa Senhora, em que Esta foi avisada que ia ser Mãe de um Menino que era o Salvador do mundo.
    O segundo andor retrata a “Fuga para o Egipto”, em que Nossa Senhora e S. José são avisados pelo anjo para fugirem porque o rei Herodes queria matar o Menino, Rei dos Judeus.




    No andor seguinte o tema é “Jesus anuncia o Reino de Deus”, que representa o início da pregação de Cristo, quando começou a anunciar o Evangelho.




    Os dois últimos andores são os únicos que não variam de ano para ano e são “A Assunção de Nossa Senhora” e o andor da “Nossa Senhora dos Remédios”, na barca, acompanhada com cerca de 30 anjinhos. A explicação do reitor do Santuário para o simbolismo de Nossa Senhora ir na barca tem a ver com o facto de “cada um de nós é uma barca neste mar agitado da vida. Tem ondas mansas, dificuldades, horas de esperança. Nossa Senhora vai na barca para nos dizer que vai connosco e com os nossos filhos, para os amparar”.

    Em toda a procissão são cerca de 500 os figurantes a participar nesta manifestação religiosa, sendo que algumas figuras são os pais das crianças ou jovens que pagam, outras famílias são convidadas pela Irmandade, e é esta que paga.





    Procissão secular

    O reitor recorda que “a festa, inicialmente, começou a ser feita no dia 5 de Agosto. Mais tarde, o povo pensou que seria bonito juntar as festas da cidade às festas de família de Nossa Senhora dos Remédios, isto é, ao dia do seu aniversário, 8 de Setembro”.

    De acordo com Melchior Coelho “a procissão de Nossa Senhora dos Remédios remonta a 1901 ou 1905. Só começou a fazer-se depois da vinda da segunda imagem de Nossa Senhora para o Santuário. Já existia uma imagem, no trono do Santuário, do século XVI, mas esta que chegou em 1904, mais moderna e mais bonita à vista do povo, mas não tão rica como a primeira, foi feita para ir na procissão. Consta que a primeira imagem nunca saiu do Santuário”.





    O padre relembra que “houve uma procissão primitiva de inauguração do actual Santuário, no século XVIII, depois houve um tempo em que não houve procissão. A data de aniversário de Nossa Senhora era celebrada com uma missa cantada, às 6 das manhã, e toda a parte religiosa no interior do Santuário”.

    As procissões iniciaram-se no dia 8, entre 1901 e 1905, em que tal como hoje, a procissão percorria as ruas da cidade, “e a Sra. convida os filhos de Lamego a virem ter com Ela. É como que uma espécie de chamamento para os abençoar”, diz.

    Melchior Pinto Coelho fala ainda de mais duas importantes procissões realizadas em Lamego, uma no último domingo de Maio, que vai para a igreja da Sé, a outra realiza-se no dia 6 de Setembro, depois da novena e que vai para Igreja das Chagas, momentos que classifica de “muita fé”.


    Por: Cármina Fonseca


    Fontes:
    Notícia: Jornal “Lamego Hoje”
    Imagens: Google
    Vídeo: Youtube

  2. # ADS
    ========
    Data de Inscrição
    03-10-2006
    Localização
    G-Sat
    Idade
    6
    Mensagens
    Muitas

       Publicidade

     

     

  3. #2
    G-Sat VIP Avatar de o artista
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Idade
    45
    Mensagens
    422
    Agradecer
    5
    Agradecido 0 vezes
    Em 0 tópicos

    Padrão Re: Procissão secular sai à rua dia 8, em Lamego

    Milu muito obrigado pela informação estás sempre na linha da frente.

Tópicos Similares

  1. EM QUE DIA VOCÊ NASCEU?
    Por Rute1375 no fórum Signos
    Respostas: 9
    Última Mensagem: 29-09-2008, 10:47
  2. A Energia dos Dias
    Por nina5000 no fórum Astrologia, Numerologia, Tarot
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 29-07-2007, 09:46
  3. Al-Qaeda (a Base)
    Por nina5000 no fórum História
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 22-07-2007, 11:46
  4. Lendas do distrito de Leiria
    Por pinoquio38 no fórum Lendas e Tradições
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 01-02-2007, 13:26

Patrocínio em Destaque

Marcadores
DESCUBRA A DECO PROTESTE
Experimente já, durante 2 meses por apenas 2€ e receba um leitor MP5 multimédia de presente!
Saiba mais aqui.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •